Menu
RSS
GW Comunicação

GW Comunicação

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. URL do site: http://gwcomunicacao.com.br/

Cristalina: Especial – Segurança Pública

  • Publicado em Cidade

Cristalina:  Especial – Segurança Pública

Locutora sofre assalto na porta da rádio

É... por  aqui, é possível reproduzir com fidelidade o que narra o velho Tião Carreiro em uma de suas canções de maior sucesso – “A coisa tá feia, a coisa tá preta..."  As Polícias Civil e Militar tentam, (mas falta aparato logístico e a presença de um maior efetivo), a administração municipal incrementa e coloca nas ruas a Polícia Municipal, mas o que continua de fato, é o aumento gradativo da violência.

Para se ter uma ideia, o algoz da manhã de quinta-feira (20), foi a radialista Karina Couto, locutora da rádio Líder FM. No momento em que se encontrava realizando a limpeza da calçada da emissora, foi tomada de assalto em plena luz do dia – “Foi por volta das 9h, saí para varrer a calçada, logo vi ele (o meliante), virando a esquina. A pé e de capacete, na hora já percebi que ia me assaltar. Pensei em correr para dentro da rádio, mas como estava sozinha, fiquei com medo dele entrar. Por isso, continuei ali, momento em que ele (o assaltante), gritou: ‘perdeu, perdeu, me passa o cordão.’”, expressão que a radialista relata o roubo do cordão de ouro que portava.  Apesar do susto e do prejuízo financeiro, a locutora passa bem. 

Polícia Municipal - Homens preparados / Plotagem dos veículos

Mesmo com a visível criminalidade que ainda assola a cidade, o contingente da Polícia Municipal (formado hoje, por 55 agentes), encontra-se treinado e capacitado, isto através de cursos realizados através de parcerias com a PATAMO–DF, PE, SENASP e que totalizaram uma carga-horária de 1010 horas-aula. Qualificação esta, realizada desde a última gestão. No entanto, outras correntes dentro do sistema de segurança pública têm questionado a denominação “Polícia Municipal”, dada a até então Guarda Civil Municipal. Fontes consultadas afirmam inclusive, que exista certa pressão para que a plotagem exibida atualmente nos veículos, seja retirada e que, no entanto, a questão vem ultrapassando os quesitos de segurança pública, para se tornar de interesse meramente politico. Porém, o comando da Polícia Municipal destaca que tal referência no que tange à real implantação da Polícia Municipal está efetivamente baseada não somente no curso que transformou a Guarda em Polícia, mas no que consta o projeto de lei 5488/2016, que trata da mudança na denominação de Guarda para Polícia Municipal.

Para o Policial Municipal Pedro Bonifácio de Alcântara (*nome fictício), o que vem acontecendo é uma briga de egos por parte da Polícia Militar. De acordo com o agente, a GCM quer e está contribuindo e muito para a sensação de segurança dos munícipes, só não faz mais porque não tem os recursos necessários. E do momento em que puderem contar com uma estrutura eficaz, fará com certeza, o melhor pelo município. Afinal, bandido ao ser abordado em flagrante delito, vai revidar. Seja a uma viatura da Polícia Municipal, GCM, PM o até mesmo da PF. “Não vejo isto como um confronto de vaidades. Até porque, o nome polícia não é propriedade da Militar. Então, o ideal é deixarmos de brigas e trabalhar em prol da segurança pública. Não cederemos aos caprichos, seja de ‘coronel’,  ou qualquer outra pessoa. Vamos dar segurança ao contribuinte. Afinal de contas, todos nós temos o mesmo patrão – o povo”,  resume Alcântara. Já para o também Policial Municipal Jales Meireles de Assis (*nome fictício), a corporação não é subordinada à Polícia Militar. Conforme Assis, a GCM tem autonomia, assim como o município, para legislar em matéria de interesse da população.

Porém, no texto da Constituição Federal em seu artigo 144, a nomenclatura ‘Polícia’ destina-se à segurança pública como dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, e exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares. O comandante da Guarda Civil Municipal Santos Alves refuta, esclarecendo que as funções e nomenclatura estão legalmente dentro do que prevê o projeto de lei já citado nesta reportagem e como explicar por exemplo o termo Polícia Legislativa ? Especialistas jurídicos consultados destacam que não há  incoerência a respeito do que questiona as outras forças policiais. Haja vista, segundo os consultados, ter sido criada no legislativo local a lei que ampara os Policiais Municipais. 

Procurado pelo GW para comentar sobre a polêmica, bem como do efetivo presente no município, o comandante da Polícia Militar Capitão Roger Modesto limitou-se em dizer que enviaria à Redação, um artigo relacionado aos assuntos. No entanto, até o fechamento desta reportagem, a editoria não havia recebido o referido material.

Polícia Militar – Reforço concentrado, mesmo diante das dificuldades de logística.

Confrontando o que se apresenta quase todos os dias nas redes sociais, a exemplo do episódio narrado no começo desta reportagem, a Secretaria de Estado de Segurança Pública apresentou recentemente, pesquisa que demonstra queda nos índices de criminalidade no Estado de Goiás. Dados estes, reforçados pelo Comando da PM aqui do Município, através de diálogo informal com a equipe do GW. Porém, a população questiona e contradiz tal pesquisa, como se pode conferir no depoimento do cidadão Dirceu Oliveira, morador da Zona Sul Nova. 

Efetivo desfalcado

Com o efetivo reduzido e a promessa de concurso público a ser lançado em setembro, os   homens da Polícia Militar e o também reduzido número de agentes da Polícia Civil, tem trabalhado dobrado para que a violência possa cair no município. Contudo, não é uma tarefa fácil a ser realizada num estalar de dedos, pelo menos é o que declara um servidor da área, que prefere não ser identificado.

Já para o delegado de Polícia Civil de Cristalina Dr Rafael Pareja Camargo, as forças policiais têm sim, algo a comemorar. Para ele, a cidade viu reduzir significativamente o índice de homicídios, se comparado ao mesmo período do ano passado – “de janeiro até agora, registramos um tocante bem menor de mortes violentas, enquanto que no ano anterior, o número bateu o recorde de 25. A exemplo, desarticulamos a quadrilha que existia no Distrito de Campos Lindos”, relembrando o fato da “lista da morte” divulgada no ano passado naquele Distrito.

Perguntado sobre o fato de a cidade demonstrar que aparentemente a criminalidade ainda desponta, o delegado explica que mesmo com a queda dos homicídios, Cristalina agora enfrenta outra modalidade de crime – o de roubos e furtos -, sendo estes ocorridos nos últimos meses, principalmente na zona rural e ainda, os casos de assalto a pedestres e comércio na zona urbana. Para o delegado, a questão de assalto a ônibus é outro dado que voltou a preocupar as autoridades policiais da região. Sobre as soluções a serem tomadas, Pareja explica das dificuldades enfrentadas – “Temos na atual conjuntura, boa parte destes crimes envolvendo menores de idade.  O que por consequência, vem dificultando nosso trabalho. Uma vez que em decorrência de não existir mais vagas no centro de internação de Luziânia, ficamos com estes menores infratores apreendidos em no máximo 05 dias, sendo liberados logo em seguida. Onde estes voltam para as ruas cometendo os mesmos crimes. É preciso investimentos por parte do sistema, temos de 1988 pra cá, um desfalque de aproximadamente 3 mil policiais no Estado de Goiás”, frisa o delegado.

Delegado de Polícia Civil - Rafael Pareja Camargo

Central de flagrantes

No dia 30 de maio, o juiz Thiago Inácio de Oliveira, da 2ª Vara Cível, das Fazendas Públicas, Registros Públicos e Ambientais da comarca de Cristalina, determinou que o Estado de Goiás criasse a Central de Flagrantes na comarca de Cristalina no prazo de 60 dias, tendo, portanto, número de agentes compatível com a demanda do município, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) em face do Estado de Goiás, o Secretário de Segurança Pública, Ricardo Brisolla Balestreri, e o delegado geral da Polícia Civil de Goiás, Álvaro Cássio dos Santos.

Na entrevista concedida ao GW, o delegado de Polícia Civil de Cristalina Dr Rafael Pareja destacou que em cumprimento à decisão judicial, a partir da data de 21 de julho de 2017, a central de flagrantes passa a vigorar no município – “neste primeiro momento, nosso atendimento será no sistema de plantão. Em especial, aos finais de semana, no horário que compreende das 18h de sexta-feira às 8h da manhã de segunda. Mantendo ainda, o atendimento normal à comunidade em horário comercial, nos demais dias da semana.” Conforme o delegado, dentro em breve, o Estado fará a convocação dos aprovados no último concurso público, o que viabilizará um número de até 03 agentes de plantão, ampliando, portanto, o funcionamento da central de flagrantes em 24 horas.

Central de flagrantes

 

Conselho de segurança

Instituído em Cristalina e contando com repasses financeiros do município, desde o início do ano, o Conselho Comunitário de Segurança Pública, é formado por autoridades e representantes da sociedade organizada. O órgão recebe atualmente cerca de R$ 27 mil reais por mês, para que sejam aplicados em ações relacionadas à segurança pública.  As reuniões do Conselho acontecem sempre no último dia útil de cada mês, na sede da subsecção da OAB em Cristalina. Para o vereador Valter Tomaz (PSD), a ideia é ótima, pioneira e de grande valia para a cidade. No entanto, tem faltado certa transparência, de como esta verba pública vem sendo aplicada – “Não é que não esteja sendo feita uma prestação de contas, assim acreditamos. Mas é preciso mostrar com maior clareza à comunidade.”, destaca o legislador.  Em resposta à indagação do vereador, o presidente do conselho comunitário de segurança Carlos Paulo informa que para obter os detalhes sobre o processo de prestação de contas, basta participar das reuniões realizadas pelo órgão, conferindo assim, os balancetes. E que sobre os possíveis entraves políticos, prefere manter-se fora dos méritos, declara o presidente.

Rotam / COD

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), inaugurou na terça-feira (18) em Luziânia, a unidade de policiamento especializado em Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam). Outro ponto também apresentando pela secretaria, refere-se ao Comando de Operações de Divisas (COD) que é uma tropa especializada da Polícia Militar de Goiás que atua no combate a crimes de maior potencial ofensivo como tráfico de drogas, roubo de cargas, roubo a instituições bancárias, contrabando, descaminho, entre outros. A força especializada de segurança é responsável pela fiscalização nas divisas do território goiano com outros estados. O que credencia municípios como Águas Lindas de Goiás, Aporé, Catalão, Luziânia, Minaçu, Montividiu, Niquelândia, Porteirão, Serranópolis, Sanclerlândia e Cristalina, a receberem as tropas, somando às 12 unidades já instaladas no Estado. Assim, espera o cidadão cristalinense. Nesta semana, 80 passageiros ficaram sob a mira de armas de fogo, sendo brutalmente violentados, quando de um assalto realizado aos ônibus das viações São Cristóvão e Vila Rica, na BR 040, sentido Cristalina - Paracatu. O crime aconteceu na madrugada de segunda para terça.

Promessas de campanha

Com a proposta - Tranquilidade para todos, a atual administração municipal apresentou à comunidade, quando da campanha política, o Plano de Governo, constando das principais ações a serem realizadas durante a gestão. Confira o que já foi realizado nestes primeiros 07 meses.

Trecho retirado da versão original do plano de governo da atual administração.

Embora a segurança pública seja exercida pela Polícia Federal e Estadual, buscaremos melhorias junto ao Governo do Estado e União, e melhoraremos a estrutura da Guarda Municipal, visando garantir a segurança dos nossos cidadãos.

 

 

Principais ações propostas:

 

Dar condições para que a Delegacia de Policia Civil funcione 24horas, através do Programa "Banco de Horas";

  • valorizar e estruturar a Guarda Municipal, com a criação do "Projeto Guarda Municipal nos Bairros";
  • reativar os Postos Policiais existentes nos bairros;
  • dar apoio necessário para que seja construído um presídio, em parceria com o Governo do Estado de Goiás;
  • buscar, junto ao Governo do Estado de Goiás, a implantação de uma unidade do IML;
  • apoiar o Conselho Municipal de Segurança;
  • buscar, junto ao Governo do Estado de Goiás, a implantação de Delegacia especializada em crimes na zona rural;
  • buscar, junto ao Governo do Estado de Goiás, a implantação da Delegacia da Mulher;
  • eliminar pontos escuros da cidade, por meio da extensão da rede de iluminação  pública e colocação de luminárias e lâmpadas mais eficientes;
  • reestruturar o sistema de Monitoramento por câmeras em toda a cidade, para garantir mais segurança aos munícipes;
  • buscar junto ao poder Federal, a instalação de um posto da polícia federal rodoviária no perímetro urbano do Distrito de Campos Lindos.
  • guarda municipal: Secretário de segurança ligado à área; estruturar a guarda conforme a Lei federal rege; promoção do guarda municipal respeitando antiguidade e mérito; construir a sede da guarda municipal; promover a integração da guarda com os outros poderes de segurança do município; banco de horas para a guarda a favor da segurança municipal; criação do "Projeto Guarda Municipal nos Bairros"; realizar concurso público.(Especial – Segurança Pública – Texto: Geovane José Leandro. Imagens: Redes Sociais / GW. Colaboraram: Weverton Cambraia e Thayná Meireles)

 

NOTA DE FALECIMENTO

  • Publicado em Cidade

NOTA DE FALECIMENTO

É com pesar que divulgamos o falecimento da professora Maria do Carmo Vasconcelos.

O corpo está sendo velado na capela do cemitério e o sepultamento será realizado nesta quinta-feira (20), às 10h30.

O GW sensibiliza com a dor da família, neste momento de fé e piedade cristã. 

 

PRF prende homem por ilegal de armas e crime ambiental

PRF prende homem por ilegal de armas e crime ambiental

Na noite de ontem (18), policiais rodoviários federais abordaram um veículo VW/Santana na BR 060, em Santo Antônio do Descoberto/GO, nas proximidades do Km 04. Dentro do veículo os policiais encontraram duas espingardas, algumas munições e um animal silvestre abatido.

Os policiais faziam ronda pela região afim de apurar uma denúncia de assalto naquela localidade, momento em que abordaram um VW/Santana, com placas de Alexânia/GO. O veículo era ocupado por homem de 24 anos, em companhia de dois passageiros.

Em revista ao veículo, os policiais encontraram duas espingardas, uma do tipo AMADEO ROSSI, calibre 36 e uma DEMIBLOCK de dois canos, calibre 28. Durante a revista, os policiais também encontraram 18 munições calibre 22; 10 cartuchos de calibre 28; e 01 cartucho de calibre 36, além de um animal da fauna silvestre abatido, da espécie tatu galinha.

Um dos passageiros, de 52 anos, pai do motorista, se identificou como proprietário das armas e das munições e, alegou ter abatido o animal momentos antes, na região de chácaras da localidade. O homem afirmou que estava há três anos sem caçar, mas que tinha o hábito de ser um caçador frequente.

O homem foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil de Águas Lindas de Goiás/GO, e poderá responder pelos crimes de:

- Crime ambiental: matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre. (Art. 29 da Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais). Com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.

- Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido: portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar. (Art. 14 da Lei 10.826/2003 – Estatuto do Desarmamento), com pena de reclusão de dois a quatro anos, e multa. (Com texto e imagens da Assessoria de imprensa da PRF / Kawamura)

Oportunidades de emprego

  • Publicado em Cidade

Oportunidades de emprego

Vagas de emprego disponíveis no SINE para esta quarta-feira 19, confira a seguir:

Enfermeira é encontrada morta dentro de apartamento em Caldas Novas

  • Publicado em Cidade

Enfermeira é encontrada morta dentro de apartamento em Caldas Novas

Vanessa Teodoro dos Santos, de 25 anos, foi encontrada morta na manhã desta terça feira [18] no apartamento onde morava, no setor Itaguaí I, em Caldas Novas. Ela era concursada da Secretaria Municipal de Saúde e trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento [UPA].

Segundo informações, a jovem foi encontrada por colegas de trabalho, após sentirem sua ausência, já que havia três dias que a mesma não comparecia no local trabalho. A enfermeira foi encontrada com muito sangue ao redor do corpo e uma faca próxima. Não há informações oficiais ainda, sobre o que realmente teria ocorrido no local. A polícia civil investiga o caso.

Dra. Sabrina Leles, delegada responsável pelas investigações, disse à reportagem do Agência Press que a perícia técnica está sendo realizada, e que 'aparentemente' trata se de suicídio. "Há um corte profundo no pescoço, aparentemente feito por uma faca. Encontraram uma faca perto do corpo, mas só a perícia pode concluir se trata de homicídio ou suicídio”, adiantou.

Vanessa Teodoro, natural de Minas Gerais, era recém chegada na cidade, passou em um concurso público do município de Caldas Novas ano passado e tomou posse este ano. Servidores, médicos e direção da UPA estão consternados pela morte prematura da jovem enfermeira.

Em contato com a Diretora Kelcilene Oliveira, emocionada nos disse que 'o fato pegou a todos de surpresa e que estão todos desnorteados'. Segundo a diretora, a enfermeira 'não apresentava qualquer tipo de transtorno ou sinal de depressão'. (Com informações e fotos – Agência Press – CN / GW)

Pode acreditar: já tem gasolina vendida a R$ 2,97.

  • Publicado em Cidade

Pode acreditar: já tem gasolina vendida a R$ 2,97.

Os consumidores não têm do que reclamar. Os postos de combustíveis estão repassando para as bombas boa parte da redução dos preços feita pela Petrobras nas refinarias. Não por acaso, o litro da gasolina já está sendo vendido a R$ 2,97, como na 115 Norte, algo impensável alguns meses atrás. Hoje, a Petrobras anunciou mais uma redução de preços nas refinarias, de 0,6% no caso da gasolina e de 0,7%, no diesel.

No entanto, a boa notícia pelo menos por enquanto, só está disponível para quem mora ou se desloca até o Distrito Federal. Aqui em Cristalina, parece que os consumidores deverão esperar mais um pouco para sentir a redução dos preços no tanque e no bolso. (Texto de MARLLA SABINO, com adaptações CW/GW / Foto: ilustração)

Polícia Civil cumpre mandado contra investigado por homicídio qualificado

  • Publicado em Cidade

Polícia Civil cumpre mandado contra investigado por homicídio qualificado

O Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Luziânia cumpriu mandado de prisão preventiva expedido contra Ronaldo de Morais Barbosa, 22 anos, na segunda-feira (17). Ele é investigado por homicídio qualificado contra Rodrigo Oliveira da Silva, 16 anos, no início deste ano, no Residencial Faro.

O suspeito tinha histórico de desavenças com a vítima. Os envolvidos já teriam entrado em luta corporal por conta de discussões, que seriam relacionadas a uma mulher.

No dia do crime, Ronaldo foi até a residência da vítima e determinou a dois menores que o acompanhavam para que a chamassem. Assim que saiu para ver o que estava acontecendo, Rodrigo foi alvejado por disparos de arma de fogo efetuados por Ronaldo, razão pela qual não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no hospital.

Frio intensificará ainda mais durante esta semana em Cristalina e região

  • Publicado em Cidade

Frio intensificará ainda mais durante esta semana em Cristalina e região

 

O inverno no Distrito Federal e Entorno deve ficar mais intenso a partir desta terça-feira (18), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A onda de frio deve-se a uma massa de ar polar que vem da Argentina e já chegou à região Sul do Brasil, onde a previsão é de temperatura negativa.

Aqui no Centro-Oeste, a massa deve chegar mais amena, com temperatura mínima de 10 ºC. A umidade varia entre 85% e 35%, mas também deve começar a cair a partir desta semana.

Já em Cristalina, conforme dados do Clima Tempo, a mínima pode chegar a 11º graus. Sendo uma sensação térmica bem menor, em decorrência da altitude da cidade. (GW)

Caixa Econômica é líder de reclamações no segundo trimestre

  • Publicado em Cidade

Caixa Econômica é líder de reclamações no segundo trimestre

Banco Central informou nesta segunda-feira (17), que a Caixa Econômica Federal liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras referente ao segundo trimestre de 2017. O banco registrou índice de 29,11. Em segundo lugar aparece o Santander (28,58) e, em terceiro, o Bradesco (24,45). Nesta lista, estão os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes.

O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas precedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. Antes publicado a cada dois meses, o ranking passou a ser trimestral neste ano.

No ranking, o Banco do Brasil aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 21,71). Na sequência estão Itaú Unibanco (21,33), Banrisul (15,86), Votorantim (14,98), Midway (11,85), Omni (4,12), Pernambucanas (2,86) e Banco do Nordeste (0,00).

Cristalina

Já na Serra dos Cristais, a situação não seria diferente. A agência da Caixa Econômica sustentou nestes últimos meses, o pior no quesito qualidade no atendimento. Crédito negativo, cujo não se pode atribuir aos funcionários, mas à péssima estrutura logística da agência. Em conversa informal da gerência com o GW, esta atribuiu tal falha ao aumento do fluxo de clientes, em decorrência dos saques do FGTS. No entanto, usuários criticam, destacando que não só neste período, a Caixa Econômica Federal disponibiliza de precariedade no atendimento. (Redação com informações da Revista Época / GW)

Vitória para a recém-nascida Sofya Vitória Moreira Zastrow !!

  • Publicado em Cidade

Vitória para a recém-nascida Sofya Vitória Moreira Zastrow !!

Depois de aproximadamente 24 horas de intensa tentativa, registramos aqui o empenho da equipe do Hospital Municipal de Cristalina, (em especial aos médicos Luiz Otávio, Graziele Afonseca,  Enfermeiro Weverton Cambraia e enfermeira Meirylene, Secretária de Saúde Leila Sabadin e de toda equipe), da jovem Jéssica Lohana Zastrow (prima da pequena paciente), pela conquista de uma UTI Neonatal para a princesa Sofya Vitória.

Sofya nasceu com complicações de saúde e necessitava com urgência de uma UTI. Durante toda a noite de ontem, o GW em parceria com o Prefeito Daniel do Sindicato, Deputados Diego Sorgatto, Marquinho Palmerston, profissionais do Hospital e o Assessor do Governo Estadual Matheus Vasconcelos buscaram incansavelmente por esta vaga. Tendo agora, às 16h45, a grande conquista. Sofya Vitória será encaminhada dentro de instantes para o Hospital Infantil de Campinas, em Goiânia.

Parabéns a toda família e muito sucesso e saúde para nossa Princesa !! (GW)

 Foto: Ilustração.

Assalto a ônibus – Medo volta a rondar estradas que cortam Cristalina

Assalto a ônibus – Medo volta a rondar estradas que cortam Cristalina

Por volta das 05h, o motorista da Empresa Vila Rica comunicou à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que os ônibus das Empresas Vila Rica e São Cristóvão foram tomados por assalto, aproximadamente no Km 120 da BR 040, município de Cristalina/GO sentido Paracatu - Brasília.

Segundo informações das vítimas, eram oito indivíduos armados, que efetuaram diversos disparos, e que foram bem violentos. Um dos motoristas teve ferimento na mão por golpes de martelo.  O assalto ocorreu por volta de 03h30.

No ônibus da Viação São Cristovão havia 42 passageiros e realizava o itinerário Patos de Minas/Brasília. Já o coletivo da Viação Vila Rica, 47 passageiros e fazia o trajeto Januária/Bom Jardim. (Com informações da Assessoria de Comunicação da PRF / Foto: Redes sociais / GW) 

Entorno sul – Corpo com sinais de perfuração é encontrado por morador

Entorno sul – Corpo com sinais de perfuração é encontrado por morador

Na manhã deste domingo (16), um morador que passava próximo às margens da BR, que liga Cidade Ocidental a Cidade Osfaya encontrou o corpo de um homem com sinais de perfuração de arma de fogo. A vítima estava enrolada em um tecido, espécie tapete e com a cabeça envolvida por um saco plástico. Policiais militares do 33º BPM foram acionados ao local, resguardando o espaço, até a chegada da Polícia Científica. Até o fechamento desta matéria, não havia informações sobre a identificação do corpo, bem como das motivações e suspeitos pelo crime. (Redação com informações do Entorno em Foco / Fotos: redes sociais).

 

Doença altamente contagiosa se alastra na cadeia e infecta visitantes

Doença altamente contagiosa se alastra na cadeia e infecta visitantes

Coceira intensa, feridas e bolhas purulentas na pele. Esses são alguns dos sintomas que presos da Papuda apresentam há pelo menos quatro meses. Os detentos sofrem de uma infecção bacteriana chamada impetigo, também conhecida como impinge. A enfermidade, que é extremamente contagiosa, tem afetado até mesmo parentes dos internos, que contraíram os micro-organismos durante as visitas.

A imagem pode conter: texto

A situação atinge especialmente as unidades nas quais há muitas pessoas em uma mesma cela, como as penitenciárias do Distrito Federal 1 e 2 (PDFs 1 e 2). Revoltados com a situação, familiares dos presos acionaram o Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri), do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

Representantes do órgão fizeram uma inspeção na Papuda em 27 de junho e constataram a veracidade da denúncia. Dois dias depois, foi enviado um ofício à direção do presídio e à Vara de Execuções Penais (VEP). Na semana passada, o Nupri cobrou providências da Secretaria de Saúde (SES) – Texto: Portal Metrópoles / Fotos: arquivo pessoal.  

 

População cansa e faz justiça com as próprias mãos !

População cansa e faz justiça com as próprias mãos !

Cansados de serem assaltados pelo mesmo meliante, moradores de Valparaíso, (aqui no entorno do Distrito Federal), resolveram agir por conta própria.

O fato aconteceu no final do mês passado, nas imediações da quadra 22 do parque São Bernardo, da cidade vizinha.

Conforme informações de testemunhas, o acusado tem aproximadamente 19 anos e diversas passagens pela polícia. (GW – com informações e fotos do Entorno Alerta)

Prefeito Daniel do Sindicato tem agenda positiva para os 101 anos de Cristalina

  • Publicado em Cidade

Prefeito Daniel do Sindicato tem agenda positiva para os 101 anos de Cristalina

(Texto: Geovane José Leandro – Fotos: Redes sociais)

Com as comemorações dos 101 anos de emancipação política da Serra dos Cristais, o prefeito Daniel do Sindicato e o vice Luiz Henrique mantêm agendas lotadas e positivas. Seja junto à comunidade ou em busca de recursos em Brasília, Goiânia e/ou outras cidades como Anápolis e Orizona.

Nesta última semana, o prefeito empenhou esforços para que em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança, Ministério Público e Poder Judiciário, possam dar início à construção do novo presídio no município. Também constou da pauta do Chefe do Executivo Municipal, visitas a órgãos como Receita Federal, Ministério da Ciência e Tecnologia e Secretaria Estadual de Saúde.

Atenção especial aos cristalinenses, à comunidade

E mesmo com as agendas lotadas, diante dos compromissos fora da cidade, prefeito e vice têm estado ao lado da comunidade. Seja atendendo em seus respectivos gabinetes e/ou em vistoria às obras a serem entregues durante as comemorações dos 101 anos de Cristalina e ainda, estabelecendo o diálogo e compromissos com demais autoridades locais. Para Daniel Sabino Vaz, Cristalina passa por um importante momento de transformação. Seja ele no campo da Educação, da agricultura ou da saúde – “Hoje temos por exemplo, a implantação do programa Bolsa Universitária, o qual atende mais de 400 acadêmicos, a constar dos repasses aos cursos e apoio ao transporte. Estamos contribuindo para que a segurança no município possa estar atenta aos anseios da população. O que nos faz investir por exemplo em viaturas e demais equipamentos de apoio à Guarda Municipal e ainda, o convênio com o Conselho Comunitário de Segurança, projeto pioneiro no Estado de Goiás, que visa o repasse de verbas para que o próprio conselho debata onde e como aplicar - Temos investido muito, e este é o nosso compromisso com Cristalina” - Destaca o prefeito.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e close-up

Obras e Comemorações

Durante os 05 dias de festa em comemoração ao aniversário da cidade, a prefeitura programou uma extensa agenda de atividades. Na manhã desta sexta-feira (14), já foi realizada a apresentação da secretaria de esportes, entrega de equipamentos para o patrulhamento rural comunitário, via georrefenciamento e inauguração da casa de apoio ao trabalhador rural.

Nos próximos dias, a população continuará contando com a entrega de mais obras, como a nova iluminação da avenida Antonino Camilo de Andrade e da Zona Sul Nova, inauguração do novo gabinete de gestão integrada de segurança, quadra poliesportivas nas escolas da rede municipal e shows na praça da Liberdade.

Para saber +

18 de julho – aniversário de emancipação política de Cristalina.

Segunda-feira (17), decretado ponto facultativo no serviço público municipal.

Festividades – Shows com artistas locais na praça da Liberdade.

Cristalina receberá mais ônibus para o transporte escolar

  • Publicado em Cidade

Cristalina receberá mais ônibus para o transporte escolar

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), entrega este ano 75 novos ônibus escolares aos municípios do interior do Estado. O investimento é de R$ 17,2 milhões, recurso oriundo do Tesouro Estadual.

Os veículos são utilizados no transporte de alunos da zona rural para a urbana, sejam eles estudantes da rede estadual ou municipal. Com esses novos 75 ônibus, o Estado renova a frota de 50% dos municípios goianos.

Dos 75 veículos mencionados acima, 43 já foram entregues e os demais serão destinados aos municípios até o final de 2017. Os municípios que já receberam os ônibus são: Água Limpa, Alto Horizonte, Aporé, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Buriti Alegre, Buritinópolis, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Cachoeira Dourada, Campinorte, Campo Alegre de Goiás, Caturaí, Ceres, Chapadão do Céu, Cromínia, Damolândia, Estrela do Norte, Firminópolis, Gameleira de Goiás, Guapó, Guarani de Goiás, Itumbiara, Jandaia, Jaupaci, Leopoldo de Bulhões, Matrinchã, Mimoso de Goiás, Montividiu do Norte, Morrinhos, Mutunópolis, Nova América, Orizona, Palminópolis, Paranaiguara, Petrolina de Goiás, Porangatu, Rianápolis, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Passa Quatro, Santa Helena de Goiás, Uruaçu e Vicentinópolis.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Os veículos são equipados com ar-condicionado, aquecedor, ventilador, cinto de segurança de três pontos, câmera de ré, contam com uma vaga para aluno cadeirante e têm capacidade para 60 estudantes.

Outros 32 municípios goianos serão beneficiados com o equipamento de transporte, sendo eles: Abadia de Goiás, Adelândia, Aurilândia, Cabeceiras, Campos Verdes, Carmo do Rio Verde, Cocalzinho de Goiás, Colinas do Sul, Cristalina, Damianópolis, Flores de Goiás, Formosa, Goiatuba, Inaciolândia, Israelândia, Jataí, Luziânia, Marzagão, Mineiros, Monte Alegre de Goiás, Mozarlândia, Nova Iguaçu de Goiás, Novo Brasil, Novo Planalto, Posse, Professor Jamil, Santa Cruz De Goiás, São Simão, Sítio D’abadia, Trombas, Varjão e Vila Boa.

O Governo de Goiás também assinou, em maio deste ano, o protocolo de reajuste de 15% no valor do transporte escolar que é repassado aos municípios do Estado.

Mais ônibus

Em abril do ano passado, o Governo de Goiás, por meio da Seduce, já havia investido cerca de R$ 9,5 milhões para adquirir e distribuir outros 50 veículos.

Estes ônibus são equipados com ar-condicionado, aquecedor, ventilador, cinto de segurança de três pontos, câmera de ré, plataforma de elevação para pessoas com mobilidade reduzida, contam com uma vaga para alunos cadeirantes e têm capacidade para 23 estudantes.

Para 2018, a Seduce vai investir R$ 19 milhões na aquisição de outros veículos escolares, beneficiando estudantes da rede pública estadual e das redes municipais. (As informações são do Goiás Agora – Foto: Divulgação).

NOTA DE FALECIMENTO

  • Publicado em Cidade

NOTA DE FALECIMENTO

É com pesar que divulgamos o falecimento do Sr. Ivon  Barcelar Santana (familiar do Timbó e do Camilo).

O corpo está sendo velado na residência, localizada no bairro DNER e o sepultamento será nesta sexta-feira, às 9h.

O GW sensibiliza com a dor da família, neste momento de fé e piedade cristã. 

Aqui no Entorno - Detento é assassinado ao deixar prisão

Aqui no Entorno - Detento é assassinado ao deixar prisão

Um detento da Cadeia Pública de Formosa foi assassinado no início da manhã desta quinta-feira (13). Wender Soares, de 25 anos, estava no regime semi-aberto e foi alvejado com dois disparos de arma de fogo, quando saía do pernoite da prisão.

O rapaz cumpria pena por tráfico de drogas. Dentro do carro dele, um GM Astra, os policiais encontraram um revólver calibre 38. O criminosos chegaram ao local do crime em um carro, atiraram e fugiram logo na sequência. Ninguém foi preso. (Com informações JBr / GW – Foto: divulgação) 

Aumento nas tarifas de pedágio

  • Publicado em Cidade

Aumento nas tarifas de pedágio

Novos valores passarão a vigorar a partir da próxima segunda-feira (17/07), nas praças da região, como as de Ipameri e Campo Alegre.

Mulher é encontrada morta e com sinais de violência sexual ao sair para trabalhar em Águas Claras

O corpo de uma mulher foi encontrado na manhã de hoje (11/07) no Setor Águas Lindas II, em Águas Lindas de Goiás. Segundo informações de uma pessoa que a conhecia de vista, e que preferiu não se identificar, a vítima se chama Maria de Nazaré e trabalhava provavelmente em Águas Claras, no Distrito Federal, para onde ia todos os dias e pegava o ônibus sempre de madrugada. Segundo essa testemunha, a mulher morava na Quadra do Setor Jardim Recando, próximo ao local onde o corpo foi encontrado. Ela não teria filhos nem marido e morava só, aparentando ter entre 35 e 40 anos de idade.

Outras informações dão conta de que a vítima pode ter sofrido violência sexual, uma vez que a calcinha dela estava ao lado do corpo. Pessoas que viram o corpo de perto disseram que as nádegas da mulher estavam muito machucadas. A polícia não confirma as informações.

Moradores da região reclamam da falta de policiamento, principalmente durante a madrugada, quando as pessoas saem para o trabalho. A PM informou que faz rondas constantes em diversos bairros da cidade tanto durante a saída para o trabalho quando na chegada. Alguns moradores ficaram chocados e acreditam que o crime pode ter sido cometido por um maníaco.

Por: JBr

Imagem: TV CMN/Reprodução

1800 vagas para profissionais da saúde - Prefeitura de Aparecida de Goiânia contrata

1800 vagas para profissionais da saúde - Prefeitura de Aparecida de Goiânia contrata

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia abriu 1.810 vagas para profissionais da área da saúde. Os contratados atuarão na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o salários podem chegar a até R$ 10 mil.

Os interessados devem se credenciar na sede da SMS, localizada na Rua Antônio B. Sandoval, no Setor Central do município. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. Não foi estipulada uma data para o fim do credenciamento.

Conforme o edital, o contrato dos profissionais terá duração de 180 dias, mas pode ser prorrogado pelo mesmo período, desde que o processo para a realização de um concurso público, que já está em andamento, não seja homologado.

Os selecionados serão convocados de acordo com a necessidade do órgão.

As vagas são para: Fisioterapeuta (60); Fonoaudiólogo (30); Médico (800); Enfermeiro (100); Odontólogo (100); Psicólogo (30); Nutricionista (30); Biomédico (30); Farmacêutico (50); Técnico em radiologia (60); Auxiliar de higiene bucal (100); Técnico de enfermagem (400) e Técnico de laboratório (20).

