TPL_GK_LANG_MOBILE_MENU
A+ A A-

Deprecated: Non-static method Joomla\CMS\Application\SiteApplication::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/gwcomuni/public_html/templates/gk_news/lib/framework/helper.layout.php on line 181

Deprecated: Non-static method Joomla\CMS\Application\CMSApplication::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/gwcomuni/public_html/libraries/src/Application/SiteApplication.php on line 275

Na contramão do Estado, Cristalina tem honrado compromissos e investido na Saúde, Educação e Bem-estar do cidadão Destaque

Na contramão do Estado, Cristalina tem honrado compromissos e investido na Saúde, Educação e Bem-estar do cidadão

Na contramão do Estado, Cristalina tem honrado compromissos e investido na Saúde, Educação e Bem-estar do cidadão

(Fotos: Ascom/municipal)

Enquanto inúmeros professores da Rede Estadual de Ensino encontram-se com o salário de dezembro ainda por receber, os hospitais enfrentando o caos, sem poder contar com os devidos repasses. Estradas esburacadas, policiais, bombeiros, médicos, enfermeiros e funcionários da administração estadual suam a camisa, sem ao menos contar com seus proventos. O município de Cristalina desbrava e vai na contramão das mazelas que assolam Goiás.

Na Terra dos Cristais e da Agricultura, o início das aulas ocorreu dentro da programação dos 200 dias do ano letivo, o Índice de desenvolvimento da Educação Básica – IDEB teve um salto significativo durante a última amostragem. Professores e funcionários efetivos da rede municipal de Educação têm recebido seus salários rigorosamente em dia, a merenda escolar é destaque em relação à qualidade e o Piso salarial dos docentes é lei que se cumpre por aqui, como afirma a secretária de Educação, profª Nilda Gonzatti.  

Ainda no aspecto educacional, a gestão de Daniel do Sindicato firmou convênio com universidades e centros de ensino, os quais vêm oferecendo milhares de vagas para os estudantes. Dentre as principais ações, foi criada parceria com o programa UEG em rede, onde 200 vagas foram oferecidas, englobando cursos superiores como Pedagogia, Gestão Pública e Administração. O município também, através de convênios, oferece aproximadamente 500 bolsas universitárias. Já no campo do ensino técnico a administração apoia o trabalho do IF Goiano e colabora com o Instituto Federal do Paraná, que é referência na qualificação para o mercado de trabalho.

Concurso público

Anseio antigo da comunidade, a gestão realizou o maior concurso público da história do município. Sob a responsabilidade do Instituto Quadrix e com uma imensa demanda de candidatos, a prefeitura colocou em prática e já se encontra homologado, o certame para diversas áreas e vagas. Dentre eles, os cargos de professor/pedagogo, professor especialista, assistente educacional, merendeira e auxiliar de serviços gerais. E já em fase de conclusão, coletor de lixo e gari.  

Aposentados – Outro fator importante é que o município de Cristalina tem mantido em dia, o pagamento dos aposentados. Atitude por exemplo, que o governo do Estado tem desrespeitado, não valorizando aqueles que tanto contribuíram para com o serviço público.

 

Caminhando com as próprias pernas

 

Transporte escolar - Com exatos 06 meses sem receber a contrapartida do Estado no que tange à parceria para com o transporte escolar, o município de Cristalina não fraquejou, e todos os alunos estão sendo devidamente atendidos.

Saúde – Mesmo estando há 13 meses sem receber os repasses do Estado, a Saúde do município de Cristalina respira com bom oxigênio. O que se comprova na prática, contando com o hospital equipado, banco de sangue, partos sendo realizados, equipes do programa Saúde da Família na ativa e a renovação da frota de ambulância, que recentemente passou a contar com 06 novos veículos – (um, destinado ao distrito de Campos Lindos). Estes são alguns destaques que o sistema de saúde do município tem alcançado nos últimos 02 anos. Para Luiz Otávio, médico obstetra e do quadro efetivo dos servidores da saúde, a chegada das ambulâncias representa um ganho imenso para a comunidade. Uma vez que a frota que existia até então, encontrava-se completamente sucateada, tendo alguns veículos, inúmeros quilômetros rodados e sem qualidade para a condução dos pacientes. A nova frota veio ao encontro das necessidades do cidadão, declarou o representante da secretaria de saúde à imprensa. Já para a secretária Leila Sabadin, a aquisição das ambulâncias representa um marco histórico para a cidade.

Folha de pagamento – Para o prefeito Daniel do Sindicato, o pagamento dos salários dos servidores é outro ponto que vai na contramão da crise que assola o Estado de Goiás. Conforme o chefe do Executivo Municipal, mesmo tendo recebido em 2017 a folha salarial totalmente atrasada, respeitar o funcionalismo e colocar em dia o pagamento, foi e tem sido sua maior prioridade.

Praças – Ainda carente de espaços de lazer, Cristalina tem ganhado aos poucos, praças e ambientes de contemplação e descanso. Um bom bate-papo, um joguinho de dama ou um momento para apreciar a paisagem com a recém-inaugurada iluminação da praça São Sebastião, o aconchegante espaço das praças Soemia Bispo e Geraldo Mundim, trazem bem-estar e qualidade de vida aos moradores.

Este é portanto, o momento em que se constrói um legado frente a uma Cristalina mais humana e levada a sério. Apostando na Educação, somando esforços em busca de melhorias na Saúde e tendo a certeza de que é possível sim, efetivar uma cidade cada dia melhor para todos.

  

Última modificação emTerça, 05 Fevereiro 2019 11:58
voltar ao topo
Info for bonus Review William Hill here.