Menu
RSS

Notícias sobre a Lu Cristal Destaque

Notícias sobre a Lu Cristal

Agradecendo a todos pelas correntes de oração e energia positiva recebidas através do carinho dos amigos, em especial, os de Cristalina. Maria de Lurdes, mas conhecida como nossa Lu Cristal (que vem passando por um período de recuperação em decorrência de um câncer, na capital Goiânia), manda um abraço carinhoso a todos os leitores do GW. Avisando que já está em casa e feliz pelas manifestações de amor e amizade. Neste sábado, recebeu a visita do filhão e demais amigos de Cristalina.

A você, LU... força, garra e fé ! (GW) 

Leia mais ...

INFORMAÇÃO SUPER IMPORTANTE ! Secretaria Municipal de Saúde Informa à População o Nome dos Médicos Especialistas que estão prestando serviços no município Destaque

INFORMAÇÃO SUPER IMPORTANTE !

Secretaria Municipal de Saúde
Informa à População o Nome dos Médicos Especialistas que estão prestando serviços no município:

Leia mais ...

ATENÇÃO SENHORES MORADORES DE CRISTALINA ! Destaque

ATENÇÃO SENHORES MORADORES DE CRISTALINA !

A Prefeitura Municipal, através da Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Obras em parceria com o Governo de Goiás, informa à comunidade que realizará a partir do dia 07 de março, a campanha de combate ao mosquito da Dengue. Bem como, a realização do 1º manejo ambiental. Para tanto, será seguido o seguinte cronograma:

07/03 – Marajó

09/03 – Alphaville

13/03 – Cristalina

14/03 – Cristalina

15/03 – São Bartolomeu

18/03 – Cristalina

20/03 – Cristalina Velha

21/03 – Bairro JK / Belvedere

22/03 – DNER

23/03 – Centro

24/03 – Setor Noroeste

27/03 – Vila Militar / Jardim Planalto

28/03 – Setor Oeste

29/03 – Setor Aeroporto

30/03 – Setor Sul I e II

31/03 – Santa Clara / Cidade Nova e Guanabara

03/04 – Rio de Janeiro

04/04 – Zona Sul Nova / Vila São João

05/04 – Henrique Côrtes / Vila Andrade

06/04 – Cristal e Bairro JK

Contamos com a colaboração de todos no combate ao mosquito transmissor da Dengue. 

Leia mais ...

Campos Lindos recebe Saúde em Movimento Destaque

Campos Lindos recebe Saúde em Movimento

(Reportagem: Geovane José Leandro / Franklin Ribeiro – Fotos: Sollano Batista)

O Distrito de Campos Lindos, localizado a 100 km da sede do município, recebeu no domingo (12/02) mais uma edição do Programa Saúde em Movimento. Parceria entre a Clínica Móvel Dr George Morais e Prefeitura de Cristalina.

Participando do projeto pela 3ª vez, dona Lucileia Moreira Gonçalves de 32 anos, natural da Bahia e moradora do Bairro Marajó há 03 anos, foi ao ginásio de esportes (local em que ônibus do Saúde em Movimento foi instalado) para fazer o exame de ultrassonografia. Da última vez que participou do projeto, dona Lucileia disse ter gostado muito ao realizar um exame de tireoide. Por isso estava ali logo cedo, pegando a senha para ser atendida pelo médico George Morais.

Outros que também levantaram cedo e já estavam aguardando para receber suas senhas, foram Dona Joana Pereira de Resende e Geraldo Pereira de Resende, casados, ambos com 65 anos. Dona Joana foi em busca de um exame de mama e o Sr. Geraldo, de próstata. Garantindo também terem sido bem atendidos desde a primeira edição do Saúde em Movimento naquela localidade, o casal não teve problemas em levantar cedo para realizar os procedimentos clínicos.

Equipamento de última geração

Com um novo ônibus e aparelhagem de ponta, o médico George Morais, especialista em ginecologia e imagem de ultrassonografia, garante que com o novo equipamento recém-adquirido, será possível dar maior qualidade no atendimento às gestantes. Já para a Deputada Federal Flavia Morais (PDT), esposa do médico e que o acompanha em todos  as realizações do programa pelo interior do Estado, seu mandato na Câmara Federal tem por prioridade a saúde do povo goiano. E esta é uma ação constante, que busca valorizar a saúde preventiva.  – “Estes são os exames que o paciente tem que fazer quando não está sentindo nada. Precisamos investir na saúde preventiva, está provado que os casos de câncer, por exemplo, quando descobertos em tempo hábil, em boa parte é possível reverter. E é por isso que apresentei no Congresso, a lei dos 60 dias, cuja dará prioridade para atendimento no SUS, para os pacientes que se encontram incluídos nestes casos. Outra ação importante que apresentei na Câmara foi sobre as emendas parlamentares as quais destinam verbas para a saúde em Cristalina, bem como, dos repasses para a APAE deste município.” Disse a Parlamentar.