Já os documentos exigidos para o credenciamento são: Currículo resumido; Cópias autenticadas do CPF, da Carteira de Identidade, do Diploma ou Certificado de conclusão do curso, do título de especialização (se for especialista), do certificado de Reservista e do Título de Eleitor; Comprovante de votação da última eleição; Cartão PIS; Certidão Negativa de débito com o respectivo Conselho de Classe; Certidão negativa de nada consta de processo com o respectivo Conselho de Classe; Uma foto 3x4; Cópia do comprovante de residência; Declaração de Autônomo (disponível no edital); Cópia de comprovante de conta da Caixa Econômica Federal; Cópia de certidão de casamento, divorciado ou averbação quando não for solteiro; Declaração de acumulação de cargos com firma reconhecida do declarante; Certidão negativa de débito com a Fazenda Pública Federal, com a Secretaria da Fazenda de Goiás e com a Secretaria Municipal da Fazenda. (GW)

Comerciante é morto com tiro na nuca no Recanto das Emas

Um homem de 38 anos foi morto com um tiro na nuca, por volta das 11h30 desta segunda-feira (10), na quadra 401 do Recanto das Emas, ao lado da sorveteria Chiquinho. De acordo com testemunhas, Lessandro Vilela Borba seria proprietário do prédio e estaria acompanhando a reforma de uma pizzaria, da qual também era dono.

O suspeito efetuou três disparos e fugiu do local a bordo de um Gol preto. Um segurança que trabalhava para a vítima, que não quis se identificar, disse que o patrão não tinha desafeto e não havia recebido nenhum ameaça. Ainda não se sabe o que motivou o crime. O local foi isolado pela perícia.

Por: JBr

Imagem: Breno Esaki

Acidente grave com 02 óbitos na manhã desta segunda-feira, entre Cristalina e Domiciano Ribeiro

  • Publicado em Cidade

Acidente grave com 02 óbitos na manhã desta segunda-feira, entre Cristalina e Domiciano Ribeiro

Uma colisão traseira entre uma S10 e um Voyage que se encontrava parado na pista – (suspeita-se de pane mecânica), causou a morte de 02 pessoas. E uma terceira encaminhada para Brasília em estado grave. O acidente ocorreu por volta de 6h da manhã e a Redação não conseguiu maiores informações sobre o nome das vítimas. (GW)

Missão estrangeira se interessa pela produção goiana de algodão

  • Publicado em Cidade

O trade internacional da produção algodoeira vem a Goiás nesta quarta-feira, dia 12, para conhecer de perto a cotonicultura e os processos ao longo da cadeia produtiva que respondem pela sustentabilidade, qualidade e credibilidade conquistadas internacionalmente pelo algodão brasileiro. O grupo possui 15 representantes de indústrias e cinco tradings, de oito países: Peru, Bangladesh, Paquistão, China, Vietnã, Turquia, Coreia do Sul e Índia. Eles visitarão fazendas, beneficiadoras de algodão, fiação e laboratórios de HVI em solo goiano e também na Bahia e Mato Grosso, além do Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), instalado em Brasília.

Em Goiás, o grupo vai conhecer o sistema de produção da Fazenda Pamplona, em Cristalina, e o Laboratório de Classificação Visual e HVI da Agopa, em Goiânia. A Missão Compradores 2017 é uma expedição que vem sendo realizada desde 2015, trazendo para o Brasil importantes representantes do mercado internacional de algodão e da indústria têxtil. Este ano, a missão está no Brasil desde o último domingo, dia 9.

Para o presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), Carlos Alberto Moresco, a missão representa “a cereja do bolo do mercado global de algodão”, e o objetivo de trazer a missão para Goiás é mostrar a qualidade de ponta mundial do algodão produzido no estado, fator que, conforme Moresco, abre portas para os principais mercados internacionais da pluma. “O mercado interno já compra nosso algodão pela qualidade e pela logística, e agora queremos aumentar nossas exportações”, explica.

A programação será encerrada na Chapada dos Guimarães (MT), onde o grupo participará do XVI Anea Cotton Dinner, promovido pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), no dia 14 de julho, no Malai Manso Resort. Nesta terceira edição da Missão Compradores, cinco tradings que atuam no Brasil assinam com a Abrapa a expedição, Ecom, Reinhart, Dreyfus, Cofco e Cargill. Em cada um dos estados visitados, a Abrapa conta com a parceria das associações estaduais: a Agopa, em Goiás; a Ampa, no Mato Grosso; e a Abapa, na Bahia.

“É uma jornada de conhecimento, oportunidade de negócios e troca de experiências que tem se mostrado fundamental para a abertura de novos mercados e estreitamento de laços comerciais”, explica o presidente da Abrapa, Arlindo de Azevedo Moura. Segundo ele, a transparência nas relações entre cotonicultores brasileiros e os playersmundiais tem contribuído para a manutenção do posto de quinto maior produtor de algodão no ranking mundial, com 1,5 milhão de toneladas de pluma estimados para a safra 2016/17, e do status de quarto maior exportador, com previsão de embarcar 610 mil toneladas de pluma na safra em curso.

A escolha dos países de origem dos visitantes não é aleatória. Eles fazem parte dos dez maiores compradores do algodão brasileiro. “Embora alguns dos maiores compradores dessa lista sejam também grandes produtores, como é o caso da China e da Índia, o nosso modelo de produção é completamente diferente. Totalmente tecnificado, do plantio ao beneficiamento, com fazendas com capacidade de produção em larga escala e, principalmente, com atenção aos requisitos sociais, ambientais e econômicos, que fazem do país o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo”, explica o presidente da Abrapa.

Atualmente, 81% da safra de algodão brasileira são certificados pelo programa Algodão Brasileiro Sustentável (ABR) e 71% da produção nacional são licenciados pela Better Cotton Iniciative (BCI), entidade internacional que atesta a sustentabilidade da cadeia da fibra. “Temos muita satisfação em dizer que o Brasil responde por mais de 25% de todo o algodão BCI no mercado global. Isso revela muito sobre quem somos e o compromisso que assumimos com esta e com as futuras gerações”, afirma.

Qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade

No roteiro da Missão Compradores 2017, os visitantes terão oportunidade de conhecer, na teoria e na prática, os principais programas que a Abrapa empreende, com foco na qualidade (Standard Brasil HVI– SBRHVI), na rastreabilidade (Sistema Abrapa de Identificação – SAI) e na sustentabilidade, com o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que opera em benchmarking com a BCI. Uma das paradas do grupo será no Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), inaugurado em Brasília em dezembro de 2016, para servir de referência na padronização das análises de fibra por High Volume Instrument (HVI) para os laboratórios que atendem aos produtores de algodão.

Confiança

Para o presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Marco Antonio Aluisio, trazer consumidores estrangeiros para conhecer o modo brasileiro de produzir algodão muda completamente a perspectiva dos visitantes. “A maioria vem de países asiáticos, de produção familiar. O perfil da nossa cotonicultura é surpreendente para eles”, diz. O objetivo da missão é garantir que o algodão brasileiro passe a compor – ou aumente a sua participação – no blend que indústrias preparam para a fabricação dos seus produtos.

“Essa participação tem sido cada vez mais expressiva, ocupando parte de um espaço que era destinado, sobretudo, ao algodão americano ou australiano. Isso advém da confiança que o Brasil vem ganhando me mercado internacional como um fornecedor que tem não apenas escala e qualidade, mas regularidade na oferta”, afirma Marco Antonio Aluisio, lembrando que as exportações brasileiras, que já oscilaram muito em volume, estão mais estáveis nos últimos anos. “A Missão Compradores, com certeza, é importante para abrir mercados, aumentar a credibilidade e reforçar a imagem do nosso algodão”, conclui.

Mais informações: (62) 3201-5251

Comunicação da Secima

Por:GoiásAgora

Jovem assassinado em tiroteio em Caldas Novas tinha familiares em Cristalina

  • Publicado em Cidade

Jovem assassinado em tiroteio em Caldas Novas tinha familiares em Cristalina

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas durante um tiroteio na porta de uma boate próxima do Lago de Corumbá, na madrugada deste domingo [09] em Caldas Novas. Wesley da Silva Nascimento, de 35 anos foi baleado e não resistiu aos ferimentos. Os outros dois, Lucas Silva de Freitas, de 21 anos, e o menor, O.N, de 17 anos, foram operados pelo Dr. João Osorio Martins Cardoso e o quadro ainda inspira cuidados.

De acordo com o médico, Lucas Silva sofreu uma perfuração no pulmão direito, foi operado e se encontra na Unidade de Terapia Intensiva [UTI] do Hospital Nossa Senhora Aparecida. Segundo Dr. João Osório, a bala ficou alojada na coluna torácica e a vítima será removida o Hospital Neurológico de Goiânia, para realização de cirurgia na coluna.

Segundo ainda o cirurgião, o menor O.N, sofreu perfurações no estômago e no intestino. Foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento [UPA] e operado no Hospital Santa Mônica. O quadro está evoluindo bem, e de acordo com o boletim médico, houve a necessidade de uma laparotomia exploradora, gastrorrafia e enterorrafias múltiplas.

Os familiares de Wesley da Silva Nascimento reside em Cristalina e este é o 3° caso de morte brutal ocorrido na família.

Ainda não há informação oficial emitida pela Policia Militar sobre o fato, tampouco sobre a autoria do crime ou motivação. E a violência continuou no domingo à noite, na cidade das águas quentes. Onde após uma desavença, outro tiroteio foi registrado. Desta vez, no bairro São José. (As informações são da Agência Press – com adaptações -  GW). 

CLDF divulga distribuição de vagas e dá prazo limite para lançar edital

CLDF divulga distribuição de vagas e dá prazo limite para lançar edital

Do CorreioWeb – O tão esperado edital de abertura do concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) deverá ser lançado até o mês de agosto. A informação foi divulgada pela própria Casa, que assinou o contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) na última sexta-feira (7/7). Mas a espera pela distribuição das vagas nos cargos não é mais necessária. Veja abaixo para quais áreas serão destinadas as 86 oportunidades: divididas entre os cargos de técnico, consultor técnico, consultor e procurador. (As informações são de  Lorena Pacheco)

 

Notícias sobre a Lu Cristal

  • Publicado em Saúde

Notícias sobre a Lu Cristal

Agradecendo a todos pelas correntes de oração e energia positiva recebidas através do carinho dos amigos, em especial, os de Cristalina. Maria de Lurdes, mas conhecida como nossa Lu Cristal (que vem passando por um período de recuperação em decorrência de um câncer, na capital Goiânia), manda um abraço carinhoso a todos os leitores do GW. Avisando que já está em casa e feliz pelas manifestações de amor e amizade. Neste sábado, recebeu a visita do filhão e demais amigos de Cristalina.

A você, LU... força, garra e fé ! (GW) 

Idoso que estava desaparecido em Luziânia é encontrado morto

Idoso que estava desaparecido em Luziânia é encontrado morto

Desaparecido desde a última quarta-feira (05), o idoso Augusto José Borges (de 76 anos) foi encontrado morto na manhã deste sábado (08), em um matagal próximo à chácara em que morava.

De acordo com informações repassadas pelos familiares à polícia, Augusto José Borges havia saído sozinho da casa onde morava no bairro Serrinha, em Luziânia. Não sendo mais visto. Um neto do aposentado revelou ao jornal O Popular, que familiares havia realizado buscas no local onde o corpo foi encontrado, não tendo até então, nenhum vestígio. O que leva a crer em uma possível desova, afirma. A polícia apura as causas da morte. (GW – com informações de O Popular e do repórter – Pedro Augusto – Foto: arquivo pessoal).  

Depenado, veículo roubado durante assalto é encontrado na zona rural de Cristalina

Depenado, veículo roubado durante assalto em frente é encontrado na zona rural de Cristalina

Foi encontrado na manhã deste sábado (08/07), o veículo roubado durante um assalto na última semana, em frente a uma padaria da cidade. De acordo com informações de testemunhas ligadas ao dono do carro, o automóvel já estava todo “depenado”, sendo encontrado em uma região da zona rural de Cristalina.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e close-up

Também, conforme populares, outro carro o qual foi furtado nesta madrugada, no bairro Vila Andrade, foi encontrado no local onde se encontrava o roubado anteriormente. A redação procurou contato com a polícia militar, não tendo nenhum posicionamento acerca do caso, na polícia civil, não conseguimos contato.

Até o fechamento desta matéria, não havia informações sobre a prisão dos meliantes que praticaram os crimes. 

Imagem: WhatsApp

 

Chumbo grosso e morte no Entorno - Homem é morto com pelo menos 15 tiros em possível acerto de contas no Novo Gama.

IMAGENS FORTES – NÃO RECOMENDADO PARA MENORES

Chumbo grosso e morte no Entorno - Homem é morto com pelo menos 15 tiros em possível acerto de contas no Novo Gama. 

A bala comeu num beco do Conjunto 12HC, Rua 06, Novo Gama- GO. Robson Rodrigues, vulgo laranjinha estava no beco por volta das 21hs preparando um fogueira, quando a chapa esquentou para o seu lado. Os pebas sacaram as suas pistolas e atiraram em "laranjinha", que tombou no beco.

Segundo informações de moradores que não quiseram se identificar, "laranjinha" tinha passagens pela polícia. Já os parentes dizem que dias atrás, "laranjinha" se envolveu numa briga durante uma festa que participava, e que esse pode ter sido a motivação do crime. As informações são preliminares, e a Polícia Civil do Ciops Lunabel vai investigar se a vítima tinha realmente envolvimento com o crime, e quem são os autores. (Texto adaptado, com informações de Anderson Aquino – Entorno Alerta).

Emocionante - Bombeiros fazem parto de emergência dentro de ambulância em Valparaíso.

  • Publicado em Cidade

Emocionante -  Bombeiros fazem parto de emergência dentro de ambulância em Valparaíso.

O Sgt Eric, Cabo Torres Melo e Soldado Guedes realizaram um parto dentro da unidade avançada dos Bombeiros (Ambulância).

A equipe que trabalhou rápido e ajudou a mãe a ter esse bebê totalmente saudável. 

Na imagem, o Sgt Eric, morador de Valparaíso e a criança que acabara de nascer.

(Fonte: Ivan Cléber, com informações do Entorno Alerta – GW)

Emocionante - Bombeiros fazem parto de emergência dentro de ambulância em Valparaíso.

  • Publicado em Cidade

Emocionante -  Bombeiros fazem parto de emergência dentro de ambulância em Valparaíso.

O Sgt Eric, Cabo Torres Melo e Soldado Guedes realizaram um parto dentro da unidade avançada dos Bombeiros (Ambulância).

A equipe que trabalhou rápido e ajudou a mãe a ter esse bebê totalmente saudável. 

Na imagem, o Sgt Eric, morador de Valparaíso e a criança que acabara de nascer.

(Fonte: Ivan Cléber, com informações do Entorno Alerta – GW)

Beleza masculina

17 anos de idade, fã da natureza, tendo no Le parkour seu esporte favorito. Antônio César Rincon é o destaque desta edição da coluna Beleza cristalina. Para as leitoras não reclamarem da presença apenas de damas nesta coluna, o GW traz o jovem garoto que pretende já em 2018, ingressar no curso de agronomia. Caseiro, solteiro e apaixonado pelo trabalho que realiza junto com pai, na fazenda da família, Antônio César Rincon é beleza cristalina. (Com fotos de Lucas Adriano – Fone: 61 9 9230 0189)

Assalto em Cristalina – Família vive momento de terror

Assalto em Cristalina – Família vive momento de terror

O início da noite de quinta-feira (06), foi momento de terror para uma família que se encontrava em uma padaria localizada no bairro Lustosa.

Momento em que dois meliantes abordaram um homem que se encontrava na porta do estabelecimento. Dando a este, voz de assalto. De imediato, os bandidos vasculharam os bolsos da vítima, indo em direção ao veículo  que se encontrava estacionado nas proximidades. De dentro do carro, esposa e filhos da vítima (incluindo uma criança de 40 dias), foram retirados e os meliantes levando o veículo como objeto do roubo.

Na manhã desta sexta-feira (07), a produção manteve contato com pessoas ligadas às vítimas, tendo a informação de que todos ainda se encontram em estado de choque.

Da Polícia Militar, a informações de que estão na captura dos bandidos, mas que até o momento, ainda não foram localizados. Veja a seguir, as imagens capturadas pelas câmaras de segurança do estabelecimento comercial.  (GW)

Praça de Pedágio de Cristalina – Mais uma derrota para a concessionária

  • Publicado em Cidade

Praça de Pedágio de Cristalina – Mais uma derrota para a concessionária

Em sentença proferida pelo juiz federal Manoel Pedro Martins de Castro Filho, foi extinto o processo em que a Concessionária 040, responsável pela cobrança e construção da Praça de Pedágio dentro do perímetro urbano de Cristalina, pleiteava a “interrupção do tráfego de veículos em estrada vicinal que dá acesso à GO-436”, a qual está sendo usada por moradores que se sentem injustiçados ao ter que pagar pedágio dentro da cidade e sem usar a rodovia BR-040 para suas atividades profissionais e afins.

Esta não foi a primeira derrota da concessionária, já que o Juízo da Vara de Fazenda Pública de Cristalina, conforme escreveu o próprio magistrado em sua decisão, “concedeu liminar impeditiva de obstrução da via de acesso à estrada vicinal discutida nestes autos”. Ou seja, a concessionária está tentando em todas as esferas da Justiça e de todas as maneiras manter a cobrança dentro do perímetro urbano. Até o momento, porém, felizmente para os cristalinenses, sem sucesso.

A polêmica história da cobrança do pedágio começou quando a Concessionária 040 resolveu construir a praça na entrada da G0-436. Na ocasião o então vereador Daniel do  Sindicato, hoje prefeito municipal, encabeçou a campanha “Não vou pagar pedágio dentro da cidade”, a qual ganhou adesão da população e foi parar na Justiça, ficando os veículos com placa de Cristalina isentos da cobrança por vários meses. 

Vale ressaltar que a atual administração entende que tanto a construção da praça do pedágio dentro do perímetro urbano, quanto a cobrança da taxa são ilegais. Por isso, continuará atenta na defesa dos interesses do município, para que nenhum de seus cidadãos seja prejudicado com injustiças como essa. (Com informações da Assessoria de Comunicação – Redes Sociais – PMC)

Beleza sensual

Beleza sensual

Na coluna desta quarta-feira (05), o GW traz a bela Adenilza Martins. Com 24 aninhos, solteira e moradora da Serra dos Cristais, nossa bela de hoje é daquelas que podemos classificar como beleza sensual. Adenilza cursa administração de empresas, adora malhar e tem gosto amplo quando o assunto é alimentação. Adenilza Martins é Beleza Cristalina.   

Proposta de Proposta de Raquel Teixeira propõe assistência psicológica a professores e alunos da educação básica

Proposta de Proposta de Raquel Teixeira propõe assistência psicológica a professores e alunos da educação básica

Professores e alunos da educação básica estão perto de garantir o direito a assistência psicológica. Proposto em 2011, pela então deputada Raquel Teixeira, o projeto de Lei que aborda o assunto foi aprovado na terça-feira, dia 27, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal. Agora o texto vai para votação final no plenário.

Presidente da CE, a senadora Lúcia Vânia destacou a relevância do projeto elaborado por Raquel Teixeira, que atualmente é secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás). “Extremamente importante, pois colabora com o futuro das nossas crianças e melhora a qualidade do ensino básico”, comentou.

A relatora da proposta na Comissão foi a senadora Marta Suplicy, que considerou ser “indiscutível” a importância da atuação de um profissional da psicologia no ambiente escolar. Ela citou diversos aspectos que o psicólogo pode abordar, como emocionais, sociais ou cognitivos. Caso o PLC 76/2011 seja aprovado no Senado, vai para sanção da Presidência da República e entrará em vigor em 180 dias.

Quando deputada federal, Raquel Teixeira sempre teve importante atuação na área da Educação, defendendo projetos primordiais para a melhoria do ensino no país. Além do projeto de Lei que propõe assistência psicológica a alunos e professores, que agora vai para votação no plenário do Senado, ela foi autora do Projeto de Lei que criou o Ensino Fundamental de nove anos, e que revê todo o conceito de alfabetização e garante um ano a mais de escolaridade na vida da criança, numa época crucial para o seu desenvolvimento. Ainda participou ativamente da elaboração do Plano Nacional de Educação, ajudou a criar o piso salarial nacional para professores e foi relatora do projeto de lei que visa instituir a escola de tempo integral em todo o país. (Com dados da Seduce – Go / Goiás Agora) 

Foto: redes sociais

Ponte ligará assentamentos Vitória e Três Barras

  • Publicado em Cidade

Ponte ligará assentamentos Vitória e Três Barras

Na segunda feira, 03 de julho, o prefeito Daniel do Sindicato assinou ordem de serviço autorizando a construção de uma ponte de concreto sobre o ribeirão São Pedrinho, a qual vai interligar os assentamentos Vitória e Três Barras.

“Nosso objetivo é diminuir distâncias e facilitar a vida das pessoas e  esta ponte, sem sombra de dúvidas, vai beneficiar moradores do Assentamento Vitória, bem como assim das três Barras”, falou o prefeito, feliz por estar assinando a ordem de serviço justamente no mês em que Cristalina comemora 101 anos de emancipação.

A obra é objeto de convênio firmado entre a Prefeitura de Cristalina e o INCRA e irá beneficiar assentados e uma grande parcela de cristalinenses. Ganhadora do processo licitatório, a Construtora Seron terá 90 dias de prazo para a execução dos serviços e receberá R$ 340.757,93.

“Com trabalho e determinação iremos realizar muito em nosso mandato, que está só começando. Vamos ter muito o que comemorar ao longo dos próximos quatro anos”, garantiu mais uma vez o prefeito, que estava acompanhado do secretário da agricultura familiar, Gilmar de Oliveira Matos, Gilmarzinho, de planejamento, João Antônio Vacaro Fachinello, do presidente da Câmara Marquinho Abrão e dos vereadores Marcelo Enfermeiro e Pablo Magela, além de outras lideranças. (Com informações da Assessoria de Comunicação – Redes Sociais – PMC) 

Solidariedade – Amor ao próximo e aos irmãos – AproximAÇÃO

  • Publicado em Cidade

Solidariedade – Amor ao próximo e aos irmãos – AproximAÇÃO

Foi com imensa receptividade da população que a primeira-dama Kátia Gonzatti e sua equipe estiveram no último sábado – 01 de julho, em um movimento de ação social realizado no bairro Cristal.

Contando com o apoio da comunidade, empresários e servidores públicos, Kátia Gonzatti em parceria com a Secretaria de Promoção Social, entregou à população do bairro, 200 cobertores, mais de 300 agasalhos e 450 pratos de sopa servidos aos presentes. (Texto: Geovane José Leandro  – Com informações das redes sociais).

Vídeo mostra momento em que travesti é assassinada por desafetos em Taguatinga

  • Publicado em Cidade

Um vídeo chocante mostra o exato momento em que a travesti Agatha Lios, de 23 anos, foi assassinada dentro de um centro de distribuição dos Correios, em Taguatinga Sul. Nas imagens, é possível ver o momento em que a jovem é perseguida por outras quatro travestis. Na sequência, uma delas a alcança, puxa pelos cabelos e inicia o esfaqueamento com um facão.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O crime ocorreu à luz do dia, em 26 de janeiro deste ano. Funcionários dos Correios aparecem nas imagens registradas por uma câmera de segurança e parecem ficar sem reação diante do ocorrido. É possível ver ainda um homem de camisa clara que parece tentar impedir o crime.

Depois de esfaquear a vítima, o grupo aparece fugindo correndo. As quatro travestis foram identificadas pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), mas nenhuma foi presa. Elas são consideradas foragidas.

Assista no link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=3JKG2h4BUDw

 

Por: JornaldeBrasília

VEÍCULO ROUBADO

  • Publicado em Cidade

VEÍCULO ROUBADO

Foi roubada a poucos instantes, uma caminhonete Silverado – cor vinho. Placa – GRV 9858.
Informações a respeito, favor entrar em contato com o proprietário, através do telefone: (61) 9 9619 2552 – Falar com Douglas.

Incêndio de grandes proporções atinge galpão em Luziânia

  • Publicado em Cidade

Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há risco de a estrutura desabar

Um incêndio atingiu o galpão de uma empresa, no bairro Jardim Ingá (Luziânia), na noite deste domingo (3/7). O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal atende a ocorrência.

Segundo a CBMDF, não havia funcionários no local e não informações sobre vítimas.

Até por volta das 23h, as chamas ainda persistiam no local. Há risco, segundo a Corporação, de que a estrutura desabe.

Além de três viaturas da CBMDF, três do Corpo de Bombeiros de Goiás também foram para o local. Pela dimensão do incêndio, o trabalho pode durar horas.

No prédio, estavam armazenadas placas de mdf e outras madeiras, como ipê e pinus. Além de máquinas da empresa.

 

Por: CB

SOBRE O CONCURSO SANEAGO - SANEAMENTO DE GOIÁS S.A

SOBRE O CONCURSO SANEAGO - SANEAMENTO DE GOIÁS S.A

A Companhia de Saneamento de Goiás S.A (Concurso Saneago) irá realizar um novo certame este ano, e a informação foi revelada oficialmente pelo presidente da empresa, Jalles Fontoura. Até o momento ainda não foi escolhida a empresa responsável pelo desenvolvimento do concurso, porém, novas informações devem ser divulgadas em breve. É esperado que o edital seja publicado em julho, em setembro as provas sejam aplicadas, e em novembro iniciem as convocações.

Detalhes

  • Instituição: SANEAGO- Saneamento de Goiás S.A
  • Banca Examinadora: A definir
  • Total de Vagas: A definir
  • Remuneração: R$0,00
  • Estados: GO
  • Escolaridade: Fundamental, Médio, Superior
  • Área: Administrativa, Outras, Saúde

Com informações do Gran Cursos

Beleza Cristalina

  • Publicado em Cidade

Beleza Cristalina

A semana começa destacando o ar angelical da princesa Damarys Monteiro. 18 aninhos e estudante de Psicologia, Damarys é a beleza cristalina desta edição.

Frio vai arrochar ainda mais durante a semana

  • Publicado em Cidade

Frio vai arrochar ainda mais durante a semana

Preparem os cobertores de pano e de orelha, o chocolate quente e quem sabe, até mesmo a lareira. Pois a previsão para a semana que se inicia, é que o frio possa intensificar ainda mais. Na Capital Federal, a previsão é que os termômetros cravem 6° graus. Já por aqui, na velha e boa Serra dos Cristais, a temperatura atingirá a mínima de 8° graus. Mas em decorrência da altitude (1250 m), a sensação térmica pode ser bem menor. Confira a seguir, a previsão do Clima tempo.

Cristalina mais segura - Polícia Militar prende ladrão e receptador

Na manhã de sábado, 1° de julho de 2017, a Polícia Militar realizou a prisão de um criminoso que, durante a madrugada, armado com uma faca, roubara o aparelho celular de uma jovem.
Além de prender o assaltante, a Polícia Militar prendeu também um indivíduo que, segundo um dos criminosos, recebera o aparelho roubado em troca de entorpecentes.
Além do celular, foram recuperados outros bens e valores cuja origem é duvidosa será investigada, dentre eles um televisor.

PM de Cristalina prende meliante no momento em que roubava 02 rapazes

PM de Cristalina prende meliante no momento em que roubava 02 rapazes

A operação aconteceu na noite deste 1° de julho. Momento em que a Polícia Militar realizava pelas ruas da cidade. Avistando, um meliante que praticava um roubo contra dois rapazes. O agressor tentou sem sucesso, resistir à prisão e fugir. As vítimas foram salvas sem lesões. (Com informações de redes sociais). 

Em Domiciano Ribeiro, prefeita Daniela Vaz realiza balanço dos investimentos aplicados no distrito e garante concurso público para diversas áreas.

  • Publicado em Cidade

Em Domiciano Ribeiro, prefeita Daniela Vaz realiza balanço dos investimentos aplicados no distrito e garante concurso público para diversas áreas.

 

(Com informações do correspondente do GW, em Domiciano Ribeiro – Wilgner Oliveira)

Durante festa junina realizada na quinta-feira (29/06), a prefeita de Ipameri Daniela Vaz fez um balanço dos 06 primeiros meses do seu segundo mandato à frente do Palácio Entre Rios e os recursos aplicados no Distrito de Domiciano Ribeiro.

Acompanhada de lideranças políticas da região, Daniela Vaz, disse que muito se tem investido no município e em especial no Distrito. A perceber, o avanço presente na saúde – “temos hoje, uma Unidade Básica de Saúde funcionando com horário estendido, toda equipada, médicos, enfermeiros e demais profissionais altamente qualificados, para atender a comunidade. Outro ponto importante em que temos focado, diz respeito à Educação, realizamos um concurso no ano passado e recentemente um processo seletivo, pagamentos o piso nacional para os professores e estamos investindo constantemente em cursos de qualificação profissional para os docentes. Isto, com o objetivo de continuar melhorando a qualidade de ensino no município”, garantiu a prefeita.

Concurso público

Sobre as indagações dos leitores acerca da realização de concurso pública, Daniela Vaz enfatizou que em breve será realizado um amplo certame voltado ao preenchimento de vagas nas áreas da Saúde, Educação e Administrativo. Concurso este que contemplará a sede do município de Ipameri, bem como o Distrito de Domiciano Ribeiro e o povoado de Cavalheiros. Concluindo, a chefe do Poder Executivo, destacou o empenho dos servidores públicos e o respaldo sempre recebido pela comunidade do Distrito. (Texto – Geovane José Leandro – Com informações do correspondente do GW em Domiciano Ribeiro Wilgner Matos Oliveira). 

Ouça  a seguir, a entrevista na íntegra.

Caminhão cai no Rio São Bartolomeu e motorista fica preso às ferragens

  • Publicado em Cidade

Ao cair no rio, o caminhão ficou praticamente submerso e os bombeiros trabalharam por quase duas horas para resgatar a vítima, levada ao hospital com sinais de hipotermia

Após o motorista perder o controle da direção, um caminhão bateu no muro de proteção da ponte sobre o Rio São Bartolomeu e caiu no curso d’água. O acidente aconteceu na BR-251, na altura do Km 23, perto de São Sebastião, por volta das 6h da manhã desta quinta-feira (29/6). Havia duas pessoas no veículo, que transportava tijolos.

Ao cair no rio, o caminhão ficou praticamente submerso, com o motorista preso às ferragens. Os bombeiros trabalharam por cerca de uma hora e quarenta minutos para retirá-lo. O homem foi levado ao Hospital de Base de helicóptero, com sinais de hipotermia.
O passageiro, Paulo Henrique de Souza, 34 anos, conseguiu sair do caminhão sozinho. Com diversas escoriações, foi levado ao Hospital do Paranoá. O trânsito ficou interditado durante o atendimento, com apenas uma das faixas liberada. O local ficou aos cuidados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
CBMDF/Divulgação
 

Histórico de acidentes

A Rodovia Júlio Garcia (BR-251) tem um histórico de tragédias. Ela se estende da Bahia a Mato Grosso. A rodovia tem aproximadamente 1.515,2 km. Em um levantamento de 2013, foi considerada a segunda estrada mais perigosa do DF. 
Relembre alguns acidentes ocorridos na BR-251: 
2015 - Seis pessoas morreram na colisão frontal entre um Toyota Corolla e uma carreta cegonheira, em 4 de setembro. As vítimas eram da mesma família e, entre elas, estavam duas crianças de 2 e 4 anos. O condutor da carreta teria feito uma ultrapassagem irregular.  
2014 - A batida entre dois caminhões e um van deixou seis mortos e sete feridos na madrugada de 13 de agosto, em Salinas (MG). À época, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que os veículos de carga bateram primeiro, e um deles invadiu a contramão atingindo a van, com placa do Ceará. 
2014 – Em 13 de dezembro, duas pessoas morreram e pelo menos outras 14 ficaram feridas em um acidente com uma van na BR-251, próximo ao distrito de Barrocão, no município de Grão Mogol (MG). O motorista da van, que viajava no sentido Salinas/Francisco Sá, perdeu o controle da direção. O veículo saiu desgovernado e capotou. À época, houve suspeita de que o veículo, de Alagoas, fazia transporte clandestino. 
2013 – Na manhã de 25 de novembro, um micro-ônibus do Serviço de Transporte em Saúde (SETS) e uma carreta bateram de frente na altura do Km 361, perto de Padre Carvalho (MG), matando 14 pessoas que seguiam para Montes Claros (MG), onde os passageiros recebiam tratamento médico.
 
2011 – Em 19 de abril, dois ônibus e um caminhão bateram na BR-251, em Taiobeiras (MG), deixando 35 feridos. À época, testemunhas disseram ao Corpo de Bombeiros que o ônibus de uma empresa de turismo bateu na traseira do caminhão. Em seguida, outro ônibus da mesma empresa bateu na traseira do primeiro. Os dois veículos transportavam 90 professores que seguiam do Norte de Minas para uma assembleia sindical em Ouro Preto (MG). 
2011 – Na primeira semana do ano, cinco pessoas morreram na colisão frontal entre uma carreta, com placa de Piracicaba (SP), e uma Parati, com placa de Taiobeiras (MG), no Km 413 da BR-251, em Grão Mogol (MG). A tragédia aconteceu na manhã de 3 de janeiro. Os cinco mortos eram ocupantes da Parati, um táxi e transportava passageiros de Taiobeiras para Montes Claros. A batida ocorreu no perigoso trecho da Serra de Francisco Sá, onde os acidentes são constantes. 
2010 – Um Fox e um caminhão bateram em 19 de janeiro no Km 316 da BR-251, deixando cinco mortos. Todos os mortos estavam no veículo menor. As vítimas tinham idades entre 9 e 36 anos.
 
Por: CorreioBrasiliense

Cristalina – principal município com área irrigada em Goiás

  • Publicado em Cidade

Cristalina – principal município com área irrigada em Goiás

Cristalina é o principal município que utiliza pivôs  de irrigação em Goiás.  A informação é do Sistema Estadual de Geoinformação do Estado de Goiás – Sieg, coordenado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan), divulgada na sexta-feira, dia 23, no arquivo georreferenciado do mapeamento de pivôs centrais realizado pela Secretaria da Fazenda – Sefaz.

O estudo destaca todos os pivôs centrais instalados em Goiás e no Distrito Federal no ano de 2015, que revelou um total de 3.502 equipamentos, sendo 3.284 em Goiás e 218 no Distrito Federal com área irrigada de 237.365,60 hectares e 13.519,83 hectares, respectivamente.

A agropecuária é uma das atividades bases da economia goiana. Seu grande avanço nas últimas décadas passa pela aplicação das mais diversas técnicas de irrigação, dentre elas se destaca a irrigação por pivô central, por ser um método eficiente com aproveitamento hídrico em torno de 80% e gerando boa produtividade.

Desse modo, a Sefaz realiza este mapeamento visando subsidiar ações no âmbito da arrecadação tributária, e agora disponibiliza os dados para que sejam possíveis outros tipos de análises, como por exemplo para estudos sobre a demanda de água por bacia hidrográfica.

Em análise do mapeamento em comparação aos dados históricos sobre pivôs centrais realizada pela Gerência de Cartografia e Geoprocessamento do IMB, observa-se que Cristalina se manteve como principal utilizador de pivôs nos últimos anos, sendo o município de destaque em relação à quantidade de equipamentos e à área cultivada por pivôs centrais em relação aos demais municípios goianos, apresentando o maior incremento (4.336,79 ha) em comparação ao ano de 2013. (Com informações da segplan / Foto: internet). 