Parceria e ambulância

Com a realização de parcerias entre a Clínica Móvel Dr George Morais e Prefeitura de Cristalina, inúmeros pacientes serão atendidos nos 04 dias em que o projeto permanecerá na cidade. Dos diversos procedimentos a serem realizados, o cidadão terá à sua disposição: exame do abdômen, próstata, pélvica, obstetrícia, mama, bolsa escrotal, hérnia, tireoide, endovaginal, eletrocardiograma e audiometria. Para o Prefeito Daniel do Sindicato (PSB) e seu Vice Luiz Henrique (PDT), são ações assim que demonstram o compromisso da administração municipal com a saúde dos cristalinenses. “Temos realizado diversas edições do programa em nossa cidade. E hoje, com aproximadamente 40 dias de gestão, já estivemos em Campos Lindos por 03 vezes. Nesta última semana, visitamos o Distrito na companhia do  Deputado Estadual Lincoln Tejota, onde pudemos mostrá-lo as dificuldades dos moradores desta região. Nos solicitaram presença de médicos, dentistas, água tratada, recuperação das estradas e de uma ambulância, pois a que se encontrava na unidade de saúde estava estragada desde o ano passado. Trouxemos hoje, a ambulância, levando a outra para o conserto. Ficando pronta, Campos Lindos terá à disposição os dois veículos para remoção dos pacientes. E já determinei ao Secretário de Saúde para que contrate os profissionais pedidos pela população. Saúde é e sempre será nossa prioridade”, enfatizou Daniel.

 

 

Leia mais ...

Mães elogiam atendimento no Hospital Municipal Destaque

Mães elogiam atendimento no Hospital Municipal

Há tempo sem fazer um parto na Cidade de Cristalina, o Hospital Municipal realizou só nesta primeira semana da Nova Administração, 09 partos (sendo 08 cesarianas e 01 normal).  Preocupação primordial do Prefeito Daniel Sabino Vaz – “Daniel do Sindicato” (PSB) e do Vice Luiz Henrique (PDT), para que as mães tenham um atendimento humanizado e dentro do próprio município. “Não podemos conceber em momento algum, que uma família tenha que se deslocar tanto para Brasília para que possa ver nascer uma criança. No final do ano passado mesmo, pude presenciar casos de mães que tiveram que se deslocar ao Distrito Federal, em veículos emprestados, em razão da situação caótica que se encontrava a Saúde do município. Quero e já estamos mudando esta realidade.” Destacou o Prefeito.

Já para as mães que deram a luz durante esta semana, o sentimento é de total gratidão a toda equipe do Hospital – “É muito bom um atendimento assim, agora podemos contar desde a segurança (Eu e minha família recebemos um crachá de identificação), passando pelo atendimento dos Médicos e Enfermeiros. Temos recebido um apoio psicológico sensacional e não precisamos mais ir para Brasília, em situações às vezes até desconhecidas para que possamos ver nossos filhos nascerem. Disse a Senhora Driely Brito, mãe da pequena Laura. Elogio também confirmado pela Senhora Juliana Inácio Vasconcelos, moradora do setor Sul II, enquanto ninava a filha Ana Luiza, aguardando a chegada do Pediatra para que lhes concedessem alta. (Assessoria)

Leia mais ...

Caos na saúde de Cristalina – Profissionais podem paralisar serviços a qualquer momento. Destaque

Caos na saúde de Cristalina – Profissionais podem paralisar serviços a qualquer momento.

Diante da falta de pagamento aos diversos seguimentos da saúde, profissionais como Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Técnicos ambulatoriais, dentre outros, pretendem parar as atividades, caso o depósito referente ao pagamento em atraso não seja realizado o quanto antes possível. Em reunião com representantes da Secretaria de Saúde do Município, os profissionais fizeram um alerta, como se comprova em comunicado apresentado pelos profissionais contratados ou em regime de credenciamento. Veja:

 

Procurada pelo GW, a secretaria municipal de saúde resumiu em informar que, o fato já foi explicado aos profissionais. E o atraso deve-se em decorrência no atraso dos repasses das verbas federais. Informando ainda que após transferência destes repasses para o Fundo Municipal de Saúde, o prazo legal para crédito nas contas dos servidores é de no mínimo 03 dias úteis. Configura nos prints a seguir, enviados à Redação do GW:

 

 

Leia mais ...