Prefeitura apresenta projeto inicial de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica para a Vila Andrade

  • Publicado em Cidade

Prefeitura apresenta projeto inicial de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica para a Vila Andrade


Em encontro realizado na tarde desta segunda-feira (26/06), as secretarias de gestão e planejamento / meio ambiente / viação e obras apresentaram aos moradores do bairro Vila Andrade, a proposta inicial para construção das galerias de águas pluviais naquela região.
Para Fabiano da Vila Andrade, presidente da Associação de moradores do bairro, o momento é de esperança e confiança. Pois agora, acredita que os benefícios possam chegar efetivamente. Segundo Fabiano, até hoje, os moradores só receberam promessas e mais nada. Demonstrando aos presentes, os mais de 150 ofícios apresentados às gestões anteriores, solicitando desde implantação de quebra-molas, passando por telefone público, regularização do serviço de Correios a tão sonhada pavimentação asfáltica – “Estamos com mais de 9 anos de atraso, mas o momento é de muitas expectativas, mesmo sabendo que o atual prefeito recebeu uma difícil tarefa, que é a de reconstruir a Vila Andrade”, afirmou o presidente.
Já para o secretário de planejamento e gestão – João Carlos Vacaro Fachinello – “Joãozinho do Faxinal”, o prefeito Daniel do Sindicato não tem medidos esforços para que o sonho dos moradores do bairro seja realizado. Para tanto, vem buscando recursos junto ao Ministério da Cidades, Governo do Estado, dentre outros órgãos governamentais, para que possa resolver em definitivo os problemas enfrentados pelos moradores da Vila Andrade. Ainda conforme “Joãozinho”, os projetos a serem executados, visam atender não somente a Vila Andrade, mas como todos os bairros adjacentes - Henrique Côrtes, Setor Aguiar, Zona Sul Nova e Vila São João. Para o secretário, levantamentos já realizados demonstram a necessidade de se investir nestas regiões, visando justamente oferecer um serviço efetivo e de qualidade.
Dos moradores, os técnicos da Hollus Engenharia, empresa a qual executará o projeto, ouviu os questionamentos acerca da viabilidade e concretização das obras. Conforme o engenheiro Guilherme Santos, o primeiro passo consiste justamente em organizar um estudo dos impactos para construção das galerias, seguindo os conceitos de saneamento básico, drenagem de água, limpeza urbana, esgotamento sanitário e paisagismo. Partindo desta demanda, já será possível apresentar um cronograma de investimento financeiro e realização das obras.
Aos moradores, o secretário João Vacaro Fachinello explicou que tendo em mãos todos os estudos cabíveis, a administração municipal buscará os recursos necessários para a viabilidade de todo projeto. (Texto: Geovane José Leandro)

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas

Alunos da APAE de Cristalina aprendem sobre preservação ambiental

  • Publicado em Cidade

Alunos da APAE de Cristalina aprendem sobre preservação ambiental

Recentemente, os alunos da APAE de Cristalina visitaram a fazenda Figueiredo, onde puderam presenciar as instalações da usina fotovoltaica. Momento em que os educandos aprenderam sobre energia elétrica e preservação ambiental.

Já na tarde de quarta-feira (21), os alunos, acompanhados da diretora Cristina Maróstica, estiveram na sede da prefeitura, onde dialogaram com o prefeito Daniel do Sindicato, relatando um pouco do que aprenderam durante o passeio pedagógico, que consta como uma das ações do projeto Agrinho. (Texto: Geovane José Leandro) 

Beleza exuberante

  • Publicado em Cidade

Beleza exuberante

20 aninhos, solteiríssima, nascida em Campos Belos e criada em Cristalina, Ketelem Frazão não possui apenas um nome forte, mas uma suavidade que contrasta com o olhar penetrante. Ama a natureza, curtir a vida com os amigos, malhar e aquele descanso especial aos finais de semana, preferencialmente em uma aconchegante fazenda. A moça ainda é destaque como vendedora em uma conceituada loja de móveis e eletrodomésticos da cidade. Bem-vinda Ketelem Frazão, no Beleza exuberante !  

Beleza Cristalina

  • Publicado em Cidade

Beleza Cristalina

O click desta quarta-feira (21), vem da bela Jheniffer Borges. Ladeada por belíssimos girassóis, a estudante de Agronomia, que tem 22 aninhos e curte sair, dançar e claro, estar no campo e em meio à natureza, nos mostra a riqueza/variedade produtiva que Cristalina tem na agricultura.

E você, quer ver uma foto publicada em nossa página? Envie-nos pelo whats: (61) 9 9997 3713. (GW) 

Guarda Municipal de Cristalina apreende veículo roubado

  • Publicado em Cidade

Guarda Municipal de Cristalina apreende veículo roubado

Em recente operação realizada no povoado de São Bartolomeu, homens da Guarda Municipal conseguiram apreender um veículo Fiat Strada, com placa de Brasília, roubado / furtado no dia 05 de junho no Distrito Federal. Após as diligências, o carro foi encaminhado ao Ciops de Cristalina, para que o proprietário pudesse resgatá-lo.  (Texto – Geovane José Leandro) 

1ª DDP de Luziânia prende indivíduo que confessou fazer parte de quadrilha especializada em roubo de cargas na região.

1ª DDP de Luziânia prende indivíduo que confessou fazer parte de quadrilha especializada em roubo de cargas na região.

Policiais do Grupo B do Plantão da 1ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) de Luziânia) prenderam em flagrante John Cleber Maciel Rodrigues (foto) na terça-feira (20). Ele foi reconhecido por uma vitima de roubo ocorrido no dia 21 de maio. Após verificar a procedência das informações, os investigadores recuperaram um caminhão produto de crime que fora conduzido por Jonh.

Segundo o delegado Marcus Brener, responsável pela investigação, agente de polícia civil Klewer, em manobra corajosa, interceptou o caminhão em uma rodovia federal e realizou a prisão do autuado, que confessou fazer parte de uma associação criminosa especializada em roubo de caminhões de carga.

Uma vítima, que durante o crime teve sua liberdade restringida, reconheceu Jhon na delegacia. Ele foi autuado pelo crime de roubo com restrição de liberdade e associação criminosa e se encontra recolhido no presídio de Luziânia. (Fonte – PCGO)

Promoção Social participa do CONGEMAS – 2017

  • Publicado em Cidade

Promoção Social participa do CONGEMAS – 2017

A secretária de cidadania e promoção social Marleide T de Barros e parte de sua equipe participam em Porto Seguro (BA), do XIX Encontro Nacional do CONGEMAS – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social.

O encontro, que acontecerá até o próximo dia 21, visa debater o plano decenal de assistência social. Tendo por compromisso, a defesa dos direitos e efetivação do  SUAS -  Sistema Único de Assistência Social, dentre outros tópicos de relevância à área. (Texto – Geovane José Leandro)  

SINE - Vagas de emprego para esta quarta-feira (21)

  • Publicado em Cidade

SINE -  Vagas de emprego para esta quarta-feira (21)

01 vaga para agrônomo – Masculino.

01 vaga para analista financeiro – Masculino / Feminino.

10 vagas para auxiliar de cozinha – Masculino / Feminino.

02 vagas para cabelereiro – Masculino.

10 vagas para caixa – Masculino / Feminino.

01 vaga para cozinheira – Feminino.

10 vagas para garçom – Masculino / Feminino.

01 vaga para mecânico de moto – Masculino.

02 vagas para motorista de caminhão – Masculino / Feminino.

02 vagas para operador de pedágio – Masculino / Feminino.

01 vaga para vaqueiro – Masculino.

Interessados devem procurar  a Sra Thábata, na agência do SINE – (na praça José Adamian).  

Mulher desaparece de Resort em Caldas Novas; Deam solicita informações junto a população

Mulher desaparece de Resort em Caldas Novas; Deam solicita informações junto a população

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Caldas Novas registrou o desaparecimento de Érika Silvana Coelho (foto) na manhã de segunda-feira (19). Ela foi vista pela última vez na madrugada de sábado, em festa ocorrida em um Resort de Caldas Novas. A especializada solicita a quem tiver alguma informação, favor contatar a Polícia Civil pelos números 197 ou (64) 3454 6640. (Texto e imagem – PCGO) 

Vagas de emprego disponíveis na agência do Sine, para esta quarta-feira (14).

  • Publicado em Cidade

Vagas de emprego disponíveis na agência do Sine, para esta quarta-feira (14).

 

01 vaga para agrônomo – masculino 
01 vaga para analista financeiro – masculino / feminino 
 10 vagas para auxiliar de cozinha – masculino / feminino 
02 vagas para cabelereiro – masculino
10 vagas para garçom – masculino / feminino 
10 vagas para caixa – masculino / feminino 
01 vaga para cozinheira
01 vaga para mecânico

Cristalina na ANTT

  • Publicado em Cidade

Prefeito Daniel do Sindicato e lideranças locais participam neste momento em Brasília, de mais uma reunião com representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre - AnTT. Na pauta, retorno da entrada do Jatobá, adequações a serem feitas no projeto de duplicação da BR 050 dentro do perímetro urbano e isenção das tarifas de pedágio para os cristalinenses. Em decorrência da construção da praça no raio urbano do município. (Brasília - DF - às 16h30m).

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna

Secretaria municipal de educação libera resultado definitivo do processo seletivo

  • Publicado em Cidade

Secretaria municipal de educação libera resultado definitivo do processo seletivo

A secretaria municipal de educação liberou na tarde desta segunda (12) a lista definitiva de classificados no processo seletivo – edital 2017/01. As vagas destinadas visam preencher os cargos de pedagogo, nutricionista e fonoaudiólogo. Confira a seguir, a lista na íntegra. 

ASSALTANTES PRESOS

ASSALTANTES PRESOS 

Polícia Militar dá resposta rápida, prendendo meliantes que assaltaram mercearia.   Os bandidos que assaltaram a Mercearia Alves nesta quinta-feira (08) foram presos logo em seguida, por homens da Polícia Militar de Cristalina, confira na imagem a seguir.

Violência, violência, violência e mais violência em Cristalina

  • Publicado em Cidade

Violência, violência, violência e mais violência em Cristalina

Cada vez mais audaciosos, bandidos assaltam sem ter o mínimo de preocupação. É o que pode ser conferido numa sequência de imagens de um crime ocorrido na quinta-feira (09), em mercearia localizada no bairro Belvedere. Confira nos prints, retirados de um vídeo que circula pelas redes sociais.  

 

Veja as cidades de Goiás que fazem parte da lista

  • Publicado em Cidade

Metade dos homicídios no Brasil em 2015 aconteceram em 2% dos municípios do país. Os dados, que mostram a desigualdade no cenário de violência, fazem parte de estudo divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Segundo o levantamento, em 2015, apenas 111 cidades concentraram metade dos homicídios no país. Os habitantes desses locais representam 19,2% de toda a população brasileira. Outro dado que aponta desigualdade é que 10% dos municípios brasileiros, totalizando 557, concentram 76,5% do total de homicídios no país.

A pesquisa ainda mostra o fenômeno da difusão da violência das grandes regiões metropolitanas para as cidades do interior, especialmente nas regiões Norte e Nordeste e nos estados de Goiás e Minas Gerais.

A Bahia se destaca como o estado com mais cidades entre as mais violentas, com nove na lista.

Entre as trinta cidades com maior taxa de homicídio em 2015, considerando apenas municípios com mais de 100 mil habitantes, dezoito são da região Nordeste. A Bahia se destaca como o estado com mais cidades entre as mais violentas, com nove na lista. Outras quatro cidades são do Norte, quatro do Centro-Oeste, duas do Sul e uma do Sudeste.

Comunidade alagada após chuva em Altamira; cidade paraense lidera rankig dos municípios mais violentos do Brasil (Foto: Mário de Paula / TV Liberal)

 Comunidade alagada após chuva em Altamira; cidade paraense lidera rankig dos municípios mais violentos do Brasil (Foto: Mário de Paula / TV Liberal)

A cidade de Altamira (PA) lidera a lista dos municípios mais violentos, considerando a soma da taxa de homicídios e o número de Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MVCI). A segunda maior soma foi registrada em Lauro de Freitas (BA), seguida por Nossa Senhora do Socorro (SE) e São José de Ribamar (MA).

Cidades mais violentas do país segundo o IPEA (Foto: Editoria de Arte/G1)

As cidades menos violentas

O estudo também mapeou os municípios com a menor soma entre a taxa de homicídio o número de MVCI. Entre os 30 mais pacíficos, 24 ficam na região Sudeste e 5, na região Sul. O Norte tem apenas 1 cidade na lista das menos violentas e o Nordeste, nenhuma.

Quase todas as cidades consideradas menos violentas ficam nas regiões Sul e Sudeste (Foto: G1 )

O estado de São Paulo é o que mais tem cidades na lista, com 19. A cidade de Jaraguá do Sul (SC) ficou em primeiro lugar na lista das mais pacíficas, seguida por Brusque (SC), Americana (SP) e Jaú (SP).

Jaraguá do Sul, considerada a cidade menos violenta do país em lista com municípios com mais de 100 mil habitantes (Foto: RBSTV)

Jaraguá do Sul, considerada a cidade menos violenta do país em lista com municípios com mais de 100 mil habitantes (Foto: RBSTV)

As diferenças entre os municípios


O Ipea destacou as diferenças entre a cidade mais violenta do Brasil em 2015, Altamira (PA), e a mais pacífica, Jaraguá do Sul (SC), que possam explicar a diferença do cenário de violência em cada uma. Uma delas diz respeito à forma como se dá o crescimento das cidades. Altamira passou por um período de crescimento desordenado em meio à construção da Usina de Belo Monte.


Outro ponto destacado é a disparidade socioeconômica entre as cidades. Altamira tem maior densidade demográfica, menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) renda per capita correspondente a menos da metade de Jaraguá do Sul.


O Ipea também cita as diferenças nas condições do mercado de trabalho, geração de renda, desempenho econômico e politicas púbicas como fatores que explicam a disparidade dos índices de violência nas duas cidades.

Por: G1

GUARDA CÍVIL MUNICIPAL COM APOIO DA POLÍCIA MILITAR DE CRISTALINA/GO CAPTURAM INDIVÍDUOS COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO, APREENDEM MENOR AUTOR DE FURTO EM CRECHE E POR TRÁFICO DE DROGAS.

Por volta das 11:50 desse domingo dia 28 de maio de 2017, a Guarda Civil Municipal de Cristalina foi acionada por um funcionário da Control Segurança, ( empresa que presta serviços de vídeo monitoramento nos órgãos públicos do município), o mesmo informou que um indivíduo havia invadido a Creche TIA CÉLIA no bairro Zona Sul Nova. De imediato as guarnições deslocaram-se para a Creche logrando êxito em apreender o menor V.C.O 16 anos de idade, dentro das dependências da Creche, após averiguação foi constatado um Dano nas vidraças de uma sala, sendo que o menor  relatou ter feito com a intenção de furtar objetos da Creche.
Durante entrevista o menor relatou que a dois dias teria furtado dois aparelhos de DVD na Creche e teria voltado para furtar outros objetos, o mesmo disse que levaria as guarnições em dois locais onde afirmava ter vendido os aparelhos furtados.
Diante dos indícios de mais crimes solicitamos apoio Da Polícia Militar, onde foi empenhada a viatura 9028.  SGT PM  D. Moreira e o SD PM Lucena.
No primeiro endereço informado pelo menor logramos êxito em recuperar um aparelho de DVD em  posse de Márcio Soares da Costa, o qual relatou ter comprado o aparelho do menor apreendido.
No segundo endereço informado, os moradores ao perceberem a presença da polícia demonstraram certo nervosismo momento em que C.S.B.O data de nascimento  24/09/2002. correu para um barracão nos fundos do lote escondendo um objeto.
Ao realizar buscas no local foi encontrado 14 porções de substância vegetal de coloração castanho - esverdeada conhecida vulgarmente como  Maconha, envoltas em papel alumínio  e 3 porções de substância petrificada de cor amarelada conhecida como Crack dentro de uma lata de leite.
No barracão foi encontrado ainda duas motocicletas com os sinais identificadores suprimidos e várias peças de outras motos, uma serra Makita,  uma serra tico tico e o segundo aparelho de DVD furtado na Creche. Os indivíduos não souberam ou não quiseram informar a origem  dos objetos encontrados na residência.
Ao consultar os antecedentes dos moradores da residência foi constatado Mandado de Prisão em aberto em desfavor de Robson Rodrigues Braga D. N. 14/06/1987 e Mauro dos Santos Rodrigues Braga D. N. 09/07/1974.
Diante dos fatos todos os envolvidos foram conduzidos ao CIOPS  juntamente com os objetos furtados e sem procedência, onde o delegado de plantão  formalizou  a voz de prisão pelos crimes de:
Tráfico de drogas
Receptação
Tentativa de furto e Dano a órgão público
Cumprimento de 2 mandados de prisão
Participaram da ocorrência.
GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Gcm Vieira 
Gcm Bruno
Gcm Wanderley 
Gcm Pantoja
  Apoio POLÍCIA MILITAR
Sgt Pm D. Moreira
SD Pm Lucena

GUARDA CIVIL MUNICIPAL
Patrulheiro Protetor e amigo

NOTA DE FALECIMENTO

  • Publicado em Cidade

NOTA DE FALECIMENTO

É com pesar que divulgamos o falecimento de dona Josefa Mendes Borges – (dona Zefa, mãe da Clarinda Borges, avó do vereador Marcelo Enfermeiro). 
O corpo de dona Josefa (foto – ao centro), ainda se encontra no hospital do Gama, tão logo seja liberado, a família informará o local do velório, bem como horário do sepultamento. (GW – Foto: arquivo pessoal)

NOTA DE PESAR

  • Publicado em Cidade

NOTA DE PESAR


É com imenso pesar que a equipe do GW Comunicação registra o falecimento da Sra Ana Joaquim Pereira, (mãe da Enfermeira Eleuza, Adriana, Heleno e Lúcia Felipe Pereira). Nosso profundo sentimento a toda família. Na certeza do retorno de dona Ana à Pátria Espiritual.

Secretaria de Promoção Social divulga lista de aprovados em processo seletivo simplificado

Secretaria de Promoção Social divulga lista de aprovados em processo seletivo simplificado

Cargo – Assistente social

CANDIDATOS APROVADOS - PONTUAÇÃO

JACILENE MARIA BORGES DE SOUZA 8,5

ROSANE DE FÁTIMA RANO MACHADO PANDOLFI 8,0

 ELZA MARIA DOS SANTOS SOUSA 7,5

HELEN OLIVEIRA RODRIGUES 7,0

TELMA CRISTINA DE SOUZA 7

CANDIDATOS CADASTRO RESERVA - PONTUAÇÃO

LUCILEIDE ROSA DOS SANTOS MENDES 7,0

WELMA MARIA OLIVEIRA RODRIGUES 6,5

MARIA ANGELA PEREIRA BARBOSA 3,5

EUGÊNIA DE SOUZA CAVALCANTE 3,0

MARIA DO CARMO MENDES GONÇALVES 2,0

Candidatos aprovados para as vagas de PSICÓLOGOS e cadastro reserva

CANDIDATO APROVADO – PONTUAÇÃO

RAQUEL FRANCISCO NUNES 6,5

VINICIUS DIAS CUNHA 4,5 RENATA CAIXETA 1,0

JULIANA GOMES DE SOUZA 1,5

CANDIDATOS RESERVA PONTUAÇÃO

ANTONIO CARLOS REZENDE 1,0

ERIVANDE BEZERRA DO NASCIMENTO 1,0

Cristalina revitalizada

  • Publicado em Cidade

A prefeitura de Cristalina vem desenvolvendo ações de revitalização por todos os bairros da cidade. Ainda em atividade com o mutirão de limpeza e a operação tapa-buraco. Desta vez, a administração pública investiu na iluminação de regiões que englobam do centro aos bairros.

Nesta primeira etapa, já se pode conferir a troca das luminárias da avenida Antonino Camilo de Andrade / praça da Liberdade – (onde lâmpadas de led estão sendo instaladas). Feita a substituição, as demais serão destinadas para a iluminação de bairros como a Zona Sul Nova.

Na Cristalina Velha, a construção da Unidade Básica de Saúde já se encontra em estado avançado e a previsão é que uma nova pracinha seja construída ao lado. A fábrica de briquete, instalada na garagem municipal encontra-se funcionando a todo vapor. Para o Distrito de Campos Lindos a previsão é de que em breve seja construída uma praça da vitalidade. Dentre muitos outros investimentos que serão apresentados à comunidade até o próximo dia 18 de julho, momento em que culminará nos 101 anos de emancipação política de Cristalina.

A imagem pode conter: nuvem, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: nuvem, céu, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: nuvem, céu e atividades ao ar livre

 

13/05/17 - Ouça na edição de hoje do GW notícias

  • Publicado em Cidade

13/05/17 - Ouça na edição de hoje do GW notícias

Estado de Goiás lançará concurso com 2000 vagas para Polícia Militar

Recuperação de vias públicas atinge todos os bairros de Cristalina

Associação dos açougueiros se reúne com Daniel do Sindicato

SINE divulga as vagas de emprego para esta quinta-feira, 12 de maio

Prefeitura não terá ponto facultativo na próxima segunda – Educação emendará

Estudantes se inscrevem para ENEM e relatam expectativas sobre o exame

Festa em homenagem ao dia das mães terá programação especial neste sábado.

Garimpeiro terá festa em grande estilo

Secretaria de Promoção Social lança processo seletivo para assistente social e psicólogo.

Ronda Policial – Onda de furtos e assaltos a comércios aterroriza Cristalina.

Campanha de vacinação contra a influenza realiza seu dia D.

E na próxima edição, a cobertura completa da festa especial para o Dia das Mães

E a coluna, o abraço do dia !

AGORA, NO ÁUDIO DO GW NOTÍCIAS – OUÇA E COMPARTILHE JUNTO COM ESTE TEXTO ! ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO.

Cristalina 04 de maio de 2017 - Ouça agora, pelo áudio do GW notícias

  • Publicado em Cidade


Cristalina 04 de maio de 2017 - Ouça agora, pelo áudio do GW notícias – Falsos profissionais de saúde levam pânico em Domiciano Ribeiro, 99 vagas de emprego disponíveis no SINE de Cristalina, prefeito Daniel do Sindicato participa de lançamento do programa Goiás na frente para as cidades do Entorno Sul. Estas e outras informações, você confere pelos áudios do GW, no site, em nossos grupos (entre pelos links) ou ainda, via site e páginas no Facebook. OUÇA E COMPARTILHE !

Polícia localiza corpo no polo JK

Polícia localiza corpo no polo JK

Foi na manhã de hoje  (feriado do dia do Trabalhador) que uma equipe do Samu foi acionado para um socorro no polo JK, próximo a Santa Maria – Distrito Federal.  Ao chegar no local, os socorristas encontraram um homem amarrado e com a cabeça tampada, ao fazer os procedimentos perceberam que o corpo já estava em óbito, a PMGO foi acionada e por se tratar de outro território da Federação, repassaram o caso para a Polícia Militar do Distrito Federal. Até o fechamento desta edição, homens da 33º Delegacia de Polícia ainda preservava o local.

Giro GW

  • Publicado em Cidade

 

Cristalina 18 de abril de 2017, confira o que é notícia nesta terça-feira:

Secretaria de Educação lança edital de processo seletivo.

Secretaria Municipal de Educação lança edital de processo seletivo simplificado para contratação de 156 pedagogos, 03 nutricionistas e 01 fonoaudiólogo. As inscrições poderão ser feitas de forma gratuita, na sede da secretaria entre os dias 12 e 29 de maio. 

Abertas as inscrições para nova seleção de estagiários de Direito do MP

  • Publicado em Cidade

A Escola Superior do Ministério Público de Goiás (ESMP) informa que estão abertas a partir de hoje (10/4) as inscrições para participação na 89ª seleção de estagiários em Direito do MP, cujo edital foi publicado no dia 24 de março, no Diário Oficial Eletrônico da instituição (edição 1.890 do Domp). A seleção terá validade de um ano, prorrogável por igual período, a contar da data de sua homologação. São oferecidas 31 vagas, além das que surgirem dentro do prazo de validade do certame (cadastro de reserva).

Poderão participar da seleção acadêmicos de Direito que cursem do 5º ao 8º período. O prazo de inscrição vai até o dia 24 deste mês, devendo o interessado se inscrever somente pelo site do MP-GO, na página principal, ou pela página da ESMP (confira abaixo). O valor da taxa é de R$ 54,27, que deverá ser paga, impreterivelmente, até o primeiro dia útil após a data do encerramento das inscrições.

A remuneração do estagiário consiste de uma bolsa mensal, cujo valor é fixado em portaria do procurador-geral de Justiça. Atualmente, é de R$ 937,00. O estudante recebe ainda auxílio-transporte. A jornada de estágio é de 5 horas diárias e 25 horas semanais, compatíveis com o horário escolar.

Serão selecionados estagiários para atuação específica nos órgãos de execução ou de administração de promotorias instaladas nas seguintes comarcas (são 54 cidades): Acreúna, Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Cachoeira Alta, Caçu, Caldas Novas, Cidade Ocidental, Corumbaíba, Cristalina, Cumari, Edéia, Formosa, Goianápolis, Goiandira, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Hidrolândia, Inhumas, Iporá, Israelândia, Itajá, Itapirapuã, Jussara, Luziânia, Mara Rosa, Mineiros, Montividiu, Morrinhos, Nerópolis, Niquelândia, Nova Crixás, Novo Gama, Orizona, Padre Bernardo, Petrolina de Goiás, Piracanjuba, Piranhas, Planaltina de Goiás, Posse, Rialma, Rio Verde, Rubiataba, Sanclerlândia, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Trindade, Uruana, Valparaíso de Goiás, Varjão e Vianópolis.

O processo seletivo terá duas etapas: a primeira, composta de inscrição preliminar e prova escrita (objetiva e de redação), e a segunda, com a realização da inscrição definitiva. Ambas ocorrerão na comarca para qual o candidato se inscreveu. Mais informações podem ser conferidas no edital (veja abaixo). (Texto: Ana Cristina Arruda e Elaine Borges/Assessoria de Comunicação Social e Apoio Técnico em Comunicação da ESMP)

Bar de Cristalina é interditado por barulho acima do permitido em lei

  • Publicado em Cidade

O juiz Tiago Inácio de Oliveira, da 2ª Vara Cível e Ambiental da comarca de Cristalina, determinou, em tutela de urgência, a interdição temporária do Floricultura Bar, conhecido como Bar da Praça. No local, fica permitida apenas a comercialização de flores e plantas até às 18 horas. O estabelecimento fazia barulho acima do permitido por lei e usava a calçada da praça para disposição de cadeiras.

O bar só será reaberto após o dono, Cléber José Salvalagio, adequar acusticamente o local para não emitir ruídos acima de 45 decibéis, cumprir as exigências sanitárias, obter alvará expedido pelo Corpo de Bombeiros e pelo Município de Cristalina. Caso descumpra determinação, o proprietário pagará multa diária de R$ 1 mil.

A ação foi proposta pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) que, após diligência de um oficial do órgão e policiais militares, foram encontradas irregularidades no bar, como ocupação do passeio público e da Praça da Liberdade com mesas e cadeiras, além de equipamento sonoro em desacordo com a lei.

O empresário já teria descumprido pedido referendado pela Procuradoria Geral do Município para adequar o estabelecimento nos padrões permitidos por lei, após um fiscal de obras do município constatar que o funcionamento do bar estava em desacordo com o alvará de licença concedido pelo ente municipal. Na oportunidade, foi proibida a utilização do equipamento e a propagação de poluição sonora.

Ao ser cientificado do caso, Tiago Inácio salientou que conforme documentos acostados aos autos pelo MPGO nota-se que o bar está descumprindo determinação do Executivo municipal, além de ferir o artigo 225 da Constituição Federal, que dispõe que “o meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos e cabe ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

O magistrado pontuou também que a poluição sonora gera efeitos danosos à saúde e à qualidade de vida das pessoas como estresse, surdez e distúrbios do sono, que poderão ser agravados com o tempo, por isso, segundo ele, o pedido merece ser acolhido. Processo nº201700915732 (Texto: João Messias - Estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)

Justiça proíbe VIA 040 de fechar acesso à Churrascaria Garrote

  • Publicado em Cidade

Justiça proíbe VIA 040 de fechar acesso à Churrascaria Garrote

Desobediência à decisão acarretará em multa de R$ 10 mil reais por dia

(Por: Geovane José Leandro – GW)

Decisão proferida pelo Juiz  Dr. Thiago Inácio de Oliveira, titular  da 2ª Vara Cível da Comarca de Cristalina, proíbe a concessionária que administra a BR 040 / Praça de pedágio, de fechar os acessos que levam à entrada da propriedade particular, denominada  CHURRASCARIA GARROTE. 

Na decisão, o magistrado consubstancia basicamente na obrigação de NÃO obstar o acesso às propriedades que margeiam a Rodovia 040, sob pena de multa diária de dez mil reais. Confira na íntegra a decisão judicial:



Protocolo n. 201700812585

D E C I S Ã O

                            Trata-se de AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER c/c TUTELA PROVISÓRIA INIBITÓRIA ajuizada por DEMILSON GURGEL DE FREITAS em face de CONCESSIONÁRIA BR 040 S/A – VIA 040, partes qualificadas nos autos.

                            Narrou o requerente ser proprietário de gleba terras, na qual funciona o estabelecimento comercial Churrascaria Garrote, localizado na BR 040, neste município de Cristalina.

                            Sustentou que a demanda possui contrato de concessão para exploração da infraestrutura e prestação de serviço público no trecho Brasília/DF – Juiz de Fora/MG em relação à Rodovia Federal BR-040.

                            Prosseguiu afirmando que em decorrência do mencionado contrato de concessão, ficou acordado que seria flexibilizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e requerida, que a regularização do acesso às propriedades que margeiam a rodovia seriam realizadas após a construção das vias marginais previstas no trecho.

                            Ressaltou que fora notificado pela requerida, sendo ameaçado de desocupação forçada, demolições, fechamento de acesso ao estabelecimento, cobrança de indenização etc.

                           

                            Pugnou pelo deferimento da tutela provisória de urgência, a fim de determinar à requerida que obste de obstruir o acesso existente aos estabelecimentos de propriedade do demandante, localizados entre os quilômetros 93+700 e 94+100 da sobredita Rodovia BR -040.

                            À causa foi atribuído o valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais).

                            Acompanharam a petição inicial os documentos de folhas 18/66.

                            Custas iniciais recolhidas (folha 67).

                            Autos conclusos.

                            É o relatório. Decido.

                                                                          

                            Os pressupostos processuais de desenvolvimento válido e regular bem como as condições da ação se encontram presentes de forma regular.

                            A tutela antecipada, espécie das tutelas de urgência, antecipa os efeitos do provimento final pretendido pelo requerente em observância ao princípio da efetividade, mas em detrimento aos princípios do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal, pois concede-se o direito pleiteado sem a entrega definitiva da tutela jurisdicional, carecendo assim de obediência a requisitos insculpidos na lei.

                            Em razão disso, o artigo 300 do Código de processo Civil exige a presença da probabilidade do direito (fumus boni iuris) e do perigo de dano (periculum in mora), e desde que não haja perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão (artigo 300, § 3º do CPC).

                            No caso vertente, verifico que presentes os requisitos ensejadores da concessão antecipada da medida. Senão vejamos.

                            No tocante à plausibilidade das alegações, numa análise sumária do contexto processual, verifico que verossímeis as alegações autorais, notadamente se confrontadas com os documentos de folhas 18 e 31.

                            O primeiro documento indica que o requerente é proprietário de área cujo acesso se dá pela rodovia BR -040.

                            Por sua vez, o documento encartado à folha 31, dá conta da existência de prévia negociação entre os litigantes e Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, sobre o objeto da demanda, ou seja, noticia que a regularização dos acessos se daria “somente após a construção das vias marginais”.

                            No que se refere ao perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo, igualmente, presente. Explico.

                            O documento de folhas 42/43, aponta notificação expedida ao requerente, a qual o adverte de possível fechamento do acesso à sua propriedade, já que a entrada, segundo a requerida, permanece irregular.

                            Não bastasse, colhe-se do mesmo documento prévio aviso de eventual demolição e cobranças de indenizações e multa, situações estas que podem gerar prejuízo ao demandante.

                            Por derradeiro, não se traduz em medida irreversível, tratando-se a espécie de tutela inibitória, consubstanciada em determinação de não fazer.

                            Ante o exposto, DEFIRO o pedido liminar pleiteado na exordial, e, por conseguinte, determino a expedição de mandado para intimação da parte requerida para que se abstenha de obstruir o acesso aos estabelecimentos comerciais do requerente, localizados às margens da Rodovia BR – 040, neste município de Cristalina, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais), limitada a 30 (trinta) dias, até ulterior provimento deste juízo.

                            Por outro lado, Cite-se a parte requerida e intime-a para comparecer à audiência de conciliação que designo para o dia 23 de maio  de 2017, às 09:00 horas, a ser realizada neste Fórum local, cientificando-a que o prazo de contestação correrá a partir da data da audiência de tentativa de conciliação realizada em que não se logre êxito.

                            Consigne-se no mandado que a parte requerida pode manifestar desinteresse em conciliar no prazo de até 10 (dez) dias úteis antes da data da audiência de conciliação, caso em que, se o autor já havia manifestado desinteresse na petição inicial, o prazo para contestação será de 15 dias úteis, a partir do protocolo do pedido de cancelamento da audiência, ex vi do artigo 335, II do Código de Processo Civil.

                            Assinalo que o não comparecimento injustificado de qualquer parte na audiência, importará na aplicação de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor da causa (artigo 334, § 8º do CPC) e que a parte poderá constituir representante, por meio de procuração específica, com poderes para negociar e transigir, não se admitindo juntada posterior.

                            Intime-se a parte autora via diário da justiça, salvo se tratar de parte representada por advogado dativo, Ministério Público ou defensor público.

                            Intimem-se.

                            Cristalina/GO, 03 de abril de 2017.

THIAGO INÁCIO DE OLIVEIRA

JUIZ DE DIREITO

Em busca pelos familiares, vamos ajudar !!

  • Publicado em Cidade

Em busca pelos familiares, vamos ajudar !!

A senhora Marisa Rocha, filha do Sr Osvaldo Rocha Viana e dona Eurides, morando atualmente em São Paulo. Encontra-se em busca dos irmãos Roberto Carlos, Assis, Maria, Jerre e Milton Rocha Viana. Todos residentes em Cristalina.

De acordo com a senhora Marisa, quando do último contato com os familiares, estes residiam na rua 07 de setembro. No entanto, perderam-se os contatos.

Caso o leitor tenha alguma informação, gentileza entrar em contato com nossa Redação através do Whats (61) 9 9997 3713, para que possamos informar à dona Marisa Rocha.  (GW)

Servidores mantêm greve na rede estadual de Educação em Goiás

  • Publicado em Cidade

Servidores mantêm greve na rede estadual de Educação em Goiás

Paralisação começou no dia 15 de março. Categoria reivindica o pagamento do piso salarial e também plano de carreira para funcionários administrativos. Porém, governo se compromete em receber servidores na próxima 5ª feira.

A mobilização dos trabalhadores em Educação está surtindo efeito. Delegações de professores e de administrativos de todo o Estado lotaram a porta e as galerias da Alego (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás) na tarde desta terça-feira (04/04) e mais uma vez impediram a votação da PEC da Maldade (PEC 3458).

Ao final da Assembleia a presidenta do Sintego, Bia de Lima, recebeu a informação do relator da PEC 3458, o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), que ele não deu entrada na matéria na Comissão de Constituição e Justiça, informando que só vai encaminhar o seu relatório assim que os sindicatos tiveram audiência com o governador. Bia também foi informada de que o Sintego, juntamente com os sindicatos que compõe o Fórum Sindical serão recebidos em audiência com o governador Marconi Perillo e a equipe econômica do governo (Segplan, Sefaz) e Procuradoria para uma reunião na próxima quinta-feira (06/04).

A direção do Sintego vai para a mesa de negociações levando a proposta dos trabalhadores em Educação retirada na Assembleia Geral, propondo ao governo:

1 – a retirada da PEC 3458 (PEC da Morte) da pauta de votações da Assembleia Legislativa

2 – o pagamento do Piso dos professores e uma nova tabela para os  administrativos com um novo Plano de Carreira

3 – solução para os professores do Quadro Transitório da Educação;

4 – Reajuste de 50%  para os contratos temporários, que estão sem aumento salarial desde 2011;

6 – Concurso público para professores e administrativos de 1.000 vagas

Seduce

Bia de Lima salienta que nesta quarta-feira (05/04) uma delegação formada pela direção central e pelas direções regionais vai buscar audiência com a secretária Raquel Teixeira. De acordo com Bia, a secretária sinalizou que fez um estudo da pauta de reivindicações do Sintego e está pronto para encaminhar o mesmo para a equipe econômica do governo.

“Queremos conversar com a professora Raquel Teixeira sobre a pauta específica da Educação. Os trabalhadores em Educação não podem pagar com mais retirada de direitos o ajuste que este governo propõe nas contas publicas. Se é para economizar o governo tem de parar de dar perdão fiscal para as grandes empresas e fazer o corte nos grandes salários, estas sim são situações que impactam nas contas públicas”, reflete Bia.

Nova Assembleia

Uma nova Assembleia Geral está pré-marcada para a próxima terça-feira (11/04), mas dependendo da reunião de quinta-feira com o governador e a equipe econômica, esta pode ser antecipada ainda para esta semana. A direção do Sintego pede que os trabalhadores em Educação mantenham a vigília todas as tardes na Assembleia Legislativa, de maneira a manter a pressão sobre os deputados estaduais, impedindo que a PEC da Maldade seja votada. (Com informações do G1 e Sintego).

Apreensão de armas em Cristalina - ocorrência

  • Publicado em Cidade

Apreensão de armas em Cristalina - ocorrência

Polícia Civil de Goiás e Guarda Civil Municipal de Cristalina, apreendem armas de fogo em residência no Bairro Rio de Janeiro, o proprietário da residência assumiu a propriedade da armas e foi preso em flagrante.

No dia 03/04/2017, Policial Civil do Estado de Goiás, juntamente com Guarda Civil de Cristalina, retiraram das Ruas (03) armas de fogo, sendo (01) uma Espingarda calibre .12 de repetição, (01) uma espingarda calibre .22 e (01) revólver calibre .38, doze munições de calibre .12 é uma munição de calibre 38. Após Guardas Civis tomarem conhecimento que a pessoa de S.J.F.T, estaria de posse de tais objetos, a Polícia Civil através do Agente de Polícia Wiliam, foi comunicada de tal fato, em ato continuo foram realizados alguns levantamentos preliminares para apuração dá denuncia crime, com a confirmação dá veracidade dos fatos a PCGO em ação conjunta com GCM de Cristalina realizaram operação conjunta a qual culminou na Prisão em flagrante delito de S.J.F.T, pelo crime descrito no Artigo. 17, caput, dá lei 10.826/03 (comércio de arma de fogo), onde foram apreendidas três armas de fogo, em sua residência localizada na Quadra 6, do Bairro Rio de Janeiro, Cristalina-GO. S.J.F.T, assumiu propriedades e a vendas das armas, em seguida foi conduzido até a presença de Autoridade Polícia o qual ratificou voz de prisão. S.J.F.T encontra-se a disposição dá justiça. (A redação e informações são da GMC).

Professores, alunos e trabalhadores em Educação de Cristalina se mobilizam contra Reforma da Previdência e por melhorias nas escolas estaduais.

  • Publicado em Cidade

Professores, alunos e trabalhadores em Educação se mobilizam contra Reforma da Previdência e por melhorias nas escolas estaduais.

Por Geovane José Leandro

Fotos: Celso Henrique Costa

Manifestação – Na tarde de sexta-feira (31/03), professores, alunos, políticos locais e trabalhadores em Educação reuniram-se contra a Reforma da Previdência e as péssimas condições em que se encontram as escolas da rede estadual de ensino.

No ato, que se concentrou na praça Otto Mohn, seguindo por várias ruas de Cristalina, os mais de 400 participantes empunharam palavras de ordem contra o modelo em que o Governo Federal tem apresentado a Reforma da Previdência, bem como  das reivindicações por melhorias na estrutura educacional do Estado de Goiás.

Em greve já por mais de 03 semanas, profissionais e alunos do Colégio Estadual Olga Aguiar Mohn detalhou à reportagem as exigências para que possam voltar às salas de aula. Dentre elas, melhorias nas condições salariais dos professores (os quais estão sem data-base por mais de 02 anos e sem receber o piso salarial), reforma na estrutura física das escolas e concurso público para docentes e administrativos.  O manifesto também contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO) e o já tradicional “Fora Temer.”  

Cristalina - Secretaria municipal de saúde lança processo seletivo para Agentes comunitários de Saúde e de Endemias

  • Publicado em Cidade

Cristalina - Secretaria municipal de saúde lança processo seletivo para  Agentes comunitários de Saúde e de Endemias

Estarão abertas até o próximo dia 07 de abril, as inscrições para o processo seletivo para contratação de profissionais para atuarem como Agentes comunitários de saúde e Agentes de combate a endemias nas zonas urbana e rural. O recrutamento constará de análise curricular, entrevista com questionário de avaliação, dentre outras. A contratação será por tempo determinado. Sendo exigido nível de conhecimento e graus de complexidade compatível com a escolaridade e atribuições de cada cargo – (ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO). Onde, o regime Jurídico é o Estatutário e os contratos são por tempo determinado de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período de acordo com a conveniência da Administração Pública.

Os candidatos interessados em se inscrever, deverão procurar a sede da secretaria municipal de saúde, localizada na avenida Kaled Cozac Quadra 13 Lote 25 Loja 02 – Centro.

RONDA POLICIAL – Pane no sistema eletrônico da Caixa Econômica e Corpo carbonizado em Cristalina

RONDA POLICIAL – Pane no sistema eletrônico da Caixa Econômica e Corpo carbonizado em Cristalina

(Da redação – GW)

O sábado (01/04), foi de trabalho ostensivo para os profissionais de segurança pública de Cristalina. Logo pela manhã, a cidade foi surpreendida com a informação de um corpo carbonizado em uma “fogueira” de pneus nas imediações das pedreiras do Urubu. Acionada, a Polícia Militar e demais forças estiveram no local, até a chegada do Instituto Médico Legal , cujo recolheu os restos mortais para perícia. Até o fechamento desta matéria, a vítima não havia sido identificada.

Já no período da noite, foi a vez dos Bombeiros Militares, Polícia Militar e Guarda Municipal serem acionados em uma chamada na Caixa Econômica Federal, devido a um disparo no sistema de monitoramento da agência. Presentes no local, as forças de segurança constataram pelo menos de princípio, tratar apenas de uma pane no sistema elétrico / monitoramento da agência.

Também nesta noite, uma colisão entre dois veículos nas imediações da rua Augusto Severo (próximo à antiga rádio), levou a PM e GCM verificarem a diligência.

Atenção Cristalina, a 7ª arte chegou em nossa cidade !

Atenção Cristalina, a 7ª arte chegou em nossa cidade !

Prefeitura de Cristalina, Secretaria municipal de Educação, Caixa seguradora e Ministério da cultura apresentam o projeto: CINEMA É PRA VOCÊ, SIM !
Sessões com exibição de filmes nos próximos dias 04, 05 e 06 de abril, às 8:00, 10:00, 14:00, 16:00 e 19:00 horas, sempre na praça da Liberdade.
Junte os amigos, a família e venham curtir o melhor do cinema, sessões totalmente gratuitas.
CINEMA É PRA VOCÊ, SIM – Cultura e lazer ao seu alcance. Realização: Prefeitura de Cristalina, Secretaria municipal de Educação, Caixa seguradora e Ministério da Cultura. A gente se encontra por lá !
Obs: Apenas as sessões das 16:00 e 19:00 serão abertas ao grande público. As demais, durante o dia, são exclusivas aos alunos das escolas de Cristalina.

 

ATENÇÃO ACADÊMICOS DE DIREITO - HÁ VAGA PARA CRISTALINA

  • Publicado em Cidade

ATENÇÃO ACADÊMICOS DE DIREITO - HÁ VAGA PARA CRISTALINA

Inscrições para nova seleção de estagiários de Direito do MP terão início no dia 10 de abril

A Escola Superior do Ministério Público de Goiás (ESMP) informa que serão abertas no dia 10 de abril as inscrições preliminares para a 89ª seleção de estagiários em Direito do MP, cujo edital foi publicado na sexta-feira (24/3), no Diário Oficial Eletrônico da instituição (edição 1.890 do Domp). A seleção terá validade de um ano, prorrogável por igual período, a contar da data de sua homologação.

São oferecidas 31 vagas, além das que surgirem dentro do prazo de validade do certame (cadastro de reserva). A prova já tem data marcada – será aplicada no dia 21 de maio, das 8 às 12 horas, nas comarcas onde há Promotorias de Justiça participantes do certame.

Poderão participar do processo seletivo acadêmicos de Direito que cursem do 5º ao 8º período. O estagiário receberá bolsa mensal, cujo valor será fixado por portaria do procurador-geral de Justiça. Atualmente, o valor é de R$ 937,00. Também é pago auxílio transporte. A jornada de estágio é de 5 horas diárias e 25 horas semanais, compatíveis com o horário escolar.

Comarcas

O prazo de inscrição preliminar vai até 24 de abril, devendo o interessado se inscrever pelo site do MP-GO, na página principal ou pela página da Escola Superior (ESMP). O valor da taxa é de R$ 54,27, que deverá ser paga, impreterivelmente, até o primeiro dia útil após a data do encerramento das inscrições.

Serão selecionados estagiários para atuação específica nos órgãos de execução ou da área administrativa das promotorias instaladas nas seguintes comarcas (são 53 cidades): Acreúna, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Cachoeira Alta, Caçu, Caldas Novas, Cidade Ocidental, Corumbaíba, Cristalina, Cumari, Edéia, Formosa, Goianápolis, Goiandira, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Hidrolândia, Inhumas, Iporá, Israelândia, Itajá, Itapirapuã, Jussara, Luziânia, Mara Rosa, Mineiros, Montividiu, Morrinhos, Nerópolis, Niquelândia, Nova Crixás, Novo Gama, Orizona, Padre Bernardo, Petrolina de Goiás, Piracanjuba, Piranhas, Planaltina de Goiás, Posse, Rialma, Rio Verde, Rubiataba, Sanclerlândia, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Trindade, Uruana, Valparaíso de Goiás, Varjão e Vianópolis.

A seleção terá duas etapas: a primeira, que abrangerá a inscrição preliminar e prova escrita (objetiva e discursiva), e a segunda, com a realização da inscrição definitiva. Ambas ocorrerão na comarca para qual o candidato se inscreveu. Mais informações podem ser conferidas no edital. (Texto: Ana Cristina Arruda e Elaine Borges/Assessoria de Comunicação Social e Apoio Técnico em Comunicação da ESMP – Arte: Fabiana Figueiredo - ESMP)

Confusão com feridos marcou a madrugada de sexta na Cadeia de Cristalina

Confusão com feridos marcou a madrugada de sexta na Cadeia de Cristalina

Uma confusão ocorreu de forma isolada em uma das celas da cadeia de Cristalina na madrugada desta sexta-feira (23/03). Procurada pela redação do GW, a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária enviou a seguinte nota explicativa:

*NOTA-SEAP*

A Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) informa que, na madrugada desta sexta-feira (24/3), ocorreu confusão em uma cela da unidade prisional de Cristalina.

A imagem pode conter: texto

Após intervenção de servidores de plantão, três presos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e conduzidos ao Hospital Municipal da cidade. De acordo com a unidade médica, nenhum deles corre risco de morte.

A Seap esclarece que já adotou medidas disciplinares contra os envolvidos na briga.

*Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap)*

Senadora Lúcia Vânia viabiliza 1 milhão de reais para a Saúde em Cristalina

  • Publicado em Cidade

Senadora Lúcia Vânia viabiliza 1 milhão de reais para a Saúde em  Cristalina

Honrando o compromisso assumido com o Prefeito Daniel do Sindicato e com os cristalinenses ainda do período de campanha eleitoral, quando a Senadora referiu-se ao então candidato ao Palácio Etiene Lepesqueur, que teria nela o carinho, o respeito e a condição de “madrinha” e que poderia contar com seu apoio em todos e quaisquer momentos no Congresso Nacional.

E para uma mulher de fibra como Lúcia Vânia (PSB), que traz já de outrora o slogan de que não promete, mas faz. A Senadora da República já se colocou à disposição da Terra dos Cristais e da Agricultura.

Felicíssima com a indicação e posse do seu nome para presidir a Comissão de Educação do Congresso, Lúcia Vânia já devolveu em dobro para Cristalina, sua satisfação e alegria para com a nossa gente. Isto, porque durante encontro com o Prefeito Daniel do Sindicato, que também faz parte da sigla partidária da Parlamentar, esta garantiu ao Chefe do Poder Executivo não só o apoio nos quesitos relacionados à Educação, mas também, a liberação de R$ 1 milhão de reais em emendas parlamentares para Cristalina. Isto mesmo, a Senadora Lúcia Vânia viabilizou R$ 1 milhão de reais em emendas parlamentares para o município de Cristalina.

Aplicação da verba 

Sempre preocupado com a boa gestão da verba pública, Daniel já tem planejado (em parceria com a Senadora), o destino certo de aplicação do dinheiro: SAÚDE - Foco primordial da gestão pessebista. Dos primeiros repasses, cujos estarão disponíveis a partir do meio deste ano, serão destinados para compra de aparelhos na área da saúde e construção de espaços ao atendimento dos pacientes.  

Mesmo enfrentando as dificuldades para “limpar” o nome da Prefeitura, haja vista ter recebido a gestão com uma dívida aproximada de 20 milhões de reais com a Previdência, (o que impossibilita a liberação de verbas para a cidade), Daniel Sabino Vaz tem solucionado estes e outros problemas para que as portas sejam abertas nos cenários Federal e Estadual, na busca de verbas e apoios para Cristalina. E é justamente esta dobradinha afinada que tem realizado com a sua “madrinha”, Senadora Lúcia Vânia.

À redação, o Prefeito destacou que atualmente, tem muito mais a agradecer, que pedir à Senadora. Citando que é de longas datas, a contribuição da Parlamentar para com o povo de Cristalina. “Hoje podemos enumerar as diversas vezes em que nossa cidade pôde contar com o apoio da Senadora. Temos por exemplo, a vitória nos assentamentos, onde por intermédio de uma ação de Lúcia Vânia no Tribunal de Contas da União – TCU, os pequenos produtores puderam contar com investimentos, em especial na região Três Barras. Outro ponto importante também defendido por nossa Senadora, diz respeito às orientações nos repassadas quanto a aplicação dos recursos oriundos do FNDE. Ela (a Senadora), como uma parlamentar extremamente municipalista, jamais deixou suas bases sem apoio. E isto nos faz estreitar ainda mais os vínculos políticos e de amizade.” Destacou o jovem prefeito da belíssima cidade do Entorno.

Pedágio

Outro tema também colocado na pauta de Daniel do Sindicato com Lúcia Vânia, foi a respeito da praça de Pedágio. Durante toda a semana, o Prefeito enfatizou aos diversos veículos de comunicação (Estadual e Nacional), os problemas enfrentados pelos moradores com a praça em um raio que compreende a área urbana de Cristalina. E do encontro com a Parlamentar, o assunto não poderia ficar de fora. A ela, o Prefeito explicou da tentativa de acordo com os responsáveis pela administração da rodovia e a negativa destes em tentar ao menos dialogar. Disse ainda, a maneira em que a praça de pedágio foi instalada no município – sem consulta pública e com vícios que privilegiaram inclusive propriedades particulares em áreas que circundam o local. Outro ponto destacado foi em relação à possível entrega da concessão da BR ao Governo Federal.

Atenção especial à Vila Andrade e bairros vizinhos

Como não poderia deixar de ser, Daniel do Sindicato também pediu à Senadora uma atenção especial no tocante às obras de revitalização e drenagem pluvial na Vila Andrade e bairros adjacentes. Obtendo de Lúcia Vânia uma resposta positiva em relação ao pedido -, “Tenho Cristalina em meu coração, e darei toda a atenção necessária à nossa gente”, afirmou a Senadora Lúcia Vânia ao Prefeito Daniel do Sindicato.

A seguir, ouça as palavras do Prefeito acerca da audiência com a Senadora. 

Secretaria Estadual de Educação divulga resultado do processo seletivo – Cristalina e Domiciano Ribeiro – Confiram !

  • Publicado em Cidade

Secretaria Estadual de Educação divulga resultado do processo seletivo – Cristalina e Domiciano Ribeiro – Confiram !

Os candidatos que realizaram o processo seletivo da Secretaria Estadual de Educação Cultura e Esporte de Goiás – Seduce, já podem conferir os resultados no link abaixo desta matéria.
Ao todo, foram mais de 40 mil candidatos em todo o Estado, concorrendo a vagas de auxiliar de secretaria, cozinheiro (a), higienizador, dentre outras áreas. O candidato cristalinense ao cargo de auxiliar de secretaria pode por exemplo, conferir seu nome no arquivo em PDF, a partir da página 380. Veja também, você que concorreu aos cargos para lotação em Domiciano Ribeiro. Boa sorte a todos – Confira em: http://www.portaldoservidor.go.gov.br/post/ver/218760/processo-seletivo-seduce

ATENDIMENTO DO SEBRAE EM CRISTALINA

  • Publicado em Cidade

ATENDIMENTO DO SEBRAE EM CRISTALINA

Parceria entre Prefeitura de Cristalina, ACAIC e Sebrae –GO, retomam atendimentos do Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas no município.
O Sebrae está atendendo na sede da Associação Comercial Agroindustrial, localizada na Rua 07 de setembro, próximo ao banco Itaú.

 

Visita pedagógica

  • Publicado em Cidade


Visita pedagógica

Como parte de um trabalho pedagógico realizado pelas professoras Lucilene Maciel e Vanderlene Cortes, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eduardo de Paiva puderam nesta terça-feira (21), conhecer um pouquinho mais e na prática, a estrutura e funcionamento dos Poderes Executivo e Legislativo.
Durante a visita realizada ao Prefeito, a garotada conversou com Daniel do Sindicato, fizeram perguntas e ainda tiveram um tempinho para um bate-papo descontraído com o Chefe do Poder Executivo.
De acordo com a diretora da Unidade Educacional Professora Evany Lopes, atividades desta modalidade ajudam a construir nas crianças, o real conhecimento e prática de cidadania e civismo.
E nas palavras do Prefeito, além da grata satisfação em poder “trocar um dedo de prosa” com os alunos, sentiu-se honrado em poder colaborar com a construção de cidadania das crianças e adolescentes. Para Daniel do Sindicato, diante da atual conjuntura tecnológica em que se passa o mundo, a escola precisa de fato trazer os conhecimentos práticos para o universo educacional. E são aulas assim que motivam e encorajam para que eles (os alunos) sintam prazer em estudar. Disse o Prefeito. (Ascom Municipal)

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sentadas

Suspeito de furtar casa é amarrado em poste e agredido por moradores

  • Publicado em Cidade

Suspeito de furtar casa é amarrado em poste e agredido por moradores

População alegou que homem havia furtado ferramentas, em Goiás.
Segundo a PM, ele foi levado para o 4º DP de Aparecida de Goiânia.

Um homem suspeito de furtar uma caixa de ferramentas dentro de uma casa foi agredido e amarrado em um poste por moradores, na quinta-feira (16), em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada para apurar o crime e, quando chegou ao local, se deparou com o suposto autor apreendido pela população.

O caso aconteceu no início da noite de quinta-feira na Rua Argel, no Setor Parque das Nações, em Aparecida de Goiânia. Após chegar ao local, os policiais conduziram o suspeito e a vítima até o 4º Distrito Policial, onde a ocorrência foi registrada e o homem autuado em flagrante por furto. Com o suspeito foi apreendida uma faca.

Segundo a assessoria de comunicação da PM, o homem tinha passagens pelos crimes de furto, injúria e ameaça. (Redação G1-GO / Foto PMGO).

Morre aos 71 anos, o ex-deputado Rubens Cosac

  • Publicado em Cidade

Morre aos 71 anos, o ex-deputado Rubens Cosac

Faleceu neste sábado, Dr. Rubens Edreira Cosac (*04/03/1946 / + 18/03/2017). Rubens Cosac atuou politicamente como Deputado Estadual, chegando a assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Mais tarde elegeu-se Deputado Federal, representando ali os interesses de nosso Estado.

PERFIL BIOGRÁFICO:

Dep. Fed. 1995-1999.

Rubens Cosac nasceu em Ipameri (GO) no dia 4 de março de 1946, filho de Munir Cosac e de Laura Edreira Cosac.

Formou-se em medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (MG) em 1974 e durante a graduação (1971-1972) foi presidente do Centro Acadêmico. Nesse mesmo ano ingressou na pós-graduação em pediatria no Hospital do Servidor Público (SP), onde ficou por dois anos. No ano seguinte ingressou na pós-graduação em clínica médica no Hospital das Forças Armadas (DF) e fez também pós-graduação em dermatologia no Hospital de Base de Brasília. Entre os anos de 1981 e 1982 foi presidente da Associação Médica de Ipameri – GO e diretor-clínico do Hospital São Paulo em Ipameri no biênio 1982-1983.

Iniciou sua carreira política em 1983, filiando-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Presidente do PMDB de Ipameri, tornou-se em 1985 superintendente regional da Legião Brasileira de Assistência (LBA) em Goiânia. Permaneceu em Goiânia até o ano seguinte, quando também deixou a presidência do PMDB de sua cidade.

Nas eleições de novembro de 1986 elegeu-se deputado estadual constituinte, tendo como redutos eleitorais a região sudeste de Goiás e a zona da estrada de ferro. Assumiu o mandato no início do ano seguinte e, neste mesmo ano, tornou-se presidente da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social e vice-líder do PMDB, onde permaneceu até o ano seguinte. Foi vice-presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigou o caso do césio 137 — o mais grave acidente radioativo do país causado pelo rompimento de uma cápsula dessa substância num ferro-velho em Goiânia, no mês de setembro de 1987 —, que levou à morte de quatro pessoas, atingiu mais de cem outras e obrigou o acompanhamento médico, por toda a vida, de algumas centenas delas. Cosac integrou também a CPI que investigou o endividamento do estado de Goiás. Em 1989 iniciou o biênio como primeiro-secretário da mesa da Assembleia Legislativa de Goiás. Nas eleições de outubro de 1990 reelegeu-se deputado estadual, reassumindo suas funções no início do ano seguinte, quando se tornou presidente da mesa da Assembleia.

Em 1991 foi representante do presidente da ALGO junto a BIRD nos EUA e membro da missão do Césio Radioativo na Itália. Em 1992 foi chefe da delegação parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás à Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro.

No pleito de outubro de 1994 foi eleito deputado federal, tendo assumido o mandato em fevereiro do ano seguinte. Dentre as principais emendas constitucionais propostas pelo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, votou a favor da quebra do monopólio dos estados na distribuição de gás natural, da quebra do monopólio das embarcações nacionais na navegação de cabotagem, da mudança no conceito de empresa nacional, da quebra do monopólio estatal das telecomunicações e da quebra do monopólio da Petrobras na exploração de petróleo.

Em junho de 1996 votou a favor da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), tributo de 0,2% sobre transações bancárias criado como fonte complementar de recursos para a saúde, em substituição ao Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF).

Votou a favor da emenda da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos em janeiro/fevereiro de 1997. Em novembro do mesmo ano, manifestou-se a favor da quebra da estabilidade do servidor público, item da reforma administrativa.

Em novembro de 1998 votou a favor do teto de 1.200 reais para aposentadorias no setor público e do estabelecimento de idade mínima e tempo de contribuição para o setor privado, itens que definiram a reforma da previdência.

Foi representante da Câmara dos Deputados na viagem à República Democrática da Coréia em 1996, na International Conference on the Safe and Resposible Use Chrysotyle, em 1997 no Canadá e na III Conferência Internacional dos Parlamentares de Origem Libanesa, em 1998 no Líbano.

Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 1999, ao fim da legislatura, sem ter concorrido à reeleição em outubro do ano anterior. Aposentou-se, em seguida, por motivo de doença.

Casou-se com a libanesa Lamis Cheadraoui Cosac, com quem teve três filhos. Sua esposa foi vice-prefeita (1989-1992) e prefeita de Ipameri (1993-1996) e deputada estadual (1999-2003). Em 2009 foi nomeada secretária extraordinária do governo de Goiás pelo governador Alcides Rodrigues.

Rubens Edreira Cosac – PMDB

Fonte:  Página Ipameri – interior de Goiás

Urgente !

  • Publicado em Cidade

Urgente !

Com o vazamento de uma adutora na praça da Liberdade, há possibilidade de falta de água por longo período em Cristalina. As equipes da Saneago já se encontram no local e a peça de reposição será buscada em Luziânia. (GW)

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Ipasgo para os servidores municipais de Cristalina

  • Publicado em Cidade


Ipasgo para os servidores municipais de Cristalina

 

Na tarde de quinta –feira (16/03), o Vice-Prefeito e Secretário de Administração Luiz Henrique de Barros apresentou aos servidores públicos municipais – (efetivos e comissionados) a proposta de implantação do plano de saúde em Cristalina. Conforme Luiz Henrique, com o convênio os servidores municipais que aderirem ao plano poderão contar com a assistência de cerca de 3.800 profissionais entre médicos, odontólogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. Além disso, cerca de 1 mil estabelecimentos entre, clínicas, hospitais e laboratórios credenciados em todo o Estado.

Como aderir ao plano

Para a inclusão no IPASGO Saúde é necessário a assinatura de um termo de adesão protocolado no momento de posse do servidor público ou a qualquer momento no posto de atendimento do próprio IPASGO ou no Vapt Vupt.
O plano de saúde conta com uma contribuição que é descontada mensalmente em folha de pagamento. Para servidores, os valores são de 3,81% para internação ou enfermaria e 12,48% para pacote especial que é destinado ao grupo familiar, cônjuge e crianças e menores de 18 anos.
O convênio também utiliza o cálculo atuarial, que é basicamente uma projeção de custos para cada faixa etária. Desta forma, os valores a serem pagos ao IPASGO mudam conforme a idade do beneficiário. Em Cristalina, o secretário de planejamento e gestão João Antonio Vaccaro Fachinello fará a interlocução entre a Administração e o plano de saúde.


Carências


O IPASGO tem como carências duas contribuições para consultas e exames: 180 dias pra internação, nove meses para partos e dois anos para pré-existência que é quando se adere o plano já com alguma doença.


Aplicativo


Segundo a assessoria de impressa do IPASGO, hoje o site serve como portal de informações como o manual para o usuário, onde se pode colher todo tipo de informação, inclusive as redes credenciadas. Além do site, foi produzido um aplicativo para smartphones chamado IPASGO Fácil. Nele o usuário pode agendar o seu atendimento e saber todas as redes credenciadas.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

50 VAGAS !

  • Publicado em Cidade

50 VAGAS !

Secretaria de Promoção Social e Cidadania fecha parceria com Instituto Mix e oportuniza cursos profissionalizantes

Por intermédio de parceria realizada entre a Secretaria de Promoção Social e o Instituto Mix de profissões, a Prefeitura de Cristalina ofertará 50 vagas para o curso PREPARAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MERCADO DE TRABALHO.  Sendo que a duração será de 02 meses, sempre  a partir das 19:00 horas. Interessados em se inscrever devem comparecer ao Instituto Mix, localizado na rua 07 de setembro, em frete à loja da Vivo.

Para as inscrições, é preciso levar – Cópia de RG e CPF (se menor de idade, cópias também do responsável).

Cópia de declaração de renda, cópia de comprovante de endereço e de comprovante de escolaridade. Sendo que a idade mínima para participar é de 16 anos. 

Em Cristalina, protesto contra pedágio marcou a tarde de quinta-feira (16)

  • Publicado em Cidade

Em Cristalina, protesto contra pedágio marcou a tarde de quinta-feira (16)

Mais uma vez indignados com o pagamento de pedágio dentro do perímetro urbano de Cristalina, produtores rurais, comerciantes e comunidade fizeram piquete às margens da BR 040.

Desta vez, os manifestantes se mobilizaram frente a uma estrada revitalizada pela Prefeitura e que corta aproximadamente 1 km, dando ao motorista uma alternativa contra a taxa considerada abusiva pelos moradores da cidade.

Ao discursar, o Prefeito Daniel do Sindicato levou aos presentes, um mapa demonstrando o que está previsto na Lei orgânica do município, onde o perímetro urbano corresponde a um raio de 10 km do centro da cidade. Outra preocupação de Daniel é com os moradores do Distrito de Campos Lindos e o povoado de São Bartolomeu. Sendo que o primeiro, a população não chega trafegar 2 km após o pedágio para adentrarem à GO 436, que dá acesso ao Distrito.

O movimento que também contou com a presença de agricultores que residem nas imediações, como é o caso da produtora rural Maritânia Paludo. Segundo ela, o prejuízo com o pedágio tem ultrapassado a casa dos 6 mil reais. Uma vez que sua propriedade fica a uma distância de apenas 5 km após a praça.

Já para o representante da Associação dos Irrigantes de Goiás – (Irrigo) Luiz Carlos Figueiredo, o transtorno com o pagamento do pedágio vem sendo  algo incalculável, ao ponto de estar gerando inclusive demissões nas fazendas que compõem a região do Vale do Pamplona. Uma vez que além de prejudicar a vinda dos estudantes para as escolas, os proprietários têm sido obrigados a arcarem com a contrapartida dos valores aos funcionários, sem falar no prejuízo  gerado quanto ao escoamento da safra agrícola, pontuou Figueiredo.

Outro também prejudicado é  o proprietário de uma Churrascaria às margens da estrada, para o empresário Wilhiam Gurgel, além da ameaça dos representantes da empresa responsável pela concessão da BR em “trancar” a entrada do comércio (pelo de fato de alegarem que veio do empresário, a permissão de novamente abrir a estrada que se encontra ao lado da churrascaria), viu ainda a queda nas vendas em decorrência da falta de um retorno nas imediações.  À reportagem, Gurgel explicou que não coube a ele, permitir ou não a abertura da estrada e sim, ao município, haja vista ser um espaço de domínio público.

Negociação

Após diversas tentativas de acordo, incluindo uma reunião com o jurídico da Via 040 na semana passada, o Prefeito Daniel do Sindicato resolveu acatar o pedido dos produtores e empresários, permitindo a revitalização da estrada que consiste no desvio alternativo ao pedágio.

Quando do encontro com os representantes da concessionária, estes afirmaram ao Executivo Municipal ser impossível estabelecer qualquer tipo de isenção aos veículos com placas de Cristalina. Segundo eles,  previa-se uma maior arrecadação com a praça, o que no entanto teve queda de 40% nos últimos meses. Também afirmaram que em decorrência da Operação lava Jato, o Governo Federal deixou de transferir os repasses firmados com a Agência Nacional de Transportes Terrestres – AnTT.  E que a previsão é de que até 2018, a administração da  BR seja devolvida para a administração pública. O que consequentemente, deixará de receber novos investimentos. Durante todas as reivindicações junto à Via 040, a Câmara de vereadores se fez presente.

Bandidos apedrejam ônibus em tentativa de assalto entre Cristalina e Luziânia

  • Publicado em Cidade

Bandidos apedrejam ônibus em tentativa de assalto entre Cristalina e Luziânia

Na noite de quinta-feira, um ônibus que trafegava na linha Paracatu – Brasília foi apedrejado por bandidos, em uma tentativa de assalto. Mesmo diante do desespero dos passageiros, o motorista conseguiu chegar até o Ciops de Luziânia, onde registrou a ocorrência. Alguns passageiros ficaram feridos. (Redação com informações da TV Anhanguera) 

APOIO AOS ESTUDANTES

  • Publicado em Cidade

APOIO AOS ESTUDANTES

Por 11 votos a 0, os estudantes de Cristalina conquistaram na quinta-feira (16/03), mais dois novos direitos: ajuda de custo para o transporte universitário e bolsa universitária municipal.

O projeto enviado pelo Executivo à Câmara foi votado e aprovado em uma sessão com análise criteriosa por parte dos vereadores, mas que não mediram esforços para que concluíssem na mesma quinta, a votação da proposta.

De acordo com o Prefeito Daniel do Sindicato, a aprovação da Câmara ao projeto representa a sensibilidade da Casa em consonância com as necessidades do município. Bem como, o avanço de oportunidades que Cristalina terá ao apoiar uma causa tão nobre quanto a educação.

Para concluir, a partir deste mês de março, os acadêmicos (bolsistas) e usuários do transporte universitário já contarão com os repasses financeiros, os quais serão efetuados por intermédio de convênios com as associações que os representam.

Confira ainda, a lista dos acadêmicos beneficiados com o programa Bolsa Universitária Municipal – (Com informações da Coordenação do programa na Secretaria de Educação):

 PEDAGOGIA

1.Adenilda Pereira Dias  

2.Allana do Vale Lopes  

3.Amanda Lourenço Santana 

4.Amanda Viana da Silva  

5.Ana Laura Costa Gonzaga

6.Camila da Silva Borges 

7. Claudernanda Silva de Lima

8.Cleide Maria da Silva

9.Cristiane Cardoso de Paula

10.Cristiane Rodrigues Ferreira  

11.Damiana Bis de Lima

12.Delmira Tavares dos Santos   

13.Eduarda Barcelar Honorato

14.Eduarda Lima dos Reis  

15.Elisabete Cunha da França  

16.Jeielma Fernandes Teixeira de Queiroz

17.Karina Alves da Silva

18.Kríscia Mayra Moisés Dutra 

19.Leila Lúcia Machado da Silva   

20.Leidhany Pedro da Silva   

21.Lidiane Jorge Gonçalves

22.Lorena Azevedo Araújo    

23.Ludmilla Gomes Gonçalves

24.Lucas Vidal dos Reis    

25.Magna de Souza Pereira     

26. Maria Laura Ribeiro Rocha

27.Maria Talita Rodrigues da SIlva

28.Marielle Eduarda Carvalho Dos Reis   

29.Mércia Aparecida de Souza   

30. Nathália Moreira Barreto do Nascimento  

31.Nayane da Costa Reis  

32.Nazaré Rodrigues Melo 

33.Patrícia Carlos de Sousa    

34.Rafaela Aparecida Nascimento Floriano   

35.Talita Assis Cozac  

36.Thaina Silva Alcântara 

37. Thalita Ricardo  Araujo Oliveira     

38.Silmara Dantas de Oliveira

39.Viviane Fátima de Paula

40.Luis Sérgio Severino Maciel

Pedagogia Veteranos

1.Amanda Cristina Magalhães Silva

2.Érica Lima Melo    

3.Fernanda Cambreá

4.Geovana de Paiva

5.Iara de Oliveira Santos

6.Lady Ane Campos Moreira

7.Laísla Valância Rocha da SIlva

8.Leonice de Jesus Silva

9.Lidiane Jorge Gonçalves

10.Maria Flor Xavier Gomes

11.Maria Ludmara da Silva Costa

12.Paloma Barbosa dos Santos

13.Rosineide Borges de Souza

14.Sabrina Athany Costa

15.Talita Sardinha de Freitas

16 Thábata Maria Souza Santos

17.Thaina Silva Alcântara

Administração

1.Adenilza Martins de Oliveira  

2.Aline Fernandes dos Reis                                              

3.Anne Rafaely Goularte dos Santos

4.Camila Ferreira Dias 

5.Damaris Queiroz da Silva

6.Daniele Alves Duarte        

7.Eduardo Klaus do Nascimento

8.Gabriel Oliveira de Souza  

9.Gabrielle Rodrigues Leitão

10.Gefferson Leal Rotondano  Filho

11.Gustavo Peixoto de Oliveira

12.Igor Inácio Borges da Silva

13.Jovânia Silva dos Reis

14.Juliana Rodrigues Rocha

15.Larissa Araújo Azavedo 

16.Lelia Pereira Ramos

17.Ludmila Pereira de Jesus

18.Maria Thaís Fernandes de Oliveira

19. Marco Aurélio Ribeiro Junior    

20.Paula de Jesus Passos

21.Richard Ferraz de Queiroz   

22.Suzana da Silva Rocha

23.Taynan Peixoto Tomari 

Administração veteranos

1.Alexandre Cavalcante Vidal   

2.Ana Carolina Pereira Borges

3.Ana Karoliny Gonçalves dos Santos

4.Ayrton Senna Campos e Silva

5.Eliza Santos de Moura

6.Ingrid Alves Caetano

7.Marcelo Alves da Silva  

8.Priscilla da Mata Amaral 

9.Tarek Kallout 

10.Tatiane Souza de Deus

11.Thaís Oliveira Honorato 

Direito

01.Aline Magela Silva   

02.Alisson de Souza Castro   

03.Ana Luiza Cordeiro Pereira Pinto

04.André Nei Buchett Filho  

05.Antônio Olímpio Nunes Franco Cortes da Silva 

06.Bárbara Ranielly Magalhães Alves

07.Bruna Pereira de Oliveira  

08.Bruna de Souza Rocha 

09..Bruno Hilário Ribeiro1

10.Cleber Donizete da Cruz

11.Dayana da Costa Reis

12.Fabíola Gomes de Brito Campos

13.Fernando Barbosa

14.Gabriela Ribeiro Silva   

15.Hana Aline Rosa do Nascimento

16.Isabela Farias dos Santos   

17.Juliano Serafim da Rocha    

18.Karoliny Porto Bazot  

19.Luana Duarte Neves   

20.Lucas Moreira Matos 

21.Lúcia de Almeida salgado

22.Marcos Pereira da Rocha 

23.Maria Paula Pereira Caixeta  

24.Maria Silvia Galhardo

25.Marta de Jesus dos Santos

26.Mateus Vinícius Gonçalves de Oliveira Carlota  

27.Morgana Arruda Lima  

28.Myller  Silvério de Sousa 

29.Natália Brisa de Souza Barbosa

30.Natanel Gonçalves da Costa  

31.Neli Vieira Martins

32.Paulo Henrique de O. Barcelar 

33.Paulo Sérgio Alves dos Santos Junior

34.Rafael de Souza Barreto

35.Renata Cristina da Costa 

36.Samara Silva dos Santos 

37.Samuel da Silva Vasconcelos

38.Sara dos Santos Wanderley

39.Tamires Cristina Rocha Ferboni

40.Thamara Sousa Martins

41.Túlio Henrique Gonçalves

42.Verônika Martin Aguiar 

43.Victor Hugo Almeida dos Santos 

44.Vitoria Gabrielly Lemes Salviano 

45.Weverson de Oliveira Gregório

46.Yasmine Sterfanny Alves Alcântara

47.Rene Silva de Oliveira

Veteranos Direito

1.Cristiana Cassimiro da Silva

2.Deived Rodriguês Bomtempo

3.Diego Assis de Oliveira

4.Edimilson Rodrigues da Silva

5.Elaine da Silva Brauna

6.Fayad  J. de Cunha Kouzak

7.Gabriela Cambrussi Matos

8.Geraldo Pereira de Oliveira Neto  

9.Gustavo Sfran Peixoto Rabelo 

10.Kayky Ribeiro da Silva

11.Leonardo Araujo Caldas

12.Luis Fernando Carvalho da Silva

13.Luiz Henrique Moreira Damaceno 

14.Luis Sérgio de Souza Padro

15.Renata Nascimento Floriano

16.Marcus Vinicius Gonzatti de Arruda

17.Mikaele Ribeiro Rocha

18.Michele Louzado dos Santos Dias

19.Simone Rodrigues Lima

20.Vilker Cunha Rosa Batista

A BELA DA VEZ

  • Publicado em Cidade

A BELA DA VEZ

Apaixonada por livros e um carinho especial pelos animais, esta edição do A BELA DA VEZ traz a universitária Anellise Ferraz Jovelli, de 19 anos.

Natural de Avaré - SP, residindo em Cristalina há 02  anos, nossa belíssima divide seu tempo em uma rotina entre o trabalho, faculdade, namoro e amigos.

 

Fotógrafo Lucas Adriano

Falta d’água - bomba queimada, baixo nível do reservatório e vandalismo prejudicam a distribuição em Cristalina

  • Publicado em Cidade

Falta d’água - bomba queimada, baixo nível do reservatório e vandalismo prejudicam a distribuição em Cristalina


Por vários dias, a comunidade tem reclamado da falta de água no município de Cristalina. Em busca de esclarecimentos, nossa redação conversou com o gerente do escritório local Wellington Santos. De acordo com ele, o problema tem ocorrido em decorrência do baixo nível no reservatório, a queima de uma bomba (que já foi consertada) e os atos de vandalismo praticados, por exemplo no Bairro Cristal. Local em que recentemente a empresa de saneamento realizou a substituição de peças para normalização do fornecimento de água.

Greve continua na rede estadual de educação em Cristalina

  • Publicado em Cidade

Greve continua na rede estadual de educação em Cristalina

Pelo segundo dia consecutivo, Professores e trabalhadores em Educação de rede estadual de ensino em Cristalina continuam com os braços cruzados em protesto contra as más condições de trabalho oferecidas pelo Governo do Estado.

Ontem, com o início do movimento, a redação conversou com o diretor do Colégio Estadual Olga Aguiar Mohn, Professor Deiler Martins, o qual relatou que a greve persistirá até que a Secretaria de Educação venha se manifestar com uma pauta favorável à categoria.

Das reivindicações da classe, constam de reposições salariais desde 2015, cumprimento da data-base e piso salarial, concurso público para professores e administrativo – este último por mais de 15 anos sem realização de nenhum certame, reforma dos prédios escolares, dentre outras solicitações.

Desde a tarde de ontem, alunos têm aderido ao movimento, em sinal de apoio aos professores.

À TV Anhanguera, a regional de ensino de Luziânia, cuja as escolas de Cristalina são jurisdicionadas, disse que não comentaria sobre o assunto.

Construção de uma creche e rampa para os skatistas - Manhã de interlocução entre o Prefeito Daniel do Sindicato, Vereador Marquinho Abrão e Comunidade

  • Publicado em Cidade

Construção de uma creche e rampa para os skatistas - Manhã de interlocução entre o Prefeito Daniel do Sindicato, Vereador Marquinho Abrão e Comunidade

Em uma série de audiências realizadas na manhã de quarta-feira (15), o Prefeito Daniel do Sindicato pôde ouvir sob a interlocução do Presidente do Legislativo Cristalinense Vereador Marquinho Abrão, as solicitações de diversos segmentos da sociedade.

Da primeira reunião, ambos ouviram do Pastor Volfran, da Igreja Batista Emanuel, pedido de apoio para construção de uma creche no município. Também na série de audiências, Abrão levou ao Executivo, as reivindicações de apoio às escolas da rede estadual de ensino, presentes em Cristalina. Em seguida, Daniel do Sindicato recebeu uma comissão dos skatistas de Cristalina. Momento em que os garotos solicitaram a construção de uma pista para a prática do esporte aqui na cidade. Sendo sugerida pelos mesmos, que a construção seja realizada na Praça Cordelino Lopes – (Três quadras). Ficando acertado que uma equipe da secretaria de obras aguardará um projeto idealizado com a participação deles (os skatistas) e o departamento de arquitetura e urbanismo da Prefeitura, para que tão logo possam dar início à revitalização da quadra e construção da rampa de skate. O grupo também solicitou a possibilidade de transporte para viagens durante a realização de atividades em cidades como Goiânia e Brasília.

Sociedade de proteção aos animais em Cristalina

  • Publicado em Cidade

Sociedade de proteção aos animais em Cristalina

Em um encontro ladeado pela Vereadora Luciana Cândida, representantes da associação de defesa e contra maus tratos aos animais levaram ao Prefeito Daniel do Sindicato a proposta de criação de um espaço adequado para que possam recolher e cuidar dos bichos soltos nas ruas.

De acordo com a Professora Denise Aragão, é crescente o número dos animais em situação de abandono no município. E como medida paliativa, sugeriu a possibilidade de um mutirão pelos bairros, para que estes animais possam ser castrados, até que tenham oportunidade da criação de um canil.

Do Prefeito, ouviram que analisará com atenção o pedido, solicitando das representantes a criação de um projeto, cujo possa direcionar a ajuda de custo para tal fim.

Já para a vereadora Luciana Cândida, esta é uma luta antiga.  A mesma já tem apresentado no Legislativo Municipal, projeto o qual preocupa com o tratamento e adoção dos animais em situação de rua.

Protocolado na Câmara, projeto que garante ajuda de custo no transporte universitário e bolsa universitária municipal.

  • Publicado em Cidade

Protocolado na Câmara, projeto que garante ajuda de custo no transporte universitário e bolsa universitária municipal.

O Poder Executivo protocolou na manhã desta segunda-feira (13/03) na Câmara Municipal, o projeto de lei apresentado pelo prefeito Daniel do Sindicato, que tem por objetivo contemplar com apoio financeiro os alunos do transporte universitário e propiciar a contrapartida aos acadêmicos matriculados nos cursos dentro do município de Cristalina.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Quando do encontro de Daniel do Sindicato com os estudantes ainda no mês passado, ficou acertado que estes criariam uma associação, a qual o valor financeiro seria repassado.

O projeto segue ainda esta semana para o plenário da Câmara. Onde, conforme o presidente Vereador Marquinho Abrão, espera ser votado pelos pares o quanto antes possível. Haja vista, ser uma proposta de extrema importância aos estudantes cristalinenses.

Confirmado: dois novos bebês estão com bactéria multirresistente colonizada

  • Publicado em Cidade

Confirmado: dois novos bebês estão com bactéria multirresistente colonizada

 

As crianças estavam internadas no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Esses são o terceiro caso só nesta semana. No primeiro a criança morreu na madrugada de segunda-feira (6/3). Outras duas mortes seguem em investigação

Mais dois bebês internados no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) estão com a bactéria multirresistente chamada Serratia colonizada. A confirmação é da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Os novos diagnósticos de colonização ocorreram na quinta (9/3) e sexta-feira (10/3). O paciente que foi reconhecido com a bactéria na quinta já estava com uma cirurgia marcada no Instituto de Cardiologia do DF e seguiu transferido para a unidade. O segundo, cujo caso foi confirmado na sexta, segue isolado no Hmib com quadro clínico estável.

Esses são o terceiro caso só nesta semana. No primeiro a criança morreu. O óbito foi constatado na madrugada de segunda-feira (6/3). Inicialmente estava confirmado, apenas, que ela tinha a bactéria colonizada. Depois a Secretaria de Saúde do DF confirmou a infecção. Outras duas mortes seguem em investigação: um dos casos é suspeito.

Para evitar novas ocorrências, a direção do hospital restringiu internações, separou equipes para atender aos bebês isolados e redirecionou partos para outras unidades de saúde. Além disso, a Superintendência da Região de Saúde Centro-Sul reduziu o atendimento no centro obstétrico do Hmib. 

Pelo menos até domingo (12/3) só serão atendidos casos em que os partos já estão previstos e nas circunstâncias de a paciente apresentar sangramento, período expulsivo e abortamentos. No entanto, as demandas emergenciais, inclusive aquelas que precisarem de cirurgia, também estão mantidas.

Os demais casos de baixo risco serão direcionados para os hospitais do Paranoá, Asa Norte e Samambaia. Já os de alto risco vão ser atendidos nos hospitais de Taguatinga e Samambaia, além do Hospital Universitário de Brasília (HUB) – [As informações e foto são do CorreioWeb / GW)

Confirmado: dois novos bebês estão com bactéria multirresistente colonizada

  • Publicado em Cidade

Confirmado: dois novos bebês estão com bactéria multirresistente colonizada

 

As crianças estavam internadas no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Esses são o terceiro caso só nesta semana. No primeiro a criança morreu na madrugada de segunda-feira (6/3). Outras duas mortes seguem em investigação

Mais dois bebês internados no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) estão com a bactéria multirresistente chamada Serratia colonizada. A confirmação é da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Os novos diagnósticos de colonização ocorreram na quinta (9/3) e sexta-feira (10/3). O paciente que foi reconhecido com a bactéria na quinta já estava com uma cirurgia marcada no Instituto de Cardiologia do DF e seguiu transferido para a unidade. O segundo, cujo caso foi confirmado na sexta, segue isolado no Hmib com quadro clínico estável.

Esses são o terceiro caso só nesta semana. No primeiro a criança morreu. O óbito foi constatado na madrugada de segunda-feira (6/3). Inicialmente estava confirmado, apenas, que ela tinha a bactéria colonizada. Depois a Secretaria de Saúde do DF confirmou a infecção. Outras duas mortes seguem em investigação: um dos casos é suspeito.

Para evitar novas ocorrências, a direção do hospital restringiu internações, separou equipes para atender aos bebês isolados e redirecionou partos para outras unidades de saúde. Além disso, a Superintendência da Região de Saúde Centro-Sul reduziu o atendimento no centro obstétrico do Hmib. 

Pelo menos até domingo (12/3) só serão atendidos casos em que os partos já estão previstos e nas circunstâncias de a paciente apresentar sangramento, período expulsivo e abortamentos. No entanto, as demandas emergenciais, inclusive aquelas que precisarem de cirurgia, também estão mantidas.

Os demais casos de baixo risco serão direcionados para os hospitais do Paranoá, Asa Norte e Samambaia. Já os de alto risco vão ser atendidos nos hospitais de Taguatinga e Samambaia, além do Hospital Universitário de Brasília (HUB) – [As informações e foto são do CorreioWeb / GW)

Confirmado: dois novos bebês estão com bactéria multirresistente colonizada

  • Publicado em Cidade

Confirmado: dois novos bebês estão com bactéria multirresistente colonizada

 

As crianças estavam internadas no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Esses são o terceiro caso só nesta semana. No primeiro a criança morreu na madrugada de segunda-feira (6/3). Outras duas mortes seguem em investigação

Mais dois bebês internados no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) estão com a bactéria multirresistente chamada Serratia colonizada. A confirmação é da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Os novos diagnósticos de colonização ocorreram na quinta (9/3) e sexta-feira (10/3). O paciente que foi reconhecido com a bactéria na quinta já estava com uma cirurgia marcada no Instituto de Cardiologia do DF e seguiu transferido para a unidade. O segundo, cujo caso foi confirmado na sexta, segue isolado no Hmib com quadro clínico estável.

Esses são o terceiro caso só nesta semana. No primeiro a criança morreu. O óbito foi constatado na madrugada de segunda-feira (6/3). Inicialmente estava confirmado, apenas, que ela tinha a bactéria colonizada. Depois a Secretaria de Saúde do DF confirmou a infecção. Outras duas mortes seguem em investigação: um dos casos é suspeito.

Para evitar novas ocorrências, a direção do hospital restringiu internações, separou equipes para atender aos bebês isolados e redirecionou partos para outras unidades de saúde. Além disso, a Superintendência da Região de Saúde Centro-Sul reduziu o atendimento no centro obstétrico do Hmib. 

Pelo menos até domingo (12/3) só serão atendidos casos em que os partos já estão previstos e nas circunstâncias de a paciente apresentar sangramento, período expulsivo e abortamentos. No entanto, as demandas emergenciais, inclusive aquelas que precisarem de cirurgia, também estão mantidas.

Os demais casos de baixo risco serão direcionados para os hospitais do Paranoá, Asa Norte e Samambaia. Já os de alto risco vão ser atendidos nos hospitais de Taguatinga e Samambaia, além do Hospital Universitário de Brasília (HUB) – [As informações e foto são do CorreioWeb / GW)

Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal está preso preventivamente acusado de estuprar o próprio filho de 9 anos.

Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal está preso preventivamente acusado de estuprar o próprio filho de 9 anos. Dauvandro Holanda Ayres é investigado pela Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) e está detido, desde 28 de fevereiro, no 6º Batalhão da PM, no Plano Piloto. Ele passou pelo do Batalhão de Choque (BPChoque) e pela Central Integrada de Atendimento e Despacho da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De acordo com informações da polícia, os abusos ocorrem desde o ano passado. A polícia tem posse de imagens feitas por um celular, que comprovam as agressões. Dauvandro também está sendo investigado por agressão e ameaça de morte à ex-esposa. Em novembro do ano passado, ela registrou ocorrência das agressões na 9ª Delegacia de Polícia.

Subtenente Domingos representa Cristalina em comemorações na EsSA

  • Publicado em Cidade

Subtenente Domingos representa Cristalina em comemorações na EsSA

 

Três Corações (MG)  - No dia 8 de março do corrente ano, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou o encontro da Turma de Formação do ano de 1981, Turma "Brigadeiro Eduardo Gomes".

Os integrantes e convidados tiveram momentos repletos de recordações, emoções e reencontros. O evento iniciou-se com a formatura da Escola e o desfile do grupamento formado pelos integrantes da Turma, relembrando o ano de 1981. Em seguida, foi inaugurada, nas instalações do Museu do 4º RCD, a placa do Jubileu de Coral da turma, alusiva aos 35 anos de formação.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Dando sequência às atividades, os integrantes visitaram o Espaço Cultural da ESA, percorreram instalações, participaram do culto ecumênico e assistiram ao avançar do rancho dos Alunos do CFS/17.

Encerrando as atividades, foi realizado um almoço de confraternização com a presença do Comandante e Subcomandante da ESA, dos integrantes da Turma de Formação de 1981, Turma "Brigadeiro Eduardo Gomes", e seus familiares.

Presente no evento, o Subtenente Domingos participou das comemorações, acompanhado do filho Júlio, cujo faz parte da Guarda Municipal de Cristalina. (Redação com informações do sítio da EsSA / Adaptado para o GW. Fotos: EsSA)

Programa Saúde em Movimento presente mais uma vez no Distrito de Campos Lindos

  • Publicado em Cidade

Programa Saúde em Movimento presente mais uma vez no Distrito de Campos Lindos

Em menos de 60 dias, o Programa Saúde em Movimento, parceria entre a Prefeitura de Cristalina e Clínica Móvel  Dr George Morais fez-se presente no Distrito de Campos Lindos.

Após passar pela sede da cidade de Cristalina e Distrito de Domiciano Ribeiro, em Ipameri. O programa que realiza diversos exames clínicos, desembarcou mais uma vez no bairro Marajó, distante cerca de 100 Km do centro da Serra dos Cristais.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

O projeto que conta com o apoio da Prefeitura de Cristalina, contou neste sábado (11/03) com a presença do Vice-Prefeito Luiz Henrique Trolle de Barros, o qual afirma que ações neste sentido visam dar maior atenção aos moradores do Distrito e bairros da cidade. Bem como, desafogar o sistema regular de saúde.

Confira agora, os principais momentos do programa. As imagens são dos enviados especiais Franklin Ribeiro e Sollano Batista.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas

 

Corpo de bebê é esmagado em caminhão de lixo em cidade do Entorno do DF

  • Publicado em Cidade

“Dá pra ver só as perninhas de fora”, disse uma agente da Polícia Civil. O corpo foi encontrado por agentes de limpeza na cidade

Os servidores da equipe de limpeza urbana de Águas Lindas (GO) presenciaram uma cena de horror na tarde desta sexta-feira (10/3). Ao fazerem o procedimento de prensagem do lixo no caminhão de coleta, avistaram o corpo de um bebê recém-nascido sendo esmagado.

De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado por volta das 15h e não se sabe se o recém-nascido foi jogado vivo no lixo. O caminhão ficou no pátio da delegacia aguardando a equipe de perícia.

Uma agente da Polícia Civil, que não quis se identificar, disse que ficou chocada com a cena. “Dá pra ver só as perninhas de fora. Eu não sei como alguém é capaz de fazer isso.” A polícia também irá investigar aonde o bebê foi retirado pelos lixeiros para tentar identificar os responsáveis pelo crime.

 

Por: Metrópole

Em Luziânia, Tático do 5º CRPM captura foragido da justiça de Cristalina.

  • Publicado em Cidade

Em Luziânia, Tático do 5º CRPM captura foragido da justiça de Cristalina.

Nesta quarta-feira, 08, a equipe tática do 5º CRPM composta pelo Sargento Rubens, Sargento Valnei e Sargento Cunha estava em patrulhamento pelo Parque Estrela Dalva II, em Luziânia, quando visualizou um homem transitando, em atitude suspeita, pela Rua Casimiro de Abreu e percebendo a presença policial, deitou-se em meio ao matagal.

Os policiais realizaram a abordagem e, no momento em que consultaram os dados pessoais dele, verificaram que havia um mandado de prisão em aberto em seu desfavor, oriundo da Vara de Execuções Penais de Cristalina, pelo crime de furto.

Assim, o foragido da justiça foi conduzido ao CIOPS, onde ficou à disposição da justiça. Polícia Militar de Goiás, sempre ao seu lado.

Fonte:  Soldado Luciana – Seção de Assessoria de Comunicação do 5º CRPM.

O descaso do Governo Estadual com a GO 436 em Cristalina e demais estradas é destaque no Jornal Nacional.

  • Publicado em Cidade

O descaso do Governo Estadual com a GO 436 em Cristalina e demais estradas é destaque no Jornal Nacional.

A voz dos produtores rurais em busca de uma solução para um problema que se arrasta por anos. Deixando um rastro de total prejuízo ao maior processo econômico de Cristalina.

Acompanhe a reportagem completa, no link do Jornal Nacional – (GW)  

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/03/estradas-em-pessimas-condicoes-podem-dobrar-preco-do-frete.html

Pagamento das Professoras em regime de contrato

  • Publicado em Cidade

Pagamento das Professoras em regime de contrato

Esclarecendo às inúmeras ligações para nossa Redação, conversamos com a Professora Nilda Gonzatti, Secretária de Educação e com Wisley Alcântara – Finanças. Ambos nos informaram que, em decorrência da entrega atrasada da documentação necessária por parte de um bom número de servidoras, a dificuldade das mesmas em transferir para as contas – salário (operação 001, por exemplo), o que por consequência atrasou a assinatura de todos os contratos, tornou-se inviável efetuar a liberação da folha em dia. No entanto, já está tudo pronto para que amanhã (sexta-feira – 10), já nas primeiras horas, seja realizado o processo de transferência, e as referidas profissionais já terão até o final do dia, os soldos creditados em suas contas.

PARA CUIDAR DA SAÚDE !

  • Publicado em Cidade


PARA CUIDAR DA SAÚDE !

Presença máxima da Comunidade - Bom dia Cristalina, dar-se início a mais uma edição do SAÚDE EM MOVIMENTO. Programa realizado em parceria Prefeitura de Cristalina e Clínica Móvel Dr. George Morais. Hoje, atendendo a todos os moradores dos bairros Lustosa, Cidade Nova, Sul I e II, Aeroporto, Rio de Janeiro, Guanabara, Novo Mutirão e demais setores da região.
Local: Escola Municipal Valdete dos Santos Abadia – Realização de diversos exames durante todo o dia.

Ações da Secretaria Municipal de Educação

  • Publicado em Cidade

Ações da Secretaria Municipal de Educação

 

As frentes de trabalho na Secretaria Municipal de Educação têm sido a todo vapor. Sob a coordenação do Prof. Nelson Rodrigues, a despensa da merenda escolar está repleta de alimentos, os quais são repassados semanalmente às unidades educacionais, atendendo mais de 12 mil alunos matriculados na rede. 
No início desta semana, a Secretaria Professora Nilda Gonzatti reinaugurou a creche Hipólita, na Vila Andrade. Segundo informações da diretora da unidade de educação infantil, inicialmente 150 crianças estão sendo atendidas diariamente, de 7:00 às 17:00. 
Já no dia 08, em comemoração ao Dia da Mulher, a coordenadora do Programa Saúde na Escola – (PSE), Enfermeira Noely de Morais realizou em parceria com outros órgãos da Administração Pública, na sede da Escola Municipal Valdete dos Santos Abadia, palestra explicativa contra violência à mulher e assuntos relacionados à segurança pública e conscientização dos jovens e adolescentes.

Parceria entre Prefeitura, Sebrae e Goiás Turismo eleva Cristalina para a Categoria C no circuito dos municípios brasileiros

  • Publicado em Cidade

Parceria entre Prefeitura, Sebrae e Goiás Turismo eleva Cristalina para a Categoria C no circuito dos municípios brasileiros

A decisão acaba de chegar à Redação. Sendo que em breve o Prefeito Daniel do Sindicato, através da Secretaria de Administração representada por Luiz Henrique de Barros encaminhará à Câmara, proposta para reestruturação da agenda turística do município.
Mas de fato, o que significa tal categoria ? A categorização, como é chamada, atende à necessidade do Ministério do Turismo, em aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o desempenho da economia do turismo de cada localidade.

Resultado de imagem para pedra chapéu do sol

 

Imagem: Internet 

ESPECIAL DIA DAS MULHERES

  • Publicado em Cidade


Com atenção voltada totalmente às mulheres, Prefeitura de Cristalina, Secretaria de Promoção Social e Clínica móvel Dr George Morais realizaram na quarta-feira (08), um dia de muita interação, sorteios de brindes, exames laboratoriais e carinho às mulheres cristalinenses. Inúmeras pessoas passaram pelo espaço da festa do Divino Espirito Santo durante o dia todo. Levando o atendimento até por volta das 23:00 horas. Para a Secretária da Pasta, Marleide de Barros, o dia foi de extremo significado para sua equipe, momento pelo qual puderam compartilhar com todas as mulheres presentes, algo especial de carinho, atenção e cuidado – “Estamos realizadas, este retorno é muito gratificante”, disse Marleide.
Já nesta quinta-feira (09), os exames continuaram com participação recorde da comunidade, na quadra da Escola Municipal Valdete dos Santos Abadia.
Com imagens de Sollano Batista e Franklin Ribeiro, acompanhe os melhores momentos da programação:

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e tabela

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, terno

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, comida

 

Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura Familiar buscam permanência da Emater - DF em Cristalina.

  • Publicado em Cidade


Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura Familiar buscam permanência da Emater - DF em Cristalina.


Diante da essencial parceria que a Emater DF vem desenvolvendo junto à pasta, bem como com os agricultores e pecuaristas de Cristalina, reuniram-se nesta quinta-feira (09), Prefeito Daniel do Sindicato, Secretário de Agricultura Familiar "Gilmarzinho" e representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural/DF. Dentre eles, o Presidente Argileu Martins, o Diretor Executivo Rodrigo Marques, o Assessor de Diretoria Ricardo Attuch e o Gerente local Wilhiam Barbosa. Momento em que dialogaram acerca da permanência da EMATER - DF no município. Vale ressaltar que o fato de Cristalina - (GO) compor a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE), parcerias desta modalidade têm significativa importância para o avanço econômico do país.

Praça de pedágio em Cristalina – Executivo e Legislativo cobram soluções sobre prejuízo causado ao bolso do cristalinense

  • Publicado em Cidade

Praça de pedágio em Cristalina – Executivo e Legislativo cobram soluções sobre prejuízo causado ao bolso do cristalinense

Em reunião ocorrida na tarde de terça-feira (07/03), os Poderes Executivo e Legislativo mantiveram diálogo com representantes da concessionária responsável pela rodovia BR 040. Durante o encontro, o Prefeito do Daniel do Sindicato, representantes do segmento agrícola e vereadores da base aliada apresentaram ao diretor de Relações Instituições da Via 040, Frederico Souza, as dificuldades e prejuízos causados pela presença de uma praça de pedágio localizada no perímetro urbano do município.

De acordo com os presentes, os transtornos causados pela cobrança do pedágio e a morosidade no que diz respeito às melhorias nos trechos que cortam Cristalina e Região Metropolitana do Distrito Federal têm sobressaído aos benefícios dos impostos arrecadados.

Representando o agronegócio, os produtores rurais Henrique Gonzatti e Luiz Figueiredo ressaltaram os problemas financeiros e de logística ocasionados com a presença da praça de pedágio na região. Segundo Gonzatti, torna-se impossível por exemplo, trafegar pelo local com uma máquina colheitadeira. “Hoje para deslocarmos até nossas propriedades, temos que desmontar nossas máquinas. Uma vez que tornou-se inviável passar pelo pedágio, talvez nossa solução esteja em criar uma estrada alternativa”, disse o produtor.

Já para o Prefeito Daniel do Sindicato, o prejuízo ao bolso do cidadão cristalinense tem sido enorme. “ __ Para se ter uma ideia, temos moradores do Distrito de Campos Lindos e Povoado de São Bartolomeu, ou até mesmo aqueles que moram pouco depois da praça de pedágio, que para vir à sede do município, chegam a pagar de duas até 04 tarifas. É inadmissível continuarmos enfrentando tal situação. Não estamos aqui para provocar um problema para a empresa responsável pela manutenção da rodovia, mas precisamos solucionar este impasse que tem prejudicado e muito, o cristalinense”, ressaltou o Prefeito.   

Ainda durante o encontro, os Legisladores cobraram uma solução a respeito da criação de túneis e passarelas nos trechos que cortam o perímetro urbano da cidade. Reforçado pela fala de Daniel, o transtorno causado por exemplo aos moradores do Bairro Cristal, com a retirada da lombada eletrônica e quebra-molas, no trevo que liga o centro da cidade ao bairro.

Pontos estratégicos

Argumentando que a Concessionário VIA 040 cumpre as normas estabelecidas no contrato firmado junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres, ainda do ano de 2013, Frederico Souza relatou que a proposta inicial para a rodovia, visa construir algumas passarelas e um túnel na altura da Vila Andrade. Mas que não se pode precisar exatamente o prazo para execução da obra. Uma vez que, tudo está encaminhando para que a concessionária devolva ao Governo Federal a administração da BR.

Ainda segundo Frederico Souza, a estimativa de receitas quando da instalação da praça de pedágio era algo além do arrecadado nos últimos tempos. “Temos tido uma queda de aproximadamente 40%. Por outro lado, a iniciativa pública federal não tem repassado os valores necessários para os reais investimentos na rodovia. Tudo leva a crer que devolveremos a gestão da estrada ao sistema público. Com isso, torna-se impossível viabilizar qualquer tipo de quebra de valores ou atendimento privilegiado aos veículos com origem de Cristalina. O que de fato deveria ter sido feito, foi quando da decisão do local onde seria construída a praça, ter estabelecido uma cooperação político-administrativa acerca do assunto. Hoje não temos muito o que fazer. Cumprimos as regras do contrato.” Concluiu Souza.

Solução jurídica

Diante de mais uma tentativa frustrada de negociação, Prefeitura, Câmara e Segmento do agronegócio propuseram se movimentar com a sociedade organizada, provocando juridicamente a AnTT, para que uma solução possa ser tomada o mais breve possível, a respeito do assunto. (Texto – Geovane José Leandro / Foto: Franklin Ribeiro)

Terça-feira violenta em Cristalina

Terça-feira violenta em Cristalina

Nesta terça-feira (07/03), a violência correu frouxo na Serra dos Cristais. De acordo com informações publicadas em grupos das redes sociais, logo no início da tarde, meliantes armados adentraram em uma loja de materiais de construção localizada no centro da cidade, momento em que deram voz de assalto.

Já no início da noite, por volta das 19:45, foi a vez de uma farmácia próxima do hospital. Onde dois elementos também assaltaram o estabelecimento, levando dinheiro e celulares dos funcionários.

A imagem pode conter: 1 pessoa, telefone e texto

Na semana passada, durante a madrugada, bandidos também fizeram um rombo em uma loja de móveis e eletrodomésticos. Para efetuarem o furto, quebraram a parede que fica no fundo da loja. Surrupiando da empresa, diversos produtos como notebooks, fritadeiras elétricas, dentre outros. Durante a ação, os meliantes, os quais se encontravam encapuzados e de poder uma lanterna, chegaram arrancar as câmeras de segurança do local. (GW) 

 

Jovem morre após ser atingido por empilhadeira enquanto trabalhava

  • Publicado em Cidade

Jovem morre após ser atingido por empilhadeira enquanto trabalhava

O jovem Bruno Canedo, de 20 anos, morreu após ser atingido por uma empilhadeira enquanto trabalhava em uma fazenda em Catalão, no sudeste de Goiás, na segunda-feira (6). Segundo funcionários, o rapaz ensacava soja quando houve o acidente.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A TV Anhanguera localizou os parentes do rapaz, mas eles não quiseram comentar o caso e disseram que ainda não tinham definido o local do sepultamento.

A Polícia Civil informou que apura as causas do acidente. Ao portal Catalão Notícias, a fazenda a qual o jovem Bruno Canedo trabalhava, enviou nota explicativa. Confira o que diz a nota, segundo o site: Nota de Esclarecimento da Fazenda Pouso Alegre – “ A Fazenda Pouso Alegre, local onde Bruno Canedo Pereira trabalhava, enviou uma nota ao Portal Catalão, onde lamenta profundamente a morte do funcionário. Segundo a nota, a Fazenda Pouso Alegre segue todas as normas relativas à segurança do trabalho, informa ainda que está prestando toda a assistência necessária e somente voltará a se pronunciar após apuradas as reais causas do episódio.” (As informações são do G1 Goiás / TV Anhanguera e Portal Catalão Notícias / GW)  

Quatro mortos em acidente entre Cristalina e Luziânia

  • Publicado em Cidade

Quatro pessoas morreram após o carro em que elas estavam bater de frente com um caminhão cegonha, na segunda-feira (6), na BR-040, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada, mas quando chegou ao local todos os ocupantes do veículo estavam mortos.

O acidente aconteceu na noite de segunda-feira, no km 31 da rodovia, no trecho entre Luziânia e Cristalina. Segundo o Corpo de Bombeiros, morreram no acidente Maria Delma Conceição da Costa, o filho dela, Francisco de Assis Costa Souza Neto, o motorista do carro, Manoel Damião da Silva, e a filha dele, Emanuela da Silva. O motorista do caminhão não se feriu no acidente.

A imagem pode conter: texto

De acordo com testemunhas, o carro em que as quatro vítimas estava invadiu a pista contrária e bateu de frente contra o caminhão.

Após a colisão, os pedaços do carro ficaram espalhados pela rodovia e o motor foi parar no acostamento da via. A frente da cabine do caminhão ficou destruída.

Além do Corpo de Bombeiros, funcionários da empresa que administra a rodovia e a Polícia Ténico-Científica foram chamados ao local. Eles tiveram que cortar parte do carro para fazer a retirada dos corpos, que foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia.

Imagem:Reprodução/TV Anhanguera

Por: G1GO

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO REMUNERADO

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO REMUNERADO

A agência do INSS de Cristalina disponibiliza de 02 vagas, sendo nas áreas de Direito e Administração, respectivamente. A bolsa estágio corresponde a R$ 560,00 mais benefícios. Interessados devem comparecer nesta quarta-feira 08/03, às 11:00 horas, na sede da agência, munidos de currículo e já preparados para a entrevista. (GW)

Educação municipal reinaugura creche Hipólita

  • Publicado em Cidade

Educação municipal reinaugura creche Hipólita

Depois de aproximadamente 02 anos desativada, a Secretaria Municipal de Educação reinaugurou na segunda-feira (06/03), a creche Hipólita, localizada no bairro Vila Andrade.

De início, a unidade de educação infantil atenderá 150 crianças, com horário entre 7:00 da manhã e 17:30 horas.  De acordo com a diretora Andréia Antunes do Amaral, a creche conta hoje com 30 funcionários e 06 turmas em pleno funcionamento. 

Cristalina na rota do ouro e dos cristais no turismo goiano

  • Publicado em Cidade

Cristalina na rota do ouro e dos cristais no turismo goiano


Cidades como Abadiânia, Alexânia, Cidade de Goiás, Corumbá, Cocalzinho, Jaraguá, Mossâmedes, Padre Bernardo, Pirenópolis e Cristalina compõem agora, a rota turística do ouro e dos cristais. Em recente reunião na Capital do Estado, representantes da Goiás Turismo e Prefeituras discutiram a respeito da implantação da nova rota e dos investimentos do Estado em relação ao crescimento do turismo nesta e em outras regiões. Para o Presidente Leandro Garcia e o Deputado Virmondes Cruvinel, membro da comissão de Turismo na Assembleia Legislativa, o foco primordial neste momento é utilizar as potencialidades destas cidades no que tange à geração de empregos, por intermédio de investimentos no setor de lazer e do turismo cultural e ecológico. Confira na entrevista a seguir:

Cassiana Tormin (PT) assumirá vaga na Assembleia Legislativa de Goiás

Uma decisão liminar emitida pelo Tribunal de Justiça de Goiás determinou que a suplente Cassiana Tormin assuma a cadeira de deputada estadual, na vaga de Renato de Castro, que deixou a Assembleia Legislativa de Goiás para assumir a prefeitura de Goianésia.

Inicialmente, quem assumiu foi o primeiro suplente, Karlos Cabral. No entanto, como o representante de Rio Verde trocou de partido, então a Justiça entendeu que Cabral abriu mão da suplência que, agora, foi destinada a Tormin.

Cassiana Tormin é do PT de Luziânia e deve já comparecer aos trabalhos da próxima sessão na Alego.

Por: A voz de Anápolis 

Suspeito de matar vítima a golpes de foice é preso em Luziânia

  • Publicado em Cidade

Suspeito de matar vítima a golpes de foice é preso em Luziânia

Um homem investigado por ter assassinado sua vítima a golpes de foice na quarta-feira (1º) em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Os policiais civis Jânio Cardoso e Brasiliano, juntamente com o delegado Maurício Passerini, cumpriram mandado de prisão temporária expedido contra William Mateus de Oliveira Batista (foto), 20 anos.

William é investigado por suspeita da prática de homicídio ocorrido a 9 de agosto do ano passado no bairro Residencial Alto dos Caraíbas, em Luziânia.

Pelo que foi apurado até o momento, no dia dos fatos a vítima, Jonatas da Costa Cardoso, estava no interior de sua residência quando William e um comparsa entraram e exigiram que ele entregasse uma réplica de arma de fogo conhecida como “paga-sapo”.

Diante da negativa, William e o comparsa passaram a agredir a vítima com golpes de foice, oportunidade em que sacaram armas de fogo e dispararam contra a cabeça de Jonatas, que morreu no local. (Redação – PCGO / GW)

Jovem de 18 anos é encontrada degolada em Samambaia

  • Publicado em Cidade

Jovem de 18 anos é encontrada degolada em Samambaia

Talita Moreira de Souza estava desaparecida desde as 6h de domingo. O corpo foi encontrado às margens da BR-060, mas a Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido cometido em outro local.

Uma jovem de 18 anos foi encontrada morta na tarde do último domingo (26/2), após ter sido dada como desaparecida pela família. O corpo, que só foi identificado um dia depois, é da técnica de enfermagem Talita Moreira de Souza. Segundo o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a moça estaria desaparecida desde as 6h de domingo.

O corpo de Talita foi encontrado em um matagal próximo à estrada que dá acesso ao acampamento Chico Mendes, em Samambaia. Ainda de acordo com a ocorrência, não havia documentos próximo à vitima, apenas uma nota de R$ 10 no bolso da calça que usava. Ela estava com um saco na cabeça e foi assassinada com um corte na garganta.

A morte da jovem causou comoção nas redes sociais. Na página pessoal de Talita no Facebook, amigos e parentes prestaram solidariedade e postaram mensagens de indignação. "Moça linda, que teve seus sonhos interrompidos de uma forma tão cruel, que Deus conforte o coração de toda família e que quem fez isso pague”, lamentou um deles. 

O caso é investigado na 32ª Delegacia da Polícia (Samambaia Sul). Segundo a PCDF, o ex-namorado de Talita é o principal suspeito, mas a corporação acredita que outras pessoas possam estar envolvidas no crime. Os dois mantiveram um relacionamento por dois anos e o homem, segundo informações dadas pela mãe em depoimento à polícia, não aceitava o fim do relacionamento e era tido como uma pessoa ciumenta.

Talita teria saído de casa por volta das 6h de domingo em direção ao trabalho. Ela atuava como profissional de saúde em um hospital particular no fim da Asa Norte. Preocupada porque a filha não voltou para casa após o plantão, das 7h às 19h do domingo, a mãe registrou ocorrência do desaparecimento no mesmo dia à noite. Nesse momento, a mulher não sabia que o corpo localizado era o da filha, porque a jovem estava sem documentos.

Segundo consta no registro da Polícia Civil, a chefe de Talita contou à mãe que a jovem sequer chegou à unidade de saúde no dia do desaparecimento. A ocorrência do desaparecimento foi registrada, então, na 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas). Mais tarde, a vítima foi reconhecida por familiares no Instituto de Medicina Legal (IML).

O delegado-chefe da 32ª DP, Júlio César de Oliveira Silva, responsável pelo caso, explicou que policiais conduziram o ex-namorado da vítima para prestar depoimento ainda no domingo. Segundo o investigador, ele negou participação no crime. “Estamos na fase de colher elementos para fundamentar os trabalhos. Em razão das ameaças que ele fazia à vítima, há indícios de que ele possa ter participação no crime, mas dificilmente uma pessoa participou desse ato sozinha”, ressaltou. Segundo ele, as características do crime levam a crer que o ato tenha sido cometido em outro local e que o corpo tenha sido levado às margens da BR-060 posteriormente.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer – Reportagem: Correio Braziliense - Isa Stacciarini , Priscilla Miranda*

Lúcia Vânia volta a criticar a base veladamente

  • Publicado em Cidade

Lúcia Vânia volta a criticar a base veladamente

Em entrevista para rádio 730 AM, senadora critica base aliada

A senadora Lúcia Vânia (PSB) se indispôs novamente com a base aliada durante o programa “Primeiro Tempo da Notícia”, da rádio 730 AM, na manhã desta quinta-feira, 2/3.

O programa é comandado pelos jornalistas Eduardo Horácio e Rubens Salomão.

A parlamentar defendeu o legado da filha Ana Carla Abrão, ex-secretária da Fazenda, e criticou a proposta do Governo de Goiás criar uma Secretaria de Habitação.

Lúcia Vânia disse que soube pelos jornais o interesse da administração pública. Para Lúcia, em um momento de crise, jamais aceitaria um cargo criado para gerar despesas.

A senadora tem antecipado os debates eleitorais de 2018, pois pretende disputar  as eleições ao Senado ou ao Governo de Goiás.

Por sua vez, o governador Marconi e os demais integrantes da base optaram em seguir com a agenda administrativa em vez de adiantar o debate eleitoral.

A senadora disse que o sistema eleitoral atual é injusto e necessita de uma reforma. Ela cogitou inclusive que não seria candidata ao governo no atual modelo.  Lúcia criticou o sistema em que um governador, sem se descompatibilizar, possa concorrer à reeleição – o que possivelmente ocorrerá com José Eliton, em 2018.

Outra indireta da parlamentar se refere ao fato de políticos viajarem constantemente para o exterior. “Estou trabalhando não fico viajando para o exterior”, disse a senadora para a rádio. (As informações são do DM)

Lúcia Vânia volta a criticar a base veladamente

Em entrevista para rádio 730 AM, senadora critica base aliada

A senadora Lúcia Vânia (PSB) se indispôs novamente com a base aliada durante o programa “Primeiro Tempo da Notícia”, da rádio 730 AM, na manhã desta quinta-feira, 2/3.

O programa é comandado pelos jornalistas Eduardo Horácio e Rubens Salomão.

A parlamentar defendeu o legado da filha Ana Carla Abrão, ex-secretária da Fazenda, e criticou a proposta do Governo de Goiás criar uma Secretaria de Habitação.

Lúcia Vânia disse que soube pelos jornais o interesse da administração pública. Para Lúcia, em um momento de crise, jamais aceitaria um cargo criado para gerar despesas.

A senadora tem antecipado os debates eleitorais de 2018, pois pretende disputar  as eleições ao Senado ou ao Governo de Goiás.

Por sua vez, o governador Marconi e os demais integrantes da base optaram em seguir com a agenda administrativa em vez de adiantar o debate eleitoral.

A senadora disse que o sistema eleitoral atual é injusto e necessita de uma reforma. Ela cogitou inclusive que não seria candidata ao governo no atual modelo.  Lúcia criticou o sistema em que um governador, sem se descompatibilizar, possa concorrer à reeleição – o que possivelmente ocorrerá com José Eliton, em 2018.

Outra indireta da parlamentar se refere ao fato de políticos viajarem constantemente para o exterior. “Estou trabalhando não fico viajando para o exterior”, disse a senadora para a rádio. (As informações são do DM)

 

ATENÇÃO SENHORES MORADORES DE CRISTALINA !

  • Publicado em Saúde

ATENÇÃO SENHORES MORADORES DE CRISTALINA !

A Prefeitura Municipal, através da Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Obras em parceria com o Governo de Goiás, informa à comunidade que realizará a partir do dia 07 de março, a campanha de combate ao mosquito da Dengue. Bem como, a realização do 1º manejo ambiental. Para tanto, será seguido o seguinte cronograma:

07/03 – Marajó

09/03 – Alphaville

13/03 – Cristalina

14/03 – Cristalina

15/03 – São Bartolomeu

18/03 – Cristalina

20/03 – Cristalina Velha

21/03 – Bairro JK / Belvedere

22/03 – DNER

23/03 – Centro

24/03 – Setor Noroeste

27/03 – Vila Militar / Jardim Planalto

28/03 – Setor Oeste

29/03 – Setor Aeroporto

30/03 – Setor Sul I e II

31/03 – Santa Clara / Cidade Nova e Guanabara

03/04 – Rio de Janeiro

04/04 – Zona Sul Nova / Vila São João

05/04 – Henrique Côrtes / Vila Andrade

06/04 – Cristal e Bairro JK

Contamos com a colaboração de todos no combate ao mosquito transmissor da Dengue. 

AVISO IMPORTANTE – FUNCRISTAL

  • Publicado em Cidade

AVISO IMPORTANTE – FUNCRISTAL

O FunCristal comunica a todos os aposentados que o recadastramento 2017 será realizado no período de 01 a 31 de março nas sede do órgão – (Frente à Clínica Kitice). Favor comparecer levando todos os documentos pessoais  e fotografia 3x4. #COMPARTILHE !

Cristalina – Queda de energia deixa diversos bairros sem luz

  • Publicado em Cidade

Cristalina – Queda de energia deixa diversos bairros sem luz

Uma queda na linha de transmissão de energia elétrica deixou diversos bairros de Cristalina sem luz, na noite de ontem (27/02).

O apagão durou cerca de 30 minutos, atingindo a Vila São João, Cristalina Velha, Cristal, Jardim Planalto, parte do Centro, dentre outros bairros.

Ao GW, a Celga informou que tão logo foi comunicada, as equipes se deslocaram para manutenção da rede.

BELÍSSIMA

  • Publicado em Cidade

BELÍSSIMA

 De volta com a coluna  A BELA DA VEZ,  o GW  traz nesta edição a beleza e o carisma de Zara Scartezini Camargos.

Com a formatura em Direito já programada para o final de 2017, nossa futura advogada já pensa longe, tendo como foco as áreas criminal ou trabalhista. Mesmo mantendo um corpo perfeito, nossa bela da vez não esconde que é literalmente carnívora – “amo um bom e velho churrasco”, declara Zara.

Já no lado cult, nossa Princesa relata que gosta mesmo é de ler as boas páginas de um livro, sem deixar de lado, é claro, aquela sessão de filmes especiais, seja no cinema ou no aconchego do lar.  Por outro lado, é amante da natureza, sem dispensar uma pesada trilha aos finais de semana.

Esta é nossa BELA DA VEZ – Zara Scartezini Camargos. (GW)

Carnaval com 04 pessoas baleadas em Três Ranchos

Carnaval com 04 pessoas baleadas em Três Ranchos

Depois de Caldas Novas, Três Ranchos é o principal destino dos cristalinenses.

Quatro pessoas foram baleadas na noite de domingo (26) em uma casa após uma briga de trânsito em Três Ranchos, no sudeste de Goiás. O suspeito de atirar contra o grupo ainda não foi preso. A Polícia Civil já investiga o caso.

Segundo a polícia, um homem passava de carro pela rua durante a tarde quando acertou a perna de outra pessoa que seguia a pé. Com raiva, o pedestre chutou o veículo.

Durante a noite, o motorista retornou ao local e viu o homem que chutou seu carro junto com outros amigos. Ele sacou a arma e atirou várias vezes em direção ao grupo. Quatro pessoas foram baleadas. O criminoso fugiu em seguida.

Segundo a polícia, nenhum deles morreu. Um homem foi levado para Goiânia. Outros dois homens e uma mulher foram socorridos e levados para Catalão. (Redação com informações do G1 – Foto: Divulgação internet – GW)

Solicitação do leitor é atendida - animal morto é retirado do bairro JK

  • Publicado em Cidade

Solicitação do leitor é atendida  - animal morto é retirado do bairro JK

Neste domingo (26/02), o leitor Alex Marques, morador do bairro JK procurou a redação em busca de um desfecho para retirada de um cavalo que se encontrava morto nas imediações daquele bairro.

O GW manteve contato com as equipes responsáveis pela limpeza urbana do município de Cristalina e o problema foi prontamente resolvido. O animal foi retirado logo nas primeiras horas desta segunda-feira (27).

Jovem de 17 anos comete suicídio em quarto de hotel em Caldas Novas

Jovem de 17 anos comete suicídio em quarto de hotel em Caldas Novas

O Carnaval foi sinônimo de tragédia para a família de Lanna Katriny Ferreira do Nascimento. Isto porque no domingo (26/02), a jovem resolveu tirar sua vida com as próprias mãos. O fato aconteceu em um banheiro de hotel o qual se hospedava com familiares e amigos, na cidade de Caldas Novas – GO.

Das primeiras informações constam que a adolescente, natural de Catalão, teria entrado no banheiro do apartamento em que se encontrava hospedada e utilizando-se da mangueira do chuveiro, enforcou-se, tirando-lhe a própria vida. As equipes do Samu foram acionadas, no entanto, ao chegarem no local, a jovem já se encontrava morta. (Da Redação GW / Fotos: Divulgação – Redes Sociais)

Prefeitura de Cristalina repassa verbas ao Conselho de Segurança

  • Publicado em Cidade

Prefeitura de Cristalina  repassa  verbas ao Conselho de Segurança

Honrando os compromissos assumidos com o Conselho Comunitário de Segurança Pública, o Prefeito de Cristalina Daniel do Sindicato e o Vice Luiz Henrique repassaram na última semana, por intermédio dos cofres públicos, o valor referente à 1ª parcela do convênio com o Conselho Comunitário de Segurança Pública, o que corresponde a montante aproximado de R$ 27 mil.

Além do Conselho de Segurança, a gestão municipal assinou até no início do mês de fevereiro, convênios para repasse de verbas a instituições como Fundação Georgea Cristina, creches, dentre outras.

Ainda de acordo com o Prefeito, o mesmo modelo será seguido em relação aos repasses aos acadêmicos que estudam fora de Cristalina, no que diz respeito à ajuda de custo para o transporte universitário. Durante reunião no mês de fevereiro, ficou acertado entre as partes, a criação de uma associação que represente os acadêmicos, para que o recurso seja liberado.

Acerca do repasse desta primeira parcela, o Presidente do Conselho, Sr. Carlos Paulo –“Carlão” ressalta que já de imediato, será repassada para atendimento das demandas da cadeia pública, elevação do muro do CIOPS, ajuda de custo aos profissionais que residem fora e que precisam de apoio financeiro para estabelecer residência em Cristalina, dentre outras necessidades da área de segurança no município.

                                                                                                                                                              

Colisão com trem deixa caminhão destruído em Ipameri

  • Publicado em Cidade

Colisão com trem deixa caminhão destruído em Ipameri

IPAMERI -  O acidente provocou interdição em um trecho da ferrovia da GO 213 na vizinha Ipameri, na noite de sábado (25/02).

De acordo com informações de populares, um caminhão carregado de soja teria colidido com um trem por volta das 23hs de ontem, em um bairro residencial no município da região da Estrada de Ferro. “O local é escuro e mal sinalizado”, explicaram os moradores. O caminhão, com placa de Santa Cruz do Sul/RS saiu de Piracanjuba carregado com 32 mil quilos de soja com destino a Ipameri.

Segundo moradores das imediações, o veículo iria atravessar a rodovia batendo no trem, que, conforme informações, buzinou após a colisão e seguiu. Os dados foram confirmados pelo proprietário do veículo, Rodrigo André Beckenkamp, que seguia em comboio, dirigindo outra carreta. O motorista da carreta envolvida na colisão teve apenas escoriações leves e foi encaminhado para o Pronto Socorro em uma unidade de saúde do município de Ipameri. O condutor tem 25 anos e não havia sido identificado até o fechamento desta reportagem.

Na madrugada deste domingo, o Corpo de Bombeiros foi acionado novamente já que o caminhão estaria em chamas, ainda no local. A polícia investigará o caso. (Redação com informações do Repórter Cidadão / Foto: Zuhair Mohamed – O Popular - GW) 

Carro com placa de Cristalina pega fogo no PI, família toda morre

  • Publicado em Cidade

Carro com placa de Cristalina pega fogo no PI, família toda morre

A tragédia aconteceu  por volta das 20;30  h na BR 135 km 618 nas proximidades da entrada para a  cidade de Cristalândia-PI.

Um siena  placa de Cristalina-Go que trafegava no sentido Corrente colidiu frontalmente com um caminhão-pipa de Barreiras Bahia.

Conforme informações do policial militar Cláudio Cesar o motorista do caminhão relatou que foi tudo muito rápido. Disse que ouviu pedidos de socorro  de duas  vítimas presas às  ferragens, mas não houve tempo para socorrê-las.

"As quatro pessoas que estavam no siena morreram carbonizadas. Um caminhão pipa chegou a ser acionado, mas o siena já estava totalmente destruído(. Tudo indica que as

vítimas eram dois adultos e duas crianças.”  Disse o PM. Atenderam  a ocorrência o cabo Velton e soldado Cláudio Cesar. Não há informações sobre os nomes das vítimas.   (Os dados são do portal F 10)

Grave acidente mata nove pessoas na BR-020

  • Publicado em Cidade

Um grave acidente de trânsito ocorrido na tarde desta sexta-feira (24) deixou nove pessoas mortas na BR-020, próximo ao município goiano de Alvorada do Norte. Dois carros se chocaram de frente no Km 169 da rodovia, onde existe um trecho de pista simples e com permissão para ultrapassagem. Ainda não se sabe o motivo da colisão.

Um dos automóveis chegou a pegar fogo e os quatro ocupantes morreram carbonizados. Os bombeiros não conseguiram identificar os copos. No outro veículo, ocupado por dois casais e uma criança, apenas uma mulher chegou a ser encaminhada ainda com vida para o hospital, mas também não resistiu.

Por:JornaldeBrasília

Imagem: Divulgação

Deputados aprovam fim do horário de verão em Goiás

  • Publicado em Cidade
A matéria agora segue para sanção do governador Marconi Perillo (PSDB)

Deputados goianos aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira (21), em segunda e definitiva votação, o projeto de lei nº 3489/16, que extingue o horário de verão no Estado. A matéria agora segue para sanção do governador Marconi Perillo (PSDB).

O deputado Luis Cesar Bueno (PT), autor do projeto, não nega que a adoção do horário de verão reduz gastos com energia elétrica durante os meses em que vigora, mas afirma que, para tanto, a população brasileira acaba por sofrer graves consequências. “Ao adiantar em uma hora o relógio, as pessoas passam a se levantar mais cedo, sofrendo no próprio corpo as consequências que isso carreta, como sonolência, fadiga, dores de cabeça, falta de concentração e irritabilidade”, afirmou.

Em sua justificativa o parlamentar escreve que, expostos os fatos, cabe questionar se essa economia (de 4% a 5%) compensa os “enormes sacrifícios” impostos à população. Ele ainda diz que o horário de verão facilita crimes cometidos durante a madrugada. “A escuridão das primeiras horas da manhã abriga mal feitores de todos os quilates. O risco de ser vítima de assalto, roubos e outras espécies de violência é muito grande”, finalizou.

Por: emailgoias

Prefeitos do Entorno Sul debatem questões sobre saúde e meio ambiente

  • Publicado em Cidade

Prefeitos do Entorno Sul debatem questões sobre saúde e meio ambiente

Com o objetivo de discutir questões em prol do desenvolvimento da região do Entorno Sul, os prefeitos de Cidade Ocidental (Fábio Correa), Valparaíso de Goiás (Pábio Mossoró), Cristalina (Daniel do Sindicato) e Novo Gama (Sônia Chaves, representada pelo secretário de Infraestrutura, Marinaldo Almeida) se reuniram nesta quinta-feira (23/02), no Centro de Convenções Welcome Center, no condomínio Alphaville. O encontro contou com a participação de secretários dos quatro municípios, além dos vereadores de Cidade Ocidental.

Durante o encontro, os prefeitos debateram sobre os consórcios na área da saúde e o descarte correto do lixo. Anfitrião do evento, Fábio Correa destacou a importância de juntar forças com os prefeitos de municípios vizinhos para conseguir melhorar toda a região. “Unir todos os municípios significa crescer juntos. Temos uma grande demanda na área da saúde. Por isso, é importante todo mundo pressionar para que seja construído um hospital de referência na nossa região”, explicou.

Atualmente, Cidade Ocidental possui um aterro sanitário que chegou ao seu limite. Para Fábio é preciso planejar, se organizar e buscar saídas para a implantação de políticas de resíduos sólidos na região do Entorno Sul.

Na opinião de Pábio Mossoró, prefeito de Valparaíso de Goiás, os municípios possuem uma grande demanda em relação à área ecológica e ambiental.  “Nossa região precisa ser vista não só na época de eleições, temos que mostrar o grande potencial que temos. Esse encontro é apenas o primeiro, de muitos que ocorrerão ao longo da nossa gestão, é um pontapé inicial”, destacou.

Para o prefeito de Cristalina, Daniel do Sindicato, algumas cidades goianas menores estão mais avançadas que o Entorno Sul. “Por falta de união de nossos municípios, estamos perdendo algumas oportunidades e bons investimentos na nossa região. Precisamos mostrar ao governo estadual o potencial que o Entorno Sul possui, para isso, é necessário angariar cada vez mais recursos para nossos municípios”, defendeu Daniel.

Representando a prefeita de Novo Gama, Marinaldo Almeida, secretário de Infraestrutura, acredita que os problemas dos municípios são basicamente os mesmos e somente unindo forças será possível saná-los com mais facilidade.

Ao fim do encontro ficou decidido que serão criadas agendas entre os secretários municipais de cada município para que seja elaborado um plano de ação em cada área debatida. (Ascom – Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental / Cristalina)

Corpo de Bombeiro de Cristalina resgata vítima de afogamento em catra

  • Publicado em Cidade

Corpo de Bombeiro de Cristalina resgata vítima de afogamento em catra

Foi resgatado já sem vida, na tarde de quinta-feira (23/02), em uma catra (escavação comum na região em garimpos de cristais /retirada de areia, cuja armazena água durante o período chuvoso), localizada nas imediações do Bairro Cristal,  o corpo de Eduardo Rodrigues Ramos de 33 anos de idade.

O incidente ocorreu por volta das 14:00 horas, momento em que a vítima e mais dois amigos nadavam no local. Ainda segundo relato dos 02 sobreviventes aos Bombeiros, era comum a presença deles no local. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Formosa.

Participaram da operação que durou cerca de uma hora:  Tenente Francisco Lins, Sgt Rosa  e os Soldados Wanderson, Alcino e Coleto.  (Fotos: Bombeiro Militar –GO / GW)

Há vaga para Cristalina - Caixa Econômica Federal lança edital para vagas de estágios

  • Publicado em Cidade

Há vaga para Cristalina - Caixa Econômica Federal  lança edital para vagas de estágios

Com inscrições até o próximo dia 03 de março, a Caixa Econômica Federal  lançou edital para vagas de estágio.

Dos requisitos primordiais, o candidato interessado deve estar cursando o Ensino Médio regular, Eja ou curso técnico, ter no ato da convocação idade mínima de 16 anos e submeter às etapas de avaliação, as quais incluem provas objetivas on-line e entrevista pessoal em uma das unidades da Caixa Econômica.

A bolsa auxilia constitui de R$ 500,00 mais 160,00 em auxílio transporte / mensal.

Os interessados devem se inscrever pelo site –

http://www.ciee.org.br/portal/estudantes/pe/pseletivo/index_caixa-medio-tec_fev-17.asp  (GW)

RECLAMAÇÃO DO LEITOR - Vigilância Epidemiológica esclarece solicitação da comunidade

  • Publicado em Cidade

RECLAMAÇÃO DO LEITOR  - Vigilância Epidemiológica  esclarece solicitação da comunidade

A leitora Géssica Rodrigues do Bairro Zona Sul Nova encaminhou uma reclamação acerca dos lotes com sujeira e matagal, próximos à sua residência. O que consequentemente tem ajudado na proliferação de insetos e bichos como cobras e escorpiões.

A redação encaminhou à Coordenadora de Vigilância Epidemiológica /Sanitária, a referida reclamação. Obtendo do órgão, a seguinte resposta: “ Em breve, vamos nos reunir com os secretários de obras e meio ambiente, para que possamos realizar uma ação conjunta. Já para o mês de março, daremos início ao processo de manejo ambiental. O que inclui a limpeza dos terrenos baldios”, disse Neusa Bacelar.

Prefeito Daniel do Sindicato compõe diretoria executiva da Associação Goiana dos Municípios - AGM

  • Publicado em Cidade

Prefeito Daniel do Sindicato compõe diretoria executiva da Associação Goiana dos Municípios - AGM

Com eleição realizada nesta quarta-feira (22/02), a Associação Goiana dos Municípios (AGM) conta agora com o nome do Prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende à frente da Presidência.

O novo presidente (eleito por aclamação), substitui  Cleudes Baré, cujo comandou a AGM por dois mandatos. Já para a nova estrutura, Paulo Sérgio de Rezende contará com o apoio dos seguintes nomes para a diretoria executiva: Kelson Souza Vilarinho (1º Vice-Presidente – Cachoeira Alta); José Elias Fernandes (2º Vice-Presidente - Aragarças); Pablio Correia Lopes (Diretor Administrativo - Valparaiso de Goiás); Adalberto dos Santos Amorim (Diretor Administrativo Substituto - Paranaiguara); Cácio Moreira Adorno (Diretor Financeiro - Mossâmedes); e Daniel Sabino Vaz (Diretor Financeiro Substituto - Cristalina). Também foram eleitos o Conselho Deliberativo composto por 30 membros, o Conselho de Avaliação com cinco membros e o Conselho de Ética com 11 integrantes.

Além da eleição, também foi realizada a entrega do novo prédio da AGM, que passou por uma ampla reforma. A nova sede, mais moderna e confortável, já está funcionando e vai melhorar ainda mais o atendimento aos Municípios goianos. (Redação com informações da Assessoria de Imprensa – AGM / Foto: Divulgação)

Parque de exposições de Cristalina já conta com nova administração e estrutura logística

  • Publicado em Cidade

Parque de exposições de Cristalina já conta com nova administração e estrutura logística

Em recente conversa com o Flávio Meireles, Responsável Técnico pelo Parque de Exposições de Cristalina, este relatou as expectativas e realizações para o ano de 2017.  Segundo Flávio, ao assumir a responsabilidade pelo Parque, deparou-se com o local em total abandono e instalações destruídas. Além, de contas de energia superando o valor de R$ 6 mil reais. Mesmo com o quadro de abandono, Flávio arregaçou as mangas e foi trabalhar para melhorar a situação do espaço que já foi palco de shows e exposições de equipamentos agrícolas e que nos últimos anos estava sem nenhum uso efetivo.

Das primeiras providencias de melhorias já realizadas, é possível perceber ações como a numeração no pavilhão de animais, recuperação da pista de laço, roçagem de toda a área e doação de um caminhão de esterco para o Viveiro Municipal. Recentemente, foi realizado o levantamento topográfico, tendo em vista que ninguém conhecia o real tamanho destinado ao Parque. “Agora, conhecemos onde começam e terminam as dependências” afirmou Flávio Meireles.

Em relação às melhorias futuras, Meireles explica que o Projeto para Exposição Agropecuária está pronto, com algumas novidades sobre exposição de animais, mini fazenda em convênio com a Rede Terra, prova de laço com a final acontecendo em Cristalina, e com a participação  já confirmada de 07 cidades, reforma completa do tatersal e Shopping do Touro para comercialização de animais. Além de todo este trabalho já realizado no parque de exposições, o local está sendo usado para prática de treinamento da prova do tambor com mais de 10 amazonas e manobras radicais. “E ainda, a partir de agora, a juventude tem um espaço seguro para poder se divertir.” Disse Flávio Meireles. (Reportagem: Franklin Ribeiro e Geovane José Leandro) 

Guarda Municipal em ação – Abordagem a elemento com maconha e faca

  • Publicado em Cidade

Guarda Municipal em ação – Abordagem a elemento com maconha e faca

Na manhã de terça-feira (21/02) homens da Guarda Civil Municipal (GCM), em patrulhamento nas imediações da Rua Opala no Bairro Lustosa, avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Momento em que realizaram no dito cujo uma abordagem. Encontrando de posse do mesmo, uma porção esverdeada – “maconha” e uma faca. O elemento foi conduzido, juntamente com o material à Delegacia de Polícia Civil para que as providências cabíveis pudesse ser tomadas.

Já na semana passada, a GCM realizou em parceria com a Polícia Militar, diversas blitz em pontos estratégicos de Cristalina. Durante a operação foram abordados mais de 50 veículos, dentre motocicletas e carros. 28 autos de infração foram aplicados e 09 apreensões. O objetivo destas operações, visa dar mais segurança aos condutores e população em geral. É o que afirma Santos Alves, comandante da corporação.  

Intercâmbio no agronegócio

  • Publicado em Cidade

Intercâmbio no  agronegócio

O presidente da Irrigo Luiz Carlos Figueiredo e o presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Alécio Maróstica, receberam recentemente a visita do conselheiro de assuntos científicos e intercâmbios acadêmicos da Embaixada da República Federal da Alemanha, Thomas Schroder, e a Managing Director da Embaixada da Coreia do Sul, Savinna Suehyun Kavak. O objetivo da visita foi conhecer a produção de café e soja em Cristalina. Depois de uma apresentação sobre a produção no município, foi realizada uma visita técnica na Fazenda Figueiredo, Momento em que foi apresentada aos visitantes toda a tecnologia da produção de café e de soja. (Foto e texto – Sindicato Rural de Cristalina / GW)

ENTREVISTA

  • Publicado em Cidade

ENTREVISTA

Em entrevista à Rádio Líder FM, ontem(21/02), o Prefeito Daniel do Sindicato fez um balanço dos primeiros dias de Administração. Explicando os esforços que têm sido realizados em busca de melhoria para qualidade de vida dos cristalinenses. (Foto: Divulgação Facebook) 

Prefeitura de Cristalina assina convênio com a Fundação Georgea Cristina

  • Publicado em Cidade

Prefeitura de Cristalina assina convênio com a Fundação Georgea Cristina

Na série de assinaturas de convênios para repasse de verbas para as instituições sociais do município, durante a semana passada, foi a vez do Prefeito Daniel do Sindicato e Vice Luiz Henrique Barros assinarem a parceria com a Fundação Georgea Cristina.

A Fundação que tem por prioridade promover qualidade de vidas às pessoas em tratamento de câncer, dando suporte aos familiares e atuando como agente na prevenção da doença, também contará com o repasse de verbas municipais.

Para Sara Biachi Melo, Terapeuta Ocupacional e Gestora da Instituição, o apoio dado pelos Chefes do Executivo Municipal à Fundação, representa a certeza de que os trabalhos  terão continuidade, garantido a certeza de lutarem cada dia mais pela qualidade de vida das 180 pessoas atualmente cadastradas. (Foto: Divulgação)

Encontrado corpo de homem que estava desaparecido em Cristalina

  • Publicado em Cidade

Encontrado corpo de homem que estava desaparecido

Foi encontrado na terça-feira (21) em uma fazenda da região de Cristalina, o corpo do Sr. João Silvio Borges, de 58 anos. O mesmo estava desaparecido desde a semana passada.

O Instituto Médico Legal de Formosa foi acionado, tendo previsão de chegada do corpo para esta quarta (22).

De acordo com informações de familiares, o corpo não constava de sinais de violência. (GW)   

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Praça da Liberdade – Tiros seguido de óbito

Praça da Liberdade – Tiros seguidos de óbito

O crime aconteceu por volta das 20:30 horas deste domingo (19/02), quando dois elementos atingiram com 06 tiros, Marcelo Martins da Cruz, de 17  anos.

A Polícia Militar foi acionada e a vítima encaminhada ao hospital municipal, no entanto não resistiu, vindo a óbito. Os suspeitos evadiram-se do local. (Direto da Redação / Foto: Facebook)

Cristalina - Carreta pega fogo na BR 040

  • Publicado em Cidade

Cristalina - Carreta pega fogo na BR 040

O fato ocorreu no fim da tarde deste sábado (18/02), quando uma carreta sofreu uma pane em sua parte elétrica, pegando fogo na BR 040, altura do Bairro Cristal / próximo à base da concessionária que administra a rodovia.

Os bombeiros foram acionados para contenção das chamas. O motorista é de Cristalina e não sofreu nenhum ferimento.

A pista ficou interditada nos dois sentidos, sendo liberada por voltadas 19:00 horas. (Imagens- Weverton Cambraia – GW). 

ATENÇÃO !

  • Publicado em Cidade


ATENÇÃO !

A Secretaria de Promoção Social informa que encontram-se abertas as matrículas para ingresso no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – “antigo Peti.” Tendo como foco, crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos.
Endereço – Rua Getúlio Vargas, nº 1376 – Próximo à Academia Kodokan. Fone: 3612 3590. (Foto: Ilustração).

Transporte universitário – Acadêmicos firmam parceria com Prefeitura de Cristalina

  • Publicado em Cidade

Transporte universitário – Acadêmicos firmam parceria com Prefeitura de Cristalina

Como prometido pelo Prefeito Daniel do Sindicato, na tarde desta quarta-feira (15/02), acadêmicos e poder público firmaram parceria visando apoio financeiro quanto ao transporte universitário.

Conforme o Prefeito, neste primeiro momento será viabilizada uma contrapartida significativa aos estudantes. Porém, conforme orientações da Assessoria Jurídica, a melhor maneira se realizar tal parceria é por intermédio de repasses junto a uma associação que represente os acadêmicos.

Cientes das orientações, os acadêmicos se prontificaram em criar o referido colegiado para que a instituição esteja em prática, o quanto antes possível.

Indagado acerca de como será de fato realizada tal parceria, Daniel do Sindicato explicou que, neste primeiro momento, a proposta é atingir todos os estudantes, indiferente de qual área esteja cursando. Mas que para os próximos semestres, a administração municipal pensará nos alunos que venham ingressar em algum curso que não seja oferecido pelas faculdades de Cristalina. “___ Nossa proposta é valorizar o que temos, e precisamos contar com o apoio de todos vocês neste sentido. Pretendo futuramente reverter este valor no aumento de bolsas universitárias a serem aplicadas em nossa cidade”, disse o Prefeito.

Outro ponto de destaque durante o encontro, foi a firmeza de Daniel no que tange à valorização dos empresários que trabalham com o setor de ônibus, presentes no município de Cristalina. Aos acadêmicos, o Prefeito solicitou que busquem ao máximo, valorizar aqueles que aqui estão, pagando os impostos e gerando divisas econômicas para a cidade. Durante a reunião, ficaram designados o chefe de transporte escolar Fábio Barreto para que efetive toda a parte contábil e de logística e ainda,  Dr. Samuel Bispo para as diligências jurídicas de apoio aos acadêmicos.

Confira o resultado do encontro nas palavras da acadêmica de Fisioterapia da Faculdade Atenas, Tainá Tonaco. 

Tarde produtiva na agenda do Prefeito Daniel do Sindicato

  • Publicado em Cidade

Tarde produtiva na agenda do Prefeito Daniel do Sindicato

Na tarde desta quarta-feira (15), o Prefeito Daniel do Sindicato cumpriu uma longa e produtiva agenda. Dentre os tópicos mais importantes, Daniel contou com a presença do Sr Clóvis e Dona Hilda de Jesus. Moradores de Campos Lindos e grandes amigos do Prefeito, o casal ao visitá-lo pôde conversar com o Chefe do Poder Executivo, a respeito de melhorias e atenção aos moradores do Distrito.

Também nesta tarde, o Prefeito de Cristalina se reuniu com a comissão que representa os acadêmicos interessados no transporte universitário. Momento em que dialogaram, chegando a um acordo sobre o apoio a ser concedido aos estudantes. A matéria especial a respeito do assunto, você confere ainda hoje.

E ao finalizar o dia de trabalho, Daniel do Sindicato recebeu em seu gabinete  Dr George Morais e toda equipe do Saúde em Movimento. O programa que esteve em Cristalina desde o último domingo (12) contando com a parceria da Deputada Federal Flávia Morais (PDT) e Prefeitura, realizou inúmeros exames e atendimentos à comunidade. O primeiro dia de trabalho foi no Distrito de Campos Lindos, passando pelos bairros de Cristalina e encerrando hoje, na região Casa Branca.

Ainda durante a tarde de quarta, foi assinado o convênio para transferência de recursos para o CEBASC.