Hábito de emprestar maquiagens pode ser prejudicial à saúde Destaque

Hábito de emprestar maquiagens pode ser prejudicial à saúde

Alerta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia


(A reportagem é do jornal – O Globo)


RIO — Me empresta? Não! Essa é a resposta que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aconselha qualquer mulher a dar se alguém cogitar dividir com ela um batom, um rímel ou qualquer outro item de maquiagem. A mesma orientação serve para quem adora experimentar cosméticos em lojas: resista ao mostruário, se o estabelecimento não tiver material descartável. Para a entidade, o hábito tão comum entre amigas deve ser abolido da rotina para evitar riscos de contaminação por micro-organismos capazes de causar danos graves.

— Cada indivíduo é resistente a um determinado número de bactérias e convive bem com isso, mas outras pessoas podem ser sensíveis a elas, ou ter um corte ou uma espinha no rosto (por onde penetrem micro-organismos contra os quais não têm defesa). O ato de compartilhar maquiagem pode ser altamente prejudicial nesses casos — explica Drummond.

Ainda de acordo com o especialista, quando se usa uma esponja para aplicação de maquiagem em várias pessoas, o pó ou outro cosmético pode se tornar meio de cultura de seres indesejáveis. Pincéis também não devem ser compartilhados. Os dois itens têm potencial para transportar, além de bactérias, fungos e vírus causadores de doenças como a herpes.

A estudante Thamires Tavares, hoje com 20 anos, já teve problemas em duas ocasiões, ao usar maquiagem emprestada da mesma amiga — que nunca apresentou doenças na pele. Aos 15, Thamires sofreu uma lesão da pálpebra conhecida como calázio, inflamação em uma glândula do olho responsável pela produção de secreção sebácea. O problema começou após a aplicação de um rímel emprestado, e o tratamento foi feito por um oftalmologista. Por ser uma infecção recorrente, ela não se livrou do problema, e já foi submetida a duas cirurgias.

Com 16 anos, a estudante apresentou outra complicação.

— Senti uma coceira forte no rosto, que veio acompanhadas de vermelhidão e bolinhas. Procurei meu dermatologista, e ele diagnosticou uma infecção bacteriana. Tive que usar antibiótico — conta.

Entre as bactérias que podem se aproveitar do hábito de se emprestar maquiagem estão os estafilococos, explica a diretora da SBD, Leandra Metsavaht:

— O estafilococos é uma bactéria comum na pele de todos nós. Mas pode ser prejudicial a um novo hospedeiro se ele estiver com alguma lesão na pele, provocando furúnculo (doença causada por infecção dos folículos) e celulite (infecção subcutânea do tecido celular), que é extremamente grave no rosto e, em determinadas condições, leva o paciente à internação para uso de medicação intravenosa — explica a médica.

Segundo a SBD, as lojas de maquiagens devem oferecer provadores descartáveis ou amostras individuais para os clientes experimentarem seus produtos. Para saber a cor certa de um novo batom, o correto é passá-lo em um lenço. Já aos maquiadores, que não podem trocar de material a cada novo usuário, é recomendada a utilização de aplicadores individuais, lenços descartáveis e soluções antissépticas em todos os pincéis antes de receber um novo cliente.

A atriz Mayara Bueno sabe dos danos que podem ser causados por um profissional que não cumpre esse ritual. Durante uma gravação, foi maquiada sem os cuidados devidos e teve problemas:

— Percebi que a maquiadora l usou os mesmo pincéis em mim e em outras atrizes sem higienizá-los. Não demorou muito para eu sentir a pele coçar. No dia seguinte, acordei com o rosto cheio de bolinhas, e meus olhos estavam inchados — relata a atriz.

Após usar antialérgicos, Mayara teve que tratar manchas decorrentes da alergia. Passado o susto, a atriz garante que aprendeu a se prevenir.

— Foi assustador. Nunca pensei que pudesse acontecer algo assim por causa de maquiagem. Hoje levo meu próprio kit e evito emprestar, mas, quando é necessário, faço uma higienização antes e depois. Assim não prejudico ninguém nem sou prejudicada.




Leia mais ...
Info for bonus Review William Hill here.