CRISTALINA - EXPEDIÇÃO SAÚDE

  • Publicado em Cidade

 

CRISTALINA - EXPEDIÇÃO SAÚDE

 

(Reportagem: Geovane José Leandro / Franklin Ribeiro / Fotos: Sollano Batista )

 

Sexta-feira 10 de fevereiro de 2017, hora - 7:30 da manhã, 40 dias da nova administração municipal. Local – Distrito de Campos Lindos, região localizada a 100 km da sede do município e com aproximadamente 15 mil habitantes. Uma comitiva formada pelo prefeito Daniel do Sindicato (PSB), acompanhado pelo Deputado Estadual Lincoln Tejota (PSD), vereadores Marcelo da Saúde (Marajó), Marcelo Enfermeiro, pastor Alfredo Pinow e demais lideranças desembarca em uma das regiões mais carentes do país.

Às margens da rodovia BR 251, que constantemente é cenário de tragédias envolvendo os moradores locais, os quais são também obrigados a conviver à sombra da violência (assaltos, furtos e homicídios), o Distrito que concentra basicamente 03 bairros – Marajó, Alphaville e Setor de Chácaras – passa a contar a partir daquele momento com um olhar profundo do Chefe do Poder Executivo e do Deputado que o acompanha.

Cortando estradas lamacentas, ruas esburacadas e sem a presença de qualquer infraestrutura, os visitantes chegam até um dos postos de atendimento médico da região. Logo de início, deparam-se com Camila Alves Passos, natural de Pirapora – MG e mãe de 02 filhos. A jovem, de jeito simples e um pouco acanhada, agradece ao Prefeito pelo tratamento dentário que vem realizando na unidade de saúde, e que inclusive considerou como muito bom.

Adentrando, Prefeito e Deputado são saudados pelos presentes, a quem estendem cumprimentos e reciprocidade. De olho na Farmácia, Daniel do Sindicato confere se a mesma possui os medicamentos básicos, constatando que sim. Na passagem pelos corredores, o Chefe do Executivo observa algumas cadeiras e macas utilizadas para atendimento aos pacientes.

Bom, a parte positiva para por aí. Estando ali justamente para ouvirem a comunidade e mostrá-la a Lincoln Tejota, em busca de apoio, Daniel é “bombardeado” de solicitações por parte dos moradores. A primeira, vem da auxiliar de enfermagem, Kátia Teixeira Passos. Moradora do Distrito desde 2010, Kátia reclama da falta de médicos, da carência de mais um dentista para que possa ampliar o atendimento para além de um dia ao mês. E questiona sobre as péssimas condições em que se encontram as estradas que ligam o setor de chácaras à região administrativa de Campos Lindos. Ao lado da mãe, o jovem Robson Luiz, de 17 anos, falante e reivindicador, destaca a importância do Prefeito Daniel do Sindicato visitar o local -, “o outro nem aqui pisava o pé, a não ser em época de eleição.” Disse enfático, o estudante de posicionamento firme e bom de oratória. Para ele (Robson), não existem muitas alternativas, ou ajuda em casa, ou arruma os dentes. Esperançoso, pede ajuda a Lincoln e Daniel. Atento à solicitação do jovem, o Prefeito lhe explica que pelo fato de ter assumido a administração recentemente, e com um imenso rombo financeiro, o que por vezes tem dificultado oportunizar um bom atendimento de imediato. Mas que sua prioridade (de Daniel do Sindicato), é olhar com máxima atenção a saúde do cristalinense. Garantido a Robson Luiz que o quanto antes, providenciará mais um dentista para atendimento na região. Já para dona Kátia, o Prefeito destacou que determinará ao Secretário de Saúde que contrate um profissional médico o quanto antes para a comunidade de Campos Lindos. Outro problema detectado e apresentado aos visitantes pelo vereador Marcelo da Saúde, é em relação à falta de ambulância. De acordo com o Legislador, torna-se difícil socorrer os casos mais graves, transferindo para as cidades vizinhas no Distrito Federal, uma vez que no Distrito não há uma ambulância. Daniel do Sindicato relata ao vereador que Cristalina acabara de adquirir mais uma ambulância e que encaminhará uma da frota para aquela comunidade.

Já de Lincoln Tejota, os presentes ouviram que além do apoio no tocante à saúde, buscará junto à Saneago, formas para implantação do sistema de água tratada – (a comunidade não conta com tal recurso). Tejota afirmou ainda que, com a venda das Centrais Elétricas de Goiás – CELG, o governador Marconi Perillo fatiará parte do dinheiro em prol de melhorias em todas as regiões do Estado. E que buscará junto a ele, apoio para melhorar a iluminação pública daqueles bairros. O que hoje, é considerada ineficiente. Para Lincoln Tejota, com esta medida, a comunidade será beneficiada inclusive com a redução de crimes, uma vez que com boa iluminação, torna-se mais difícil a presença de bandidos pelo Distrito de Campos Lindos.

Ainda no posto de atendimento médico do bairro Marajó, a Enfermeira Tais Rodrigues, responsável pela unidade, destacou que no mês de janeiro, o posto chegou atender 3 mil pacientes e que são realizados em média 80 acompanhamentos de pré-natal. Ao andar pelo interior do local, membros da Expedição Saúde depararam com um conjunto de lixo hospitalar. Presente ali, por mais de 03 meses. De pronto, a Enfermeira foi informada de que a empresa responsável pela coleta seria acionada para retirada dos dejetos. O vereador Marcelo Enfermeiro se comprometeu em cobrar ação rápida neste sentido.

 

Alphaville

Com uma demanda menor que a do bairro Marajó, a Enfermeira Silvana Gengnagel disse ao Deputado e Prefeito que já manteve contato com a Secretária de Promoção Social, Marleide de Barros, onde acertaram que mesmo com a presença de um clínico geral no posto de saúde, os pacientes necessitam ainda de atendimento especializado. E que o acordo feito com a Secretaria consta de encaminhar os profissionais para atendimento na região. O que segundo Silvana, torna-se viável. Evitando que entre 20 a 30 pessoas tenham que se deslocar até a sede do município de Cristalina. Ali, ao lado do posto de atendimento médico, a expedição presenciou a construção de uma nova creche – (paralisada na administração anterior) e que de acordo com o Prefeito Daniel do Sindicato, viabilizará recursos para que esta tenha sua conclusão efetivada o mais breve possível. Em coro com o Chefe do Executivo, Tejota ressaltou – “Já passei por muitas administrações e sei que nos primeiros meses, precisamos de um pouco de paciência. Não está sendo fácil para Daniel, e sabemos que até para mudarmos para uma casa, temos que lavar, arrumá-la. E este tem sido o atual momento de Cristalina. Buscarei parceria com a Agência Goiana de Habitação - Ageabh, em busca de um cheque-creche. Olhem para mim, para que possam me cobrar depois.” Disse Lincoln Tejota.

 

Hospital de Cristalina

De volta à sede do município, após passarem pela GO 436 totalmente esburacada. Estrada a qual, Daniel do Sindicato pediu apoio a Lincoln para que solicite ao Governo Estadual, maior empenho na recuperação da rodovia. Haja vista, ser ali, uma importante rota de escoamento agrícola.

Já no hospital, o momento foi de ouvir as reivindicações dos pacientes que ali se encontravam e verificarem a estrutura física de um prédio que segundo Daniel, foi realizada uma maquiagem durante os últimos tempos. Na unidade de saúde, já se encontravam esperando a Expedição Saúde, o Presidente da Câmara de Cristalina e Técnicos da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás – SES, acompanhados pelo Secretário do Município Bispo Moisés Camargos. Ao percorrem as alas do hospital, Daniel pôde mostrar à comitiva, a estrutura precária do prédio, bem como a falta de equipamentos hospitalares, tão propagada pela última gestão. “Hoje, Cristalina não está melhor equipada e com infraestrutura, unicamente por desmando político e falta de gerência política.”- Ponderou Daniel.

A ideia inicial de Daniel do Sindicato decorre em construir um novo hospital. Porém, foi informado por Deusdedith Vaz, Secretário Executivo da SES, que no momento as parcerias realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde, Governo Federal e Municípios tem tido por abrangência, os casos de reforma e ampliação. Mas que no futuro, tal solicitação poderá ser atendida.

Ainda conforme Deusdedith, o primeiro passo para que Cristalina receba as verbas relacionadas aos investimentos no Hospital Chaud Salles, faz-se necessário que o município elabore um protocolo de intenções, constando de uma leitura de necessidades de serviço, análise dos serviços que existem e o que são propostos, identificação das competências e atribuições básicas. Estando pronto o protocolo de intenções, retomam se à mesa para debaterem as devidas contrapartidas entre Estado e Município.

Outra abordagem relacionada à saúde do município foi apresentada pela Coordenadora Geral da Regional de Saúde do Entorno Sul, Marta Roriz. Para ela, a participação de Cristalina no Consórcio Intermunicipal de Saúde representará grande avanço para área. Concluindo, Daniel do Sindicato destacou que buscará com afinco, todos os recursos necessários para a melhoria na saúde de Cristalina.

Fábrica pronta em Cristalina espera energia há mais de 1 ano para começar a operar

  • Publicado em Cidade

Fábrica pronta em  Cristalina  espera energia há mais de 1 ano para começar a operar

Reportagem:  Asdrúbal Figueiró

Colaboração para o UOL, em Cristalina (GO / Republicado e adaptado- GW)

Quem sai da cidade de Cristalina (GO), no sentido de Brasília, avista o primeiro galpão industrial da BR-040 após cerca de 10 quilômetros. É uma construção de 2.000 metros quadrados, que abriga uma das mais modernas linhas de produção de ração para cães e gatos do Brasil. A instalação é a primeira filial da Nutridani, empresa com sede em Cambira, na região de Apucarana, norte do Paraná.

A primeira das três linhas de produção planejadas está pronta e deveria estar funcionando há mais de um ano, desde o final de 2015, mas não há energia para pô-la em funcionamento. Por causa disso, o projeto --que inclui ainda a construção de mais dois galpões para armazenagem-- está parado

Não há nenhuma movimentação de funcionários nem de caminhões, que deveriam abastecê-la com grãos de milho e soja produzidos na região.

A Prefeitura de Cristalina estima que a operação geraria 350 empregos, 300 deles fora da Nutridani. "Só na área industrial, nós criaríamos 40 empregos diretos, considerando um turno de trabalho e apenas a primeira linha das três planejadas", diz o gerente-geral da Nutridani, Mério Gallo.

A Nutridani não divulga o valor do investimento nem a expectativa de faturamento. Na época em que a obra foi anunciada, a Prefeitura de Cristalina divulgou que o investimento na primeira fase da obra seria de R$ 12 milhões. Segundo Gallo, cada linha teria capacidade para produzir 10 toneladas de ração por hora ou até 3.000 toneladas por mês, em dois turnos, a um valor de varejo superior a R$ 15 milhões.

Região rica, perto de Brasília 

A fábrica não fica em uma região carente, isolada, nem de difícil acesso. Ao contrário. Cristalina está a 130 quilômetros da capital federal, tem um dos dez maiores PIBs agrícolas do país e é cortada por duas estradas federais parcialmente duplicadas. A própria fábrica da Nutridani foi construída na rodovia que liga a cidade à capital do país, em um trecho já duplicado.

E energia também não falta. "Hoje, com a queda do consumo por conta da recessão e com o preço nas alturas, há uma folga na oferta de energia no país", diz o professor Amaro Pereira, da Coope, que coordena as pós-graduações em engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O problema, aqui, é de distribuição da energia, responsabilidade da Celg Distribuição. A empresa pertencia ao governo de Goiás, não foi privatizada nos anos 1990, acabou sendo absorvida pela Eletrobras, em 2015, e, no final de 2016, foi arrematada pelo grupo italiano Enel Brasil, por R$ 2,2 bilhões, no primeiro processo de privatização do governo Michel Temer.

Vacas leiteiras passando calor 

A falta de energia na região de Cristalina não afeta apenas a Nutridani. Ela prejudica também o agronegócio, esteio da economia local. "Nós recebemos 50 MW e, se recebêssemos mais 50 MW hoje, não haveria sobra. Iria tudo para projetos já instalados ou que estão à espera apenas da energia", disse o ex- secretário de desenvolvimento econômica do município, Carlos Sponchiado, quando da produção da matéria.

A falta de energia na região de Cristalina não afeta apenas a Nutridani. Ela prejudica também o agronegócio, esteio da economia local. "Nós recebemos 50 MW e, se recebêssemos mais 50 MW hoje, não haveria sobra. Iria tudo para projetos já instalados ou que estão à espera apenas da energia", diz o secretário de desenvolvimento econômica do município, Carlos Sponchiado.

A falta de energia em Cristalina teve consequências para 700 vacas leiteiras da raça holandesa da fazenda Figueiredo, que estão entre as mais produtivas do país, com média de mais de 30 litros de leite por dia por cabeça. Para atingir esse volume, as vacas não podem passar calor.

O "conforto térmico" dos animais é proporcionado por um sistema composto de chuveiros automáticos, como os de equipamentos anti-incêndio, e enormes ventiladores. Primeiro, os chuveiros molham as vacas, depois, os ventiladores entram em funcionamento para ajudar a evaporar a água do couro dos animais, reduzindo, assim, a temperatura do corpo deles.

Mas o processo todo consome energia. Sem energia suficiente para todo o rebanho de cerca de 2.000 animais, 700 deles foram descartados, ou seja, vendidos para abate em frigoríficos. "Sem o conforto térmico, o animal começa a sofrer, e a produtividade também cai", diz Luiz Carlos Figueiredo, que usa geradores a diesel para os momentos em que a energia, que já é insuficiente, cai.

Atraso de pelo menos três anos

 O diretor técnico da Celg Distribuição, Humberto Eustáquio, admite o atraso, de pelo menos três anos, nas obras para levar mais energia a Cristalina. De acordo com ele, a demora foi provocada por problemas nas quatro primeiras licitações para contratar a obra de ampliação da rede. "No final de 2015, relicitamos e finalmente conseguimos contratar."

Segundo ele, as obras na linha de transmissão de 52 quilômetros que levará a energia da subestação de Rio Vermelho, em Luziânia, a Cristalina deve ser entregue no meio do ano e está orçada em cerca de R$ 30 milhões.

Campos Lindos recebe Saúde em Movimento

  • Publicado em Saúde

Campos Lindos recebe Saúde em Movimento

(Reportagem: Geovane José Leandro / Franklin Ribeiro – Fotos: Sollano Batista)

O Distrito de Campos Lindos, localizado a 100 km da sede do município, recebeu no domingo (12/02) mais uma edição do Programa Saúde em Movimento. Parceria entre a Clínica Móvel Dr George Morais e Prefeitura de Cristalina.

Participando do projeto pela 3ª vez, dona Lucileia Moreira Gonçalves de 32 anos, natural da Bahia e moradora do Bairro Marajó há 03 anos, foi ao ginásio de esportes (local em que ônibus do Saúde em Movimento foi instalado) para fazer o exame de ultrassonografia. Da última vez que participou do projeto, dona Lucileia disse ter gostado muito ao realizar um exame de tireoide. Por isso estava ali logo cedo, pegando a senha para ser atendida pelo médico George Morais.

Outros que também levantaram cedo e já estavam aguardando para receber suas senhas, foram Dona Joana Pereira de Resende e Geraldo Pereira de Resende, casados, ambos com 65 anos. Dona Joana foi em busca de um exame de mama e o Sr. Geraldo, de próstata. Garantindo também terem sido bem atendidos desde a primeira edição do Saúde em Movimento naquela localidade, o casal não teve problemas em levantar cedo para realizar os procedimentos clínicos.

Equipamento de última geração

Com um novo ônibus e aparelhagem de ponta, o médico George Morais, especialista em ginecologia e imagem de ultrassonografia, garante que com o novo equipamento recém-adquirido, será possível dar maior qualidade no atendimento às gestantes. Já para a Deputada Federal Flavia Morais (PDT), esposa do médico e que o acompanha em todos  as realizações do programa pelo interior do Estado, seu mandato na Câmara Federal tem por prioridade a saúde do povo goiano. E esta é uma ação constante, que busca valorizar a saúde preventiva.  – “Estes são os exames que o paciente tem que fazer quando não está sentindo nada. Precisamos investir na saúde preventiva, está provado que os casos de câncer, por exemplo, quando descobertos em tempo hábil, em boa parte é possível reverter. E é por isso que apresentei no Congresso, a lei dos 60 dias, cuja dará prioridade para atendimento no SUS, para os pacientes que se encontram incluídos nestes casos. Outra ação importante que apresentei na Câmara foi sobre as emendas parlamentares as quais destinam verbas para a saúde em Cristalina, bem como, dos repasses para a APAE deste município.” Disse a Parlamentar.

Parceria e ambulância

Com a realização de parcerias entre a Clínica Móvel Dr George Morais e Prefeitura de Cristalina, inúmeros pacientes serão atendidos nos 04 dias em que o projeto permanecerá na cidade. Dos diversos procedimentos a serem realizados, o cidadão terá à sua disposição: exame do abdômen, próstata, pélvica, obstetrícia, mama, bolsa escrotal, hérnia, tireoide, endovaginal, eletrocardiograma e audiometria. Para o Prefeito Daniel do Sindicato (PSB) e seu Vice Luiz Henrique (PDT), são ações assim que demonstram o compromisso da administração municipal com a saúde dos cristalinenses. “Temos realizado diversas edições do programa em nossa cidade. E hoje, com aproximadamente 40 dias de gestão, já estivemos em Campos Lindos por 03 vezes. Nesta última semana, visitamos o Distrito na companhia do  Deputado Estadual Lincoln Tejota, onde pudemos mostrá-lo as dificuldades dos moradores desta região. Nos solicitaram presença de médicos, dentistas, água tratada, recuperação das estradas e de uma ambulância, pois a que se encontrava na unidade de saúde estava estragada desde o ano passado. Trouxemos hoje, a ambulância, levando a outra para o conserto. Ficando pronta, Campos Lindos terá à disposição os dois veículos para remoção dos pacientes. E já determinei ao Secretário de Saúde para que contrate os profissionais pedidos pela população. Saúde é e sempre será nossa prioridade”, enfatizou Daniel.

 

 

Por negligência em trabalho de parto a gestante em 2002, município de Cristalina é condenado

  • Publicado em Cidade

Por negligência em trabalho de parto a gestante em 2002, município de Cristalina é condenado

(Com informações  adaptadas do TJGO / Foto: Ilustração)

O município de Cristalina foi condenado pelo mau atendimento prestado no Hospital Chaud Salles – gerido pela Prefeitura – a uma gestante, acarretando em sofrimento fetal e em danos irreversíveis ao bebê, morto no decorrer do trâmite processual. Por causa disso, os pais serão indenizados em R$ 80 mil, referentes aos danos morais. A sentença é do juiz titular da comarca, Thiago Inácio de Oliveira.

Consta dos autos que a autora, Sandra Ribeiro, deu entrada na instituição de saúde no dia 1º de outubro de 2002, sentindo contrações. Ela estava na 39ª semana de gestação – momento considerado final da gravidez – e a bolsa já havia rompido. A mulher aguardou por três dias, sem receber os procedimentos adequados, e o parto só ocorreu no dia 4, quando foi transferida para o Hospital do Gama, no Distrito Federal.

Em decorrência da espera, Liandro, o filho de Sandra, sofreu de lesão isquêmica parenquimatosa grave, um comprometimento do cérebro que causa várias sequelas, como deficit motor, cognitivo e comportamental. Durante toda sua vida, o menino precisou de tratamento, remédios e dieta diferenciada e morreu após completar cinco anos de idade – hoje representado judicialmente pelo pai, Lindomar de Aguiar.

Para proferir a sentença, o magistrado analisou vários prontuários apresentados pelos autores e ouviu testemunhas, como o médico responsável pelo encaminhamento de Sandra ao outro hospital, no dia do parto. “(os documentos) demonstram que a grávida estava com ’perda do líquido meconial’ e somente duas horas e dez minutos depois é que há relato da transferência para o mencionado Hospital do Gama. Assim, reputo como presente o elemento da responsabilidade civil, qual seja, a conduta comissiva dotada de negligência e imperícia, e, ainda, omissiva por parte de agentes públicos”, ponderou.

Apesar de negar a responsabilidade, os representantes do município de Cristalina não apresentaram provas hábeis a comprovar a argumentação. “(apenas há) anotações da enfermagem no sentido de a demandante passar por contrações desde o primeiro dia da internação e nenhuma outra observação é vista na ficha clínica de qual procedimento foi realizado diante das queixas de cólicas e contrações”.

 

Atendimento incompleto

Na época, Sandra tinha 23 anos e não sofria de cardiopatia, diabetes ou quaisquer outras doenças que poderiam prejudicar o parto. Apesar de apresentar fortes dores e sangramento, a mulher recebeu, apenas, atendimento psicológico e teve um encaminhamento de exame, que constatou presença de mecônio no líquido amniótico, que ocorre devido a evacuação da criança na ocorrência de sofrimento fetal, ou seja, falta de oxigenação no útero.

Um dos médicos que atendeu a gestante, Dandy Yamauchi foi o responsável por pedir a transferência da paciente ao centro de saúde com mais recursos. Ele esclareceu que “se a bolsa rompe e não inicia-se o trabalho de parto, pode ocorrer sofrimento fetal, pois na ocorrência de diminuição do líquido, o bebê apresenta dificuldade para respirar e se movimentar”. O profissional também afirmou que a “conduta médica deve ser imediata para solucionar o problema”.

Diante do depoimento, o juiz Thiago Inácio de Oliveira ponderou que “verifica-se o nexo de causalidade entre o comportamento do (s) agente (s) e o resultado, pois se tivesse (m) agido com as cautelas exigidas, tal como o fez o médico depoente ao se deparar com a gravidade da situação, só que a destempo, não teria ocorrido sofrimento fetal ou no mínimo minimizado a angústia da parturiente e o sofrimento do nascituro”.

Em defesa, representantes do município alegaram que os médicos assumem obrigação de meio, e não de resultado. Entretanto, o magistrado destacou que ficou “cabalmente demonstrado no processo que o responsável pelo atendimento à paciente não realizou procedimento correto, nem de meio e tampouco de resultado”. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)



Promotorias de Cristalina terão novo horário de atendimento ao público

  • Publicado em Cidade

Promotorias de Cristalina terão novo horário de atendimento ao público

As Promotorias de Justiça de Cristalina comunicam que houve alteração no horário de atendimento ao público no órgão. Seguindo o disposto no artigo 3º do Ato PGJ nº 59/2014, esse atendimento passará a ser feito das 8 às 11 horas e das 13 às 18 horas, com observância das prioridades legais. (Texto: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Professor de dança é preso suspeito de estuprar aluno de 13 anos

Professor de dança é preso suspeito de estuprar aluno de 13 anos

Policiais civis lotados na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Luziânia cumpriram, no dia 6 de fevereiro, mandado de prisão temporária em desfavor de J.A.R, professor de dança, suspeito de estuprar e extorquir um adolescente de 13 anos de idade.

De acordo com as investigações, o homem marcou um horário com o adolescente para ensiná-lo a dançar. Ao chegar à casa do instrutor, o adolescente teria sido submetido a atos libidinosos. Após a prática do delito (estupro), o professor passou a extorquir o adolescente, constrangendo-o mediante grave ameaça a colocar créditos em seu celular, o que, de fato, foi realizado pela vítima. (Informações – PCGO / GO).

Preso homem que matou comparsa que quis devolver moto roubada

Preso homem que matou comparsa que quis devolver moto roubada


Policiais civis lotados no Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Novo Gama cumpriram, nessa terça-feira (7), mandado de prisão temporária em desfavor de Gleison de Amarinho Freire, investigado por homicídio qualificado e roubo majorado contra o próprio primo, crimes ocorridos em novembro do ano passado.

A investigação apurou que Gleison e a vítima, D.N.A, juntamente com outros indivíduos, roubaram uma motocicleta numa chácara, na zona rural de Novo Gama. Durante a ação criminosa, D.N.A teria reconhecido o proprietário da motocicleta roubada, pois ele era amigo de sua família, e resolveu voltar ao local do roubo para devolver o bem subtraído.

Ainda de acordo com as investigações, Gleison, não concordando com a decisão de D.N.A, se opôs à devolução da motocicleta. Os dois discutiram e Gleison efetuou disparos de arma de fogo contra seu comparsa, que foi socorrido, mas morreu no hospital. Tanto a vítima como o autor já haviam praticado diversos roubos juntos. (Informações PCGO –GW)

Diante do alto índice de criminalidade, Luziânia terá reforço na segurança pública

Diante do alto índice de criminalidade, Luziânia terá reforço na segurança pública

O governador Marconi Perillo determinou o envio das forças especiais da Polícia Militar de Goiás para auxiliar no combate à criminalidade no município de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Homens do Comando de Missões Especiais (CME), formado pelo Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAer), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) e Batalhão de Choque atuarão para atender a demandas de alta complexidade na região.

A determinação do governador sugere, ainda, urgência máxima na apuração de crimes mais graves, como homicídios. Procurado pelo prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin, Marconi chegou a conversar com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Alexandre de Moraes, sobre o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para o município, mas, após consulta à SSPAP-GO, houve o entendimento de que tropas goianas são suficientes para atender às demandas do município e região.

A decisão foi tomada em consonância com trabalho permanente realizado pelos departamentos de inteligência das forças policiais que monitoram anomalias e manchas criminais em todos os 246 municípios. As forças de segurança do estado estão convencidas de que a situação está sob controle, e que as polícias de Goiás têm plenas condições técnicas e de efetivo para elucidar e reprimir crimes, garantir a ordem e a paz social.

Ainda sobre o pedido do prefeito Cristóvão Tormin, o governador lembra que todas as providências estão sendo tomadas para a inauguração em breve de uma unidade da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), da Polícia Militar, na região do Entorno do DF, e que terá Luziânia como sede.

Investimentos

O governador Marconi Perillo enfatiza que o Governo de Goiás aplica cerca de 12,5% do Orçamento Anual do Estado nas políticas de combate e prevenção à criminalidade, valor inferior somente ao empregado nos programas na área da educação.  Lembra que os índices de violência vêm caindo em todo o Estado, e que o município de Luziânia vive uma situação especial que será enfrentada com ações ostensivas e preventivas a partir de uma atuação coordenada para garantir a tranquilidade da população.

As informações e fotos são da Assessoria de Comunicação da SSPAP-GO

BR 040 - Cansados dos assaltos ao transporte coletivo, passageiros reagem e furam olhos de meliante

BR 040 - Cansados dos assaltos ao transporte coletivo, passageiros reagem e furam olhos de meliante

Depois de sofrerem inúmeros assaltos dentro dos ônibus que ligam as cidades do Entorno ao Distrito Federal, nesta segunda-feira (06), após passarem por mais uma situação de violência, passageiros de uma linha na altura do Jardim do Ingá revidaram contra o peba. Atacando-o, dando-lhe uma surra da pesada. Ainda de acordo com populares, provavelmente os olhos do meliante foram perfurados.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e o peba encaminhado ao hospital, devido aos ferimentos. (Fotos: Redes sociais - GW)


 

Prefeitura de Cristalina celebra convênio com Conselho de segurança e entidades assistenciais

  • Publicado em Cidade

Prefeitura de Cristalina celebra convênio com Conselho de segurança e entidades assistenciais

O Prefeito Daniel do Sindicato e o Vice Luiz Henrique assinaram  na manhã de segunda (06/02) convênios com o Conselho de Segurança e entidades assistenciais como APAE, AME, Lar dos Idosos, creches, CEIS, dentre outras.  As parcerias garantirão a estas, repasse de auxílio financeiro. Para o Prefeito, ao celebrar tais convênios, a administração além de apoiar, dará possibilidade para que a verba pública possa ser gerida, conforme necessidades e anseios da sociedade. Já para o Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, a assinatura de parcerias desta natureza significa o real compromisso do Prefeito Daniel, com Cristalina. Bem como, a capacidade de transparência ao administrar o dinheiro público. "Tenhas certeza, Prefeito. Que nosso compromisso agora será ainda maior, na busca pela qualidade em segurança pública.", disse Carlos Roberto de Paulo - "Carlão."

Já para Ivone Scartezine, representante do Lar dos Idosos São Vicente Paulo, é possível ver com bons olhos o repasse do dinheiro para manutenção das coisas básicas da instituição. “Precisamos olhar com carinho os nossos idosos, pois eles só têm a nós. Além disso, precisamos contar com o apoio financeiro da parte governamental. Sendo que até este momento, só tivemos ‘convênio de papel.’ Recebemos em momentos anteriores, o equivalente a um mês e nada mais ”, frisou Scartezine. A esta, Daniel do Sindicato reforçou que os repasses serão realizados categoricamente em dia, designando ao secretário de finanças Wisley Alcântara para que se faça cumprir.  

Outro que também demonstrou satisfação com a assinatura das parcerias, foi o padre Bernardo Ave. Conforme o Reverendo, este apoio significa e muito para todas as crianças, em especial as atendidas pela AME e Creche São Francisco. Ave também indagou ao Prefeito Daniel, a respeito da construção da nova escola no bairro Rio de Janeiro. Uma vez que, segundo o Padre, tem aumentado e muito o número de crianças a serem atendidas no bairro Lustosa e adjacências. Tendo do Prefeito, a garantia de que já esteve em conversação com a subsecretaria regional de ensino de Luziânia e que até maio, será inaugurada a Escola Padrão Século XXI no bairro Rio de Janeiro. O que liberará a estrutura da Escola Adelvina Flores Ribeiro para implantação de um Centro de Ensino Infantil. Afirmações estas, endossadas pela secretaria municipal de educação Professora Nilda Gonzatti.

Transparência e parcerias

Ainda de acordo com o Prefeito Daniel do Sindicato e o Vice Luiz Henrique, a atual administração será sempre pautada pela transparência e diálogo com todos os segmentos da sociedade. Para deliberarmos a respeito de algum assunto relacionado ao comércio por exemplo, iremos conversar com a Associação Comercial, quando o assunto for segurança pública, falaremos com as entidades da área, conversaremos com o Conselho Comunitário. E assim faremos uma gestão clara e com a colaboração de todos.

 Construção do novo presídio

Com a presença de um representante da Polícia Militar durante a assinatura dos convênios, os gestores municipais destacaram também, o apoio logístico e de pessoal o qual vem sendo dado às Polícias Civil e Militar.  E ainda, da intenção conjunta em prol da construção do novo presídio de Cristalina. “Estivemos durante a semana passada em Goiânia, buscando apoio com os Deputados, para que antes do término do nosso mandato, possamos entregar a nova cadeia pública.” Disse Daniel.

Também na semana passada, órgãos do Poder Judiciário, Iniciativa privada, Câmara Municipal e Prefeitura de Cristalina estiveram analisando o espaço (terreno) para construção do novo sistema prisional da cidade.

Apoio universitário

Durante o encontro, Daniel do Sindicato aproveitou também, para apresentar aos presentes a proposta que consiste em subsidiar por intermédio de bolsas parciais  e apoio financeiro no que se refere ao pagamento de mensalidades e transporte universitário.

Para o Prefeito, mesmo recebendo a Administração em estado financeiro caótico, o momento agora é de se fazer andar os  projetos que beneficiam a comunidade cristalinense – “Estamos quitando o pagamento do mês de janeiro, e continuaremos fazendo o possível para mantermos a folha em dia. Colocamos os serviços essenciais como saúde, educação, transporte escolar e limpeza urbana em ação. Aos poucos e com uma dose de paciência, ajeitaremos a casa.” Pontuou Daniel.

Pagamento de dezembro

Presente na reunião que tratou da assinatura dos convênios, o secretário municipal de saúde, Bispo Moisés Camargos foi indagado pela redação, acerca do pagamento de dezembro dos profissionais credenciados. Momento em que respondeu estar em contato com o Ministério Público, na busca de orientação adequada para que tal pagamento seja realizado. Conforme o Bispo, o fato de não ter recebido a ordem / empenho de pagamento via governo anterior, tem dificultado realizar o procedimento. Uma vez que poderá sofrer penalidades baseadas na lei de responsabilidade fiscal. “Na próxima quarta-feira (08/02), estaremos conversando com o MP, para que este nos oriente qual melhor atitude a se tomar. O que for determinado, cumpriremos.” Relatou o secretário. (Texto – Geovane José Leandro / Imagens: Klick digital e Franklin Ribeiro). 

Expo Cerrado 2017

  • Publicado em Cidade

Com público recorde, exposição de implementos de última geração e pesquisas desenvolvidas na área agrícola, Cocari - Cristalina realiza neste sábado (04/01), VI ExpoCerrado. Ao participar do evento, o Prefeito Daniel do Sindicato garantiu que as portas da Administração estarão sempre abertas para o setor produtivo e que eventos desta modalidade contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de Cristalina.

Recuperação de estradas e pontes e reunião com a Emater – Uma semana dedicada aos agricultores

  • Publicado em Cidade

Recuperação de estradas e pontes e reunião com a Emater – Uma semana dedicada aos agricultores

(Por Geovane José Leandro e Franklin Ribeiro)

Os primeiros dias de fevereiro têm recebido total atenção da Administração Municipal. A começar, pela Secretaria de Agricultura Familiar que pretende entregar até sábado (04/02) a ponte que liga a região Casa Branca até o PA Presidente Lula e Vale do São Marcos. Projetada para uma durabilidade de no mínimo 15 anos, a construção da ponte é uma parceria entre a Prefeitura de Cristalina e agricultores daquela região. De acordo com o Secretário “Gilmarzinho”, a estrutura conta com 4,5 metros e atenderá aos produtores de leite, ônibus escolares e  demais usuários da região.

Estradas vicinais

Em outro extremo do município, equipes coordenadas por Paulo Menegatti e Zé Divino realizam a recuperação das estradas vicinais. Iniciada na região do Jatobá, a melhoria da estrada beneficiará imediatamente mais de 80 famílias. Uma vez que, é a principal via de ligação entre Cristalina e o Assentamento Vista Alegre.

Segundo Menegatti, se tudo correr bem em relação ao sistema climático – “sem chuva”, a recuperação da estrada será concluída o mais breve possível. Outro ponto importante destacado pelos coordenadores da Garagem Municipal, é que mesmo tendo recebido um maquinário totalmente sucateado, a equipe não tem medido esforços, colocando a “mão na massa” para realizar os trabalhos de recuperação das estradas. “Nossa meta é concluir em no máximo 06 meses, até 500 km da malha vicinal.”, Conclui Paulo.

Já para Zé Divino, além das estradas que cortam a zona rural, o foco será também nos bairros da cidade. Com uma atenção especial à Vila Andrade e demais regiões que enfrentam problemas com a falta de galerias pluviais. Temos buscado realizar um trabalho paliativo em cada bairro, mas conforme determinação do Prefeito Daniel do Sindicato, nossa meta será implantar as galerias pluviais, visando um trabalho concreto e definitivo em relação às erosões causadas pela chuva”, disse Zé Divino.

Parceria Prefeitura de Cristalina e Emater-GO

Outro ponto primordial discutido na quinta-feira (02/02), durante encontro do Prefeito Daniel do Sindicato, Presidente da Câmara Vereador Marquinho Abrão e representantes da Emater-GO, diz respeito a parceria a ser firmada com o objetivo de dar maior apoio técnico aos produtores de Cristalina. Para Antelmo Teixeira Alves - diretor de assistência técnica rural – ATER, o fato do município ter expressa relevância na agricultura e pecuária, em especial a leiteira, faz com que a Emater-GO tenha total interesse em desenvolver projetos na região. “Ofereceremos apoio logístico e de produção, ficando a cargo da Prefeitura, a contrapartida com recursos que viabilizem a concretização dos trabalhos.” Explicou Antelmo.

Para Alexandre Resende, supervisor regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-GO, este é o momento adequado para se firmar parcerias as quais possam se desenvolver em Cristalina, programas de inovação rural.

Apresentada a proposta ao Prefeito Daniel do Sindicato,  este demonstrou total afinidade para com as ideias, garantindo que é de interesse sim, da Administração, estabelecer qualquer modalidade de vínculo que possa fortalecer o agronegócio em Cristalina, do pequeno ao grande produtor. Ainda segundo o Prefeito, o agronegócio precisa ser respeitado pelo tanto que contribui para com o país, e o primeiro passo pode ser dado justamente por Cristalina, haja vista ser um dos maiores polos produtores do Brasil. “A Emater poderá contar sim, com nosso apoio”, afirmou Daniel.

Recuperação de estradas e pontes e reunião com a Emater – Uma semana dedicada aos agricultores

(Por Geovane José Leandro e Franklin Ribeiro)

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza

 

Os primeiros dias de fevereiro têm recebido total atenção da Administração Municipal. A começar, pela Secretaria de Agricultura Familiar que pretende entregar até sábado (04/02) a ponte que liga a região Casa Branca até o PA Presidente Lula e Vale do São Marcos. Projetada para uma durabilidade de no mínimo 15 anos, a construção da ponte é uma parceria entre a Prefeitura de Cristalina e agricultores daquela região. De acordo com o Secretário “Gilmarzinho”, a estrutura conta com 4,5 metros e atenderá aos produtores de leite, ônibus escolares e  demais usuários da região.

Estradas vicinais 

Em outro extremo do município, equipes coordenadas por Paulo Menegatti e Zé Divino realizam a recuperação das estradas vicinais. Iniciada na região do Jatobá, a melhoria da estrada beneficiará imediatamente mais de 80 famílias. Uma vez que, é a principal via de ligação entre Cristalina e o Assentamento Vista Alegre.

Segundo Menegatti, se tudo correr bem em relação ao sistema climático – “sem chuva”, a recuperação da estrada será concluída o mais breve possível. Outro ponto importante destacado pelos coordenadores da Garagem Municipal, é que mesmo tendo recebido um maquinário totalmente sucateado, a equipe não tem medido esforços, colocando a “mão na massa” para realizar os trabalhos de recuperação das estradas. “Nossa meta é concluir em no máximo 06 meses, até 500 km da malha vicinal.”, Conclui Paulo.

Para Zé Divino, além das estradas que cortam a zona rural, o foco será também nos bairros da cidade. Com uma atenção especial à Vila Andrade e demais regiões que enfrentam problemas com a falta de galerias pluviais. Temos buscado realizar um trabalho paliativo em cada bairro, mas conforme determinação do Prefeito Daniel do Sindicato, nossa meta será implantar as galerias pluviais, visando um trabalho concreto e definitivo em relação às erosões causadas pela chuva”, disse Zé Divino.

Parceria Prefeitura de Cristalina e Emater-GO

Outro ponto primordial discutido na quinta-feira (02/02), durante encontro do Prefeito Daniel do Sindicato, Presidente da Câmara Vereador Marquinho Abrão e representantes da Emater-GO, diz respeito a parceria a ser firmada com o objetivo de dar maior apoio técnico aos produtores de Cristalina. Para Antelmo Teixeira Alves - diretor de assistência técnica rural – ATER, o fato do município ter expressa relevância na agricultura e pecuária, em especial a leiteira, faz com que a Emater-GO tenha total interesse em desenvolver projetos na região. “Ofereceremos apoio logístico e de produção, ficando a cargo da Prefeitura, a contrapartida com recursos que viabilizem a concretização dos trabalhos.” Explicou Antelmo.

Já para Alexandre Resende, supervisor regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-GO, este é o momento adequado para se firmar parcerias as quais possam se desenvolver em Cristalina, programas de inovação rural.

Apresentada a proposta ao Prefeito Daniel do Sindicato,  este demonstrou total afinidade para com as ideias, garantindo que é de interesse sim, da Administração, estabelecer qualquer modalidade de vínculo que possa fortalecer o agronegócio em Cristalina, do pequeno ao grande produtor. Ainda segundo o Prefeito, o agronegócio precisa ser respeitado pelo tanto que contribui para com o país, e o primeiro passo pode ser dado justamente por Cristalina, haja vista ser um dos maiores polos produtores do Brasil. “A Emater poderá contar sim, com nosso apoio”, afirmou Daniel.

ESCOLA LÁPIS NA MÃO – UMA PROPOSTA PEDAGÓGIC A INOVADORA

ESCOLA LÁPIS NA MÃO – UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INOVADORA

INFORME PUBLICITÁRIO

Com uma proposta pedagógica inovadora, a ESCOLA LÁPIS NA MÃO vem por contribuindo para com a Educação do Cristalinense.

Amplo espaço, atividades extracurriculares e profissionais altamente qualificados representam os investimentos implantados no Centro Educacional Lápis na Mão.

Atendendo atualmente da Educação Infantil ao Fundamental II, a Escola em breve contará também com a criação e implantação do Ensino Médio.

Acompanhe a partir de agora, as diversas atividades lúdicas desenvolvidas durante o ano de 2016:

Já no início do primeiro bimestre, a Escola Lápis na Mão realizou as atividades pedagógicas em comemoração ao período da Páscoa. Em consonância com as propostas presentes no Projeto Político Pedagógico, a escola destacou os ideais de  amor, companheirismo, união, cumplicidade, felicidade e amizade. Uma festividade regada também por muitas e guloseimas e alegria. Não deixando de destacar o real sentido da data.

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

Proposta de ensino centrada no conhecimento - Ao realizar a Feira do Conhecimento, a Escola Lápis na Mão tem por objetivo colocar em prática os conteúdos aprendidos de forma teórica. Para tanto, os trabalhos confeccionados no primeiro bimestre do ano passado ganharam espaço para mostrarem aos país e público em geral, a síntese dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 A imagem pode conter: 6 pessoas

Datas comemorativas – Das diversas data comemorativas presentes no ano letivo, a Escola Lápis na Mão não poderia deixar passar em branco o dia daquela que dá o maior amor – MÃE. Assim, os alunos do Centro Educacional Lápis na Mão apresentaram seu talentos em homenagem à nossa maior Rainha. Mais uma vez, o destaque para interação Família-escola / Festa Junina:  Podemos dizer que a festa junina está agregada na nossa cultura e reservada no nosso calendário, momento de alegria e diversão sempre aliada ao conhecimento. É assim que encerramos o nosso 1° semestre.

 A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

Valorizando nossa cultura -  Frente às comemorações do Centenário de Cristalina, a Escola Lápis na Mão destacou a participação dos alunos em um projeto denominado EXPEDIÇÃO. Das atividades propostas, o desbravar dos pontos turísticos da cidade, dentre eles, a Pedra Chapéu do sol, Balneário das Lajes. Momentos marcados pela interação entre os alunos e professores. Despertando em cada educando emoção, curiosidade e busca por um contexto histórico-geográfico. Ainda das comemorações do Centenário, a unidade educacional realizou um dos seus maiores eventos, onde as atividades se concentraram em exposições, danças, apresentação de contos e causos. Momento pelo qual foi possível “desbravar” a cultura e história da Serra dos Cristais.

Contando com a participação de todos os docentes, a Escola Lápis da Mão realizou no mês de agosto, as comemorações alusivas ao Dia do Estudante.  “Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda. Ser estudante é compreender o que se ensina e além de compreender, pôr em prática sendo capaz de opinar criticamente diante da realidade social.” Declarou a Diretora Pedagógica Unidade, Professora Ariana Amaral.

O dia dos Pais também fez parte do calendário festivo da Escola Lápis na Mão.

 A imagem pode conter: 9 pessoas

Mundo contemporâneo – Negócios e oportunidades: Oportunidade pela qual os alunos apresentaram os conhecimentos obtidos nas aulas de Educação Financeira.

 

Dia das Crianças – Data máxima para nossos alunos, a Escola Lápis na Mão comemorou em alto estilo, realizando a II Rua do Lazer. Pura diversão, onde o importante é ser criança, é ser feliz.

 

Dia dos Professores – Para a Equipe Lápis na Mão, ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do “espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés. Para homenagear nossos professores preparamos a cada um, uma linda cesta de café da manhã. Afinal, nos preocupamos com os detalhes.

 

Marcada pelo seu diferencial pedagógico, a Escola Lápis na Mão, trabalha com aulas criativas e prazerosas. Onde, a educação cabe em qualquer circunstância e lugar de nossa vida. Aqui na Escola Lápis na Mão,  a educação destaca no que se refere às regras de convivência e o modo que nos relacionamos uns com os outros são aprendidos desde cedo e os professores como agentes formadores de opinião devem proceder de modo em que os alunos se espelhem neles,  colaborando para a construção do caráter, moral e ética dos futuros adultos.

Viagens e atividades externas orientadas – Com a ida a Brasília, os alunos do Ensino Fundamental I visitaram o zoológico e foram conhecer de perto os animais e estudá-los. E ainda, diversão e alegria no shopping, livraria, almoço e cinema.

 

E VEM AÍ, UM NOVO CONCEITO EM EDUCAÇÃO – AGUARDEM !

 

*  QUARTZO.

 

Imagens: Divulgação 

Corpo de jovem desaparecida é encontrado morta em matagal

Corpo de jovem desaparecida é encontrado morta em matagal

 

A jovem Thaís Pacheco, de 20 anos, que estava desaparecida desde a última quinta-feira (26), foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (31) em um matagal, no bairro Parque Estrela Dalva X, em Luziânia-GO. O corpo da jovem foi localizado em estado de decomposição.

A mãe, Iraleide Alves, 39, informou que a filha morava com o namorado, no bairro Sol Nascente, em Luziânia, e que o último contato que teve com ela foi durante a tarde da última quinta (26). A Delegacia Especializada do Parque Alvorada investiga o caso. (Foto: Divulgação)

Teatro Ação comemora 20 anos e se apresenta ao ar livre

  • Publicado em Cidade

Teatro Ação comemora 20 anos e se apresenta ao ar livre

Palco – OK !

Bastidores – Ok !

Figurino – OK !

Iluminação – OK !

Público – OK!

Esta é a cena que se repete exatamente por 20 anos. Formado por 23 pessoas, entre  diretores, técnicos e atores genuinamente da cidade de Cristalina, o Teatro Ação tem buscado ao longo deste período, levar cultura, arte e entretenimento ao público da cidade e demais partes do  Brasil.

Mesmo sem contar com apoio governamental, a trupe não se deixa abater. E ao completar seus 20 anos, traz no currículo, encenações como a Paixão de Cristo, dentre outras peças já apresentados nos palcos.

Para destacar as comemorações de suas 02 décadas de existência, a equipe do Teatro Ação levou para a Praça da Liberdade no último domingo (29/01), uma de suas encenações. Ao público, oferecendo  arte de qualidade, com demonstrações envolvendo o projeto Pense... arte na rua. (GW)

Operação conjunta entre PM e GCM realiza rondas pelos bairros de Cristalina

  • Publicado em Cidade

Operação conjunta entre PM e GCM realiza rondas pelos bairros de Cristalina

Desde o último final de semana, uma operação conjunta entre a Polícia Militar e Guarda Municipal de Cristalina tem dado maior suporte à segurança do município.

De sábado (28/01) pra cá, inúmeras abordagens têm sido realizadas em todos os bairros da cidade. Durante a ação, são conferidos os casos de elementos suspeitos, fiscalização de veículos e condutores. Além de cumprirem determinações coibindo os casos de perturbação do sossego público.

Ainda da operação, as equipes da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal contam com o apoio do Conselho Tutelar, o qual dá suporte no caso de abordagens a menores de idade. Em determinadas ocorrências, participam ainda, o Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária e Departamento de Código e Posturas do município. (GW)

PM suicida em transmissão ao vivo pelo Facebook

PM suicida em transmissão ao vivo pelo Facebook

Um policial militar transmitiu a própria morte na noite de sábado (28/01) pelo Facebook. O soldado Douglas de Jesus Vieira, de 28 anos, estava há seis anos na PM e era lotado no 24º BPM (Queimados). As imagens dos últimos momentos do policial foram feitas na casa dele, em Brás de Pina, e provocaram comoção entre amigos, internautas e policiais, que vivem uma das mais graves crises da corporação.

Nas redes sociais, PMs associam a morte do soldado à falta de pagamento, uma vez que os servidores da segurança estão recebendo com atrasos. Há dezenove dias, no dia 11 de janeiro, Douglas também reclamou da falta de pagamento, em uma publicação no Facebook. "Eu preciso receber, minhas contas vão vencer", escreveu o PM em alusão ao hit 'Deu Onda'.

Apesar das mensagens associando a morte do PM à crise no Estado, o jornal EXTRA ouviu o padrinho de casamento e amigo do soldado, Clenilson Cruz, que afirmou que podem haver outras motivações que levaram o PM a tirar a própria vida.

- Ele andava muito triste, muito para baixo. Além da falta de pagamento, ele estava se divorciando e trabalhando muito, fazendo segurança privada. Estou muito triste porque ele me chamou para sair ontem e eu não aceitei o convite. Se estivesse com ele, isso não teria acontecido. Infelizmente, só o Douglas mesmo sabia o que teria motivado esta tragédia. Ele era um cara que gostava de curtir a vida. Não consegui até agora entender o que aconteceu - disse. (As informações são do Jornal EXTRA)



Força-tarefa para roçagem e limpeza do cemitério e bairros de Cristalina

  • Publicado em Cidade

Força-tarefa para roçagem e limpeza do cemitério e bairros de Cristalina

Com o objetivo com colocar para funcionar os serviços básicos nas áreas de infraestrutura, educação e saúde, desde os primeiros dias da atual administração. Uma real força-tarefa vem desenvolvendo trabalhos como a operação tapa-buraco, limpeza de lotes baldios e controle do mosquito transmissor da Dengue.

Nesta segunda-feira (31), foi a vez de realizar o mutirão da limpeza, no cemitério municipal Jardim da Saudade.

Pontes

 

Já para os moradores da região Casa Branca, deu-se início à recuperação de uma das pontes localizada naquela localidade. O trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura Familiar tem por finalidade, melhorar as condições de trânsito, aos moradores e produtores rurais da região. (Texto: Geovane José Leandro e Franklin Ribeiro – Fotos: Divulgação / Secom Municipal)

Homem é executado no Bairro Cristal

  • Publicado em Cidade

Homem é executado no Bairro Cristal

Um homem não identificado até o fechamento desta reportagem foi executado com diversos tiros, na tarde desta terça-feira (31/01). A Polícia Militar encontra-se no local, aguardando a chegada do Instituto Médico Legal.

De acordo com informações de populares, os disparos realizados contra a vítima foram realizados por dois homens, também não identificados. (GW) 

Pagamento – Funcionalismo e credenciados

  • Publicado em Cidade

Pagamento – Funcionalismo e credenciados

A Administração municipal já está preparando a folha dos servidores efetivos, para que dentro do prazo estipulado em lei (até o quinto dia útil do mês), o pagamento seja efetivado.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, os credenciados terão o pagamento do mês de janeiro creditado de hoje (30/01), até no máximo amanhã. Em relação ao mês de dezembro de 2016, o Departamento Jurídico da Secretaria irá analisar cada caso, haja vista, a gestão anterior não ter empenhado a folha, tão pouco, deixado reserva financeira para tal.

Os Professores já receberão o mês de janeiro, constando do novo piso salarial. 

5.900 vagas - Seduce abre processo seletivo para 5.900 vagas na Educação de Goiás

  • Publicado em Cidade

5.900 vagas - Seduce abre processo seletivo para 5.900 vagas na Educação de Goiás

Há vagas para escolas de Cristalina e Domiciano Ribeiro

As vagas são para auxiliar de secretaria, higienizador, motorista, merendeira, auxiliar de serviços gerais.

Para Cristalina, são disponibilizadas:

Auxiliar de secretaria – 01 vagas / Merendeira – 03 vagas / Auxiliar de serviços gerais – 03 vagas / Vigia 07 vagas.

Já o vizinho Distrito de Domiciano Ribeiro, em Ipameri, contará com a seguinte oferta:

Auxiliar de secretaria – 01 vaga / Merendeira – 03 vagas / Auxiliar de serviços gerais – 06 vagas / Vigia – 02 vagas.

Estas e outras vagas para os demais municípios, o leitor poderá encontrar no site da Segplan, através do link:

http://www.portaldoservidor.go.gov.br/post/ver/218760/processo-seletivo-seduce

As inscrições serão realizadas entre 03/02/2017 a 23/02/2017, pelo site da Secretaria de Planejamento. O valor corresponde a R$ 10,00 para todos os cargos. O processo seletivo será realizado por intermédio de análise de currículo e o contrato terá validade de um ano.

SINE – Cristalina

Já na iniciativa privada, o SINE Cristalina disponibiliza nesta segunda-feira (30/01), de 06  vagas, assim distribuídas:

Caseiro/casado/sem filhos – 01 vaga.

Doméstica – 01 vaga.

Mecânico – 01 vaga.

Representante comercial – 01 vaga

Técnico agrícola / com experiência – 02 vagas.

Maiores informações, na agência do Sine, localizada na praça José Adamian. 

Saúde - Faculdade Atenas busca parcerias com a Prefeitura de Cristalina

  • Publicado em Cidade

Saúde - Faculdade Atenas busca parcerias com a Prefeitura de Cristalina

Em busca de parcerias visando oportunizar melhorias na qualidade do atendimento em saúde ao cidadão cristalinense, estiveram reunidos na última quinta-feira (26/01), diretores da Faculdade Atenas de Paracatu, Prefeito de Cristalina Daniel do Sindicato e representantes da Secretaria Municipal de saúde deste município.

Na pauta do diálogo, a busca de parcerias que possam ampliar o atendimento aos pacientes na rede municipal de saúde. Da proposta a ser implantada já a partir do próximo dia 13 de fevereiro, a Instituição educacional de Minas Gerais entrará com o trabalho dos médicos residentes, obtendo da prefeitura a contrapartida em apoio logístico.  O projeto contará sempre com a orientação e acompanhamento de um médico profissional aos acadêmicos.

Para um dos diretores da Faculdade Atenas, Roberto Costa Rabelo, este é o momento ideal para estabelecer prioridades para a saúde do Cristalinense. Realizando um paralelo entre como o Prefeito Daniel Sabino Vaz recebeu e como ele entregará a Saúde daqui a 04 anos. Portanto, conforme o diretor, estará à disposição de Cristalina em busca de soluções que possam melhorar a cada dia a saúde dos munícipes.

Fundamentos legais

Indagado sobre as fundamentações legais para que o projeto possa ser implantado na rede de saúde local, Iran Costa Rabelo, também diretor da Faculdade de Medicina da Faculdade Atenas destacou estar em total cumprimento e consonância com a lei dos SUS e do estágio, as quais orientam o trabalho dos acadêmicos frente à Saúde Pública.

Transporte Universitário e Bolsas de estudo

Durante o encontro, o Prefeito Daniel do Sindicato explicou sua filosofia e os compromissos realizados com a comunidade, os quais visam disponibilizar de bolsas de estudo aos alunos que desejam se matricular nos cursos de Direito, Administração e Pedagogia, da Faculdade Central de Cristalina – FACEC, assunto abordado na semana passada com a mantenedora da Instituição, Professora Nádia Cozac. Já para os acadêmicos que precisam se deslocar para cidades como Paracatu e Valparaíso, o Prefeito destacou o compromisso em custear parte do valor referente ao transporte. “Estamos em conversação com os universitários e já no mês de fevereiro, arcaremos com parte deste transporte”, disse Daniel.

Projetos a longo prazo

Para os representantes da Faculdade Atenas, a proposta para Cristalina tem por finalidade investir a longo prazo. “Onde, pretendemos inclusive construir uma base de apoio aos nossos médicos residentes e em consonância a tal ideia, estabelecer parcerias para criação de centro de especialidades médicas na cidade.” Frisaram os diretores.

Por último, em análise técnica apresentada pelo coordenador do hospital municipal Chaud Salles, Dr. Napoleão Dourado de Azevedo Júnior relatou a necessidade de parcerias que invistam no atendimento neonatal. Conforme o médico pediatra, “hoje não mais necessita por exemplo, encaminhar a gestante para que faça o parto em cidades vizinhas. Temos buscado investir neste procedimento e o apoio da Faculdade irá nos ajudar dando maior viabilidade a este processo”, conclui Napoleão Dourado. (Texto: Geovane José Leandro – Fotos: Franklin Ribeiro)

SEGURANÇA PÚBLICA EM PAUTA – Conselho Municipal debate alternativas e soluções

  • Publicado em Cidade

SEGURANÇA PÚBLICA EM PAUTA – Conselho Municipal debate alternativas e soluções

(Texto: Geovane José Leandro – Fotos: Franklin Ribeiro)

Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (27/01), no auditório da Subseção da OAB em Cristalina, o Conselho Municipal de Segurança Pública deliberou sobre as alternativas e soluções a serem aplicadas no município. A reunião presidida pelo interino Wilson Marins contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representes da sociedade organizada.

Na abertura do encontro, o empresário Luimir Machado Penkal apresentou ao Conselho e demais presentes a proposta do sistema de monitoramento via rádio, focado nas propriedades rurais e urbanas. De acordo com Penkal, neste primeiro momento fez-se necessário apresentar a ideia aos membros que coordenam a segurança pública no município, para que logo em seguida, possa levar a proposta aos demais segmentos da comunidade.

Presente no debate, o Juiz da Vara Criminal de Cristalina, Dr. Carlos Arthur Alencar apresentou em sua fala, a preocupação em caráter de urgência, a construção de um novo presídio para Cristalina. De acordo com o Magistrado, além da referida construção, a cidade precisa contar também com investimentos do Estado, no que tange ao aumento do efetivo policial na região. Bem como, do apoio a órgãos responsáveis à efetiva permanência destes profissionais em Cristalina. Argumento reforçado pelo Promotor de Justiça Dr. Fernando Martins Cesconetto e mais tarde, pelo novo diretor do Presídio local, Otoniel Lima de Melo.

Aberta a palavra ao Vice-Prefeito Luiz Henrique T de Barros, este destacou a preocupação do Poder Executivo em apoiar e criar medidas que possam oportunizar melhor qualidade no sistema de segurança pública do município. Para Barros, a Prefeitura, já nestes primeiros dias de Gestão, tem buscado investir no sistema de monitoramento eletrônico dos órgãos públicos e das principais vias que cortam a cidade. Já estabelecemos parceria com a Guarda Civil Municipal para que em consonância com a Superintendência de Trânsito – SMTCris deem apoio à Polícia Militar no que se refere à realização de blitz e orientações aos pedestres e condutores de veículos. O Vice-Prefeito destacou também, a intencionalidade de oferecer aos Guardas Municipais, apoio através de uma reserva alimentícia, qualificação profissional e armamento do pelotão. Reivindicações destacadas também pelo Comandante da Guarda, Santos Alves. De acordo com este, na atual circunstância, torna-se inviável colocar os homens nas ruas, haja vista os mesmos não contarem com apoio logístico e armamento. O que por consequência, coloca em risco as próprias vidas.

Reforçando a necessidade da construção do novo presídio, o Delegado de Polícia Civil, Dr. Rafael Pareja destacou que diante da situação em que a cadeia pública se encontra, é impossível ressocializar qualquer cidadão que se encontra preso ali, sem contar no perigo que representa à comunidade. Outro problema, é o fator localização da cadeia pública. Ainda de sua abordagem, o Delegado apresentou o pedido, quando da construção da nova estrutura presidiária, de uma ala destinada ao atendimento dos menores infratores. De acordo com Pareja, o trabalho tem sido muito difícil, uma vez que Cristalina não conta com um aparato adequado para receber estes menores, necessitando portanto, deslocar-se para Luziânia. Ainda em suas palavras, Rafael Pareja destacou a necessidade no aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar. Assunto já levado às instituições superiores do Estado, mas que somente será atendido com a conclusão dos concursos em andamento, realizados pelo Governo Estadual.



Parceria com o Executivo Municipal


Já para o Prefeito Daniel Sabino Vaz –“Daniel do Sindicato”, reuniões desta modalidade representam um avanço para a Segurança Pública no Município de Cristalina. Para tanto, disponibilizaremos de apoio financeiro para que através de um convênio firmado com o Conselho de Segurança – Conseg, os representantes pela área possam discutir e aplicar com responsabilidade a verba oferecida pelo Executivo Local. Isto dará maior transparência junto à comunidade no que se refere ao gasto do dinheiro público. Outro ponto abordado pelo Prefeito deu-se quanto à preocupação do funcionamento de uma delegacia 24 horas. “Não podemos continuar tendo que após às 18:00 horas e finais de semana, Cristalina tenha que registar suas ocorrências, na cidade de Luziânia. Para isso, já buscamos ajuda junto ao Governador Marconi Perillo, tendo dele uma sinal positivo. Para Sabino Vaz, a perspectiva é de dias melhores no tocante à segurança pública. Já estamos em conversação com o vereador Silvano da Silva Leite – ‘Silvano da Rádio’, para que aceite nosso convite, vindo a assumir a Secretaria de Segurança Pública Municipal. O vereador possui trâmites diante de todos os departamentos ligados à área na esfera estadual. E isto nos ajudará a consolidar uma segurança pública efetiva em Cristalina” - Disse Daniel do Sindicato.


Ainda do debate realizado pelo Conseg, o Presidente da Câmara Municipal – vereador Marco Aurélio Ribeiro –“Marquinho Abrão” disse que estará sempre à disposição de todos que estejam ligados na busca de soluções, focando a segurança da cidade. Para tanto, nos colocamos à disposição para um estudo que possa viabilizar devolução de parte dos recursos da Casa Legislativa, em prol da construção do novo presídio. Outro ponto levantado pelo Presidente, relaciona-se à constante presença de meliantes na praça Otto Mohn. Conforme o vereador, é grave tal situação. Onde por diversos momentos do dia, é possível perceber a presença de traficantes num espaço que agrega escolas, Secretaria de Educação e a própria Câmara. “Reforço a necessidade de uma ação mais efetiva da Polícia Militar nesta região.” Destacou Marco Aurélio Ribeiro.

Responsabilidade compartilhada

Para o representante da Polícia Militar Vander Divino Pereira dos Santos, segurança pública vai muito além do simples trabalho das Polícias Militar e Civil, de acordo com o Policial, é preciso unir forças entre escola, sociedade e família, para que o índice de criminalidade possa ser reduzido – “ A Polícia e o sistema prisional por si só, não irão conseguir reverter tal situação. Para o PM, outros fatores que dificultam o trabalho da Polícia /Segurança Pública em Cristalina, parte da cultura do cidadão em por exemplo, quando da circunstância de um crime, não respeitar as áreas de isolamento, imposta por lei e aplicada pela Polícia Militar, isto dificulta os trabalhos de perícia, ressalta. Também no ponto de vista de Vander Divino, há outro agravante em relação à segurança pública – perturbação do sossego público. “Temos feito um amplo trabalhado contando inclusive com o apoio da Guarda Municipal, para conter este problema, o qual recebemos inúmeras reclamações diariamente.” Disse. Palavras também do representante da Subseção da OAB, Dr. Samuel Bispo.

Na mesma linha de pensamento do Policial, a represente da Associação Comercial Agroindustrial – ACAIC, empresária Adriana Lima ressaltou que só através da conscientização coletiva, práticas de esportes e parceria com a escola e a família, a cidade poderá contar com um novo olhar sobre a criminalidade. Ainda de acordo com a empresária, há um outro problema latente acerca da segurança pública – a dificuldade dos comerciantes em manter as lojas abertas até mais tarde – “Em decorrência do grande número de assaltos e outas modalidades de crimes, torna-se impossível ampliar o horário de atendimento”, destacou Adriana. Ainda no que diz respeito às alternativas especiais de combate à criminalidade e às drogas, expuseram suas opiniões o representante da Igreja Presbiteriana do Brasil e de outras instituições presentes, dentre elas, a Secretaria Municipal de Educação.

 

Bomba – relógio X ressocialização

Este é o conceito do atual presídio de Cristalina. E para o seu novo diretor Otoniel Lima de Melo, a tarefa não é fácil, uma vez que 100% dos agentes penitenciários são oriundos de outras cidades do Entorno de Brasília – (até mesmo para garantir a integridade física dos mesmos). Juntando tal fato, às condições difíceis que o sistema oferece a estes profissionais, a carreira não os atrai a deslocarem até Cristalina. Além desta dificuldade, Lima de Melo enfatiza a superlotação do presídio, as condições insalubres daquele ambiente. Ainda de sua fala, o diretor destacou a visão da sociedade sobre as pessoas em regime de reclusão – “Para algumas pessoas da sociedade, o preso tem que morrer de dentro da cadeia, desde que este preso não seja alguém da família.” Otoniel reforçou também, a necessidade de se trabalhar em parceria, buscando a ressocialização dos detentos.

Concluindo o diálogo do Conseg junto à comunidade, a Senhora Valquíria Melo de Paulo, destacou o esforço do Esposo Carlos Paulo – (Presidente do Conselho Municipal de Segurança), que em decorrência de um problema de saúde, não pôde comparecer ao evento. Mas para a Professora Valquíria, ao parafrasear as palavras do Presidente, “ __ O Conselho está e sempre estará à disposição da comunidade em busca de uma segurança pública cada dia mais efetiva para Cristalina.”

PARA SABER MAIS - Datas das reuniões do Conselho de Segurança – Conseg:

Fevereiro – 24

Março – 31

Abril – 28

Maio – 26

Junho – 30

Julho – 28

Agosto – 25

Setembro – 29

Outubro – 27

Novembro – 24

Dezembro – 15

Banco Santander inaugura escritório de representação rural em Cristalina

  • Publicado em Cidade

Banco Santander inaugura escritório de representação rural em Cristalina

Da Redação

O Banco Santander inaugurou na última terça-feira (24/01) aqui em Cristalina, seu primeiro de um tocante de 15 escritórios voltados ao agronegócio.

Além de Cristalina, os municípios de Posse (GO), Naviraí (MS), Balsas (MA), Paragominas (PA), Primavera do Leste (MT), entre outros, terão representação do banco dedicada ao setor produtivo.

A proposta do Banco é aumentar sua atuação nas regiões agrícolas do País para estar cada vez mais próximo do produtor rural. Os escritórios são uma forma de chegarmos a localidades onde ainda não estamos presentes com agências", disse em nota ao Canal Rural, Carlos Aguiar, superintendente executivo de Agronegócios. Os escritórios comerciais têm estrutura diferentes de agências bancárias, já que não dispõem de caixas. No local haverá um gerente geral, dois gerentes comerciais e um gerentede atendimento.

Durante a inauguração do escritório em Cristalina, o Prefeito Daniel do Sindicato e lideranças do ramo do agronegócio estiveram presentes. 

Vereador Bernardo Fachinello apresenta projeto de lazer e cultura

  • Publicado em Cidade

Vereador  Bernardo Fachinello apresenta projeto de lazer e cultura

O vereador Bernardo Fachinello (PP) esteve na tarde desta quarta-feira (25), no Gabinete do Prefeito Daniel do Sindicato. Momento em que acompanhado da equipe Sensação, apresentaram ao Chefe do Poder Executivo, o belíssimo projeto de dança, lazer e atividade física, a ser realizado na praça da Liberdade. De Daniel, recebeu sinal positivo à ideia a ser colocada em prática, já no primeiro momento, após o arrocho financeiro em que no momento passa o município.

Outro ponto importante apresentado por Bernardo foi  em relação à parceria que vem sendo realizada com o Deputado Roberto Balestra, visando trazer mais recursos para a cidade de Cristalina. Segundo o vereador, com a possibilidade de Balestra assumir a Secretária de Desenvolvimento de Goiás – SED, trará ainda mais, oportunidades de parcerias entre o Estado e o Município.

O GW parabeniza o Vereador, a equipe Sensação e ao Prefeito por apostarem nesta ideia voltada aos jovens e toda a comunidade.  

Mulher é presa e menor apreendido por tráfico em Ipameri

  • Publicado em Cidade

Mulher é presa e menor apreendido por tráfico em Ipameri


Equipe de policiais civis da DP/Ipameri prendeu, no dia 18 de janeiro, após trabalho investigativo, Erli Maria de Oliveira, e apreendeu o adolescente A.B.O.S, ambos por crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, respectivamente. Na residência dos autuados foram encontrados aproximadamente 20 gramas de crack e 10 gramas maconha, além de uma arma de fogo calibre .32, com duas munições intactas. Os dois autuados se encontram à disposição da Justiça. (Informações e foto – PCGO) 

Equipe de policiais civis da DP/Ipameri prendeu, no dia 18 de janeiro, após trabalho investigativo, Erli Maria de Oliveira, e apreendeu o adolescente A.B.O.S, ambos por crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, respectivamente. Na residência dos autuados foram encontrados aproximadamente 20 gramas de crack e 10 gramas maconha, além de uma arma de fogo calibre .32, com duas munições intactas. Os dois autuados se encontram à disposição da Justiça. (Informações e foto – PCGO) 

Equipe de policiais civis da DP/Ipameri prendeu, no dia 18 de janeiro, após trabalho investigativo, Erli Maria de Oliveira, e apreendeu o adolescente A.B.O.S, ambos por crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, respectivamente. Na residência dos autuados foram encontrados aproximadamente 20 gramas de crack e 10 gramas maconha, além de uma arma de fogo calibre .32, com duas munições intactas. Os dois autuados se encontram à disposição da Justiça. (Informações e foto – PCGO) 

Corpo sem cabeça é encontrado em Luziânia

  • Publicado em Cidade

Corpo sem cabeça é encontrado em Luziânia

(Com informações do Portal Metrópoles – Foto: Divulgação – Redes sociais)

O corpo foi encontrado sem a cabeça em um matagal no bairro de Vila Juracy, em Luziânia, neste sábado (21/1). A polícia conseguiu identificar a vítima pelas impressões digitais e a cabeça foi encontrada somente neste domingo (22).

A vítima era Oseias Barbosa, de 29 anos, que teve o corpo deixado próximo a uma estrada de terra. A polícia da cidade usou o testemunho de parentes, que identificaram a roupa usada pelo homem, e as impressões digitais para confirmar a identidade do cadáver.

O Grupamento de Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros de Goiás passou então a procurar a cabeça da vítima, que só foi encontrada na manhã deste domingo (22), a cerca de 500 metros do local onde estava o corpo.

Segundo relatos de familiares, Oseias saiu de casa na sexta (20) e disse que iria beber com amigos. Porém, não retornou à residência.

A polícia local investiga o caso, mas até o momento ninguém foi preso.

Jovem é assassinado

O adolescente Josué Morais da Silva, de 15 anos, foi morto a tiros na rua da casa onde morava em na vizinha  Luziânia. O irmão da vítima, que estava com ele no momento do crime, relata que eles estavam jogando futebol quanto um homem chegou atirando.

Subiu um Chevrolet Celta prata. Eu olhei para o carro, vi que eles olharam para o meu irmão, até aí não notei nada. Quando eu olhei, só escutei os disparos em cima do meu irmão. Apavorei também”, contou à TV Anhanguera  o irmão da vítima, Jackson Morais da Silva.

O garoto foi morto na terça-feira (25). Conforme o irmão dele, o adolescente fazia parte da banda de uma igreja evangélica da cidade e não tinha envolvimento com drogas. Jackson relata que está inconformado com a morte do irmão caçula.

“A gente tanto gosta e perder assim, de uma hora para outra. Não tem como explicar”, afirmou, emocionado.

O delegado responsável pela investigação do caso, Maurício Passerini, acredita que o adolescente foi confundido com outra pessoa, porque, aparentemente, não apresenta o perfil esperado de vítimas desse tipo de crime.

“Trata-se de uma execução. Alguém que possui, realmente, desavença com criminosos. Não é o que me parece com relação a esse garoto”, explicou em entrevista à TV Anhanguera.

 

As informações são do G1/GO

Preso, Homem suspeito de abusar sexualmente dos filhos

Preso, Homem suspeito de abusar sexualmente dos filhos

A equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Planaltina de Goiás em parceria com o Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem suspeito de estuprar a própria filha, nesta quarta-feira (25), no Residencial São Francisco, Setor Jardim Paquetá.

O homem é suspeito de praticar violência sexual inúmeras vezes contra a própria filha desde 2010, quando a vítima tinha apenas nove anos de idade, até o final de 2016, quando se deu a prática do último ato. Sobre o suspeito, também recai outra acusação de ter tentado violentar um de seus filhos, à época com apenas 11 anos de idade, não tendo consumado o fato por motivos alheios à sua vontade.

De acordo com as investigações, o homem também vinha mantendo relações sexuais com outro filho seu, em troca de drogas, desde que o menor tinha menos de 14 anos de idade, até os presentes dias. O preso ficará à disposição do Poder Judiciário local.

(Texto – DM / Foto: Divulgação/Polícia Civil